A A A A A
Bible Book List

Lucas 21Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A oferta da viúva pobre

21 Jesus viu algumas pessoas ricas colocando suas ofertas na caixa de contribuições do templo [a]. Viu também uma viúva pobre colocando lá duas moedas pequenas. Então, disse:

—Digo a verdade a vocês: Esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Todas as outras pessoas fizeram as suas ofertas dando do dinheiro que tinham sobrando; ela, porém, na sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver.

A destruição do templo

Alguns dos discípulos estavam comentando a respeito do templo [b], de como ele era bonito, da decoração feita com belas pedras e das ofertas dadas a Deus. Jesus, então, disse:

—Com relação ao que vocês estão vendo, dias virão em que nem uma pedra será deixada sobre a outra. Tudo será derrubado! Eles lhe perguntaram:

—Mestre, quando acontecerão essas coisas? Qual será o sinal de que essas coisas estão prestes a acontecer?

Jesus respondeu:

—Tenham cuidado para não serem enganados, pois muitos virão em meu nome e dirão: “Eu sou ele”, ou ainda: “O tempo está próximo”. Não os sigam! Não tenham medo quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções. Todas essas coisas têm que acontecer primeiro, mas isso não quer dizer que o fim está próximo.

10 Depois Jesus lhes disse:

—Uma nação vai fazer guerra contra outra e um país atacará outro. 11 Haverá grandes terremotos, fome e epidemias em vários lugares. Acontecerão coisas terríveis e grandes sinais serão vistos no céu. 12 Mas antes de tudo isto acontecer, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão levados para as sinagogas [c] para julgamento e serão postos em prisões. E por minha causa serão levados para diante dos reis e dos governadores. 13 Isto lhes dará uma oportunidade de dar testemunho a meu respeito. 14 Portanto, decidam desde já não se preocuparem antes da hora com o que vocês dirão para se defender, 15 pois Eu lhes darei palavras e sabedoria que nenhum dos seus adversários poderá resistir nem negar. 16 Vocês serão traídos por seus pais, irmãos, parentes e amigos; alguns de vocês serão mortos. 17 Vocês serão odiados por todos por causa do meu nome. 18 Mas, nem um só fio de cabelo de sua cabeça se perderá. 19 É por meio da perseverança que vocês salvarão suas almas. 20 Quando virem Jerusalém cercada por exércitos, saberão que a sua destruição está próxima. 21 Assim, aqueles que estiverem na Judéia, fujam para as montanhas; aqueles que estiverem na cidade, saiam dela; e aqueles que estiverem nos campos, não voltem para a cidade. 22 Pois estes são os dias de castigo, para que aconteçam todas as coisas que foram escritas. 23 Ai das mulheres que estiverem grávidas ou amamentando nessa época, pois haverá grande aflição na terra e a ira de Deus estará contra este povo. 24 Muitos serão mortos à espada, outros serão levados como escravos para todos os países e Jerusalém será pisada por aqueles que não são judeus até que se complete o tempo deles. 25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na Terra, as nações estarão desesperadas, com medo do barulho e da agitação do mar. 26 Muitos desmaiarão de medo e de apreensão com o que vai acontecer ao mundo, pois os corpos celestes serão abalados. 27 Depois, o Filho do Homem [d] será visto vindo numa nuvem, com poder e grande glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, endireitem os seus corpos e levantem as suas cabeças, pois a libertação de vocês se aproxima.

A parábola da figueira

29 Jesus, então, lhes contou esta parábola [e]:

—Olhem para a figueira ou para qualquer outra árvore. 30 Quando vêem as folhas começarem a brotar, vocês sabem que o verão está chegando. 31 Assim também, quando vocês virem estas coisas acontecerem, saibam que o reino de Deus está próximo. 32 Digo a verdade a vocês: Esta geração não passará até que todas estas coisas aconteçam. 33 O céu e a terra desaparecerão, porém as minhas palavras permanecerão para sempre.

É preciso vigiar sempre

34 —Vigiem a si mesmos, para que os corações de vocês não se encham de festas, bebedeiras e preocupações com as coisas desta vida. Se vocês não fizerem isso, esse dia virá de repente e pegará vocês como uma armadilha, 35 pois ele virá sobre todos os que vivem na face da terra. 36 Vigiem-se a todo momento e orem para que sejam capazes de escapar de tudo o que vai acontecer e de se apresentar diante do Filho do Homem [f].

37 Jesus ensinava no templo [g] todos os dias e passava as noites num monte chamado das Oliveiras. 38 E todo o povo se levantava cedo pela manhã e ia ao templo para ouvi-lo.

Footnotes:

  1. Lucas 21:1 + templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.
  2. Lucas 21:5 + templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.
  3. Lucas 21:12 + sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  4. Lucas 21:27 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  5. Lucas 21:29 + parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas.
  6. Lucas 21:36 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  7. Lucas 21:37 + templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes