A A A A A
Bible Book List

Lucas 18Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Persistência na oração

18 Jesus lhes contou uma parábola [a] para lhes ensinar que deveriam orar sempre, sem desanimar. Ele disse:

—Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus e nem respeitava a ninguém. Nessa mesma vila vivia também uma viúva que sempre o procurava, pedindo: “Ajude-me a obter justiça contra o meu adversário”. Por muito tempo ele se negou a ajudar a viúva, mas um dia disse para si mesmo: “É certo que eu não temo a Deus e que também não respeito a ninguém. Porém, tenho que ajudar esta viúva a obter justiça, pois ela não pára de me aborrecer e, se eu não a ajudar, ela nunca me deixará em paz”.

Então o Senhor disse:

—Considerem o que o juiz desonesto disse. Não fará Deus justiça a favor do seu povo que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo? Eu lhes digo que ele fará justiça ao seu povo e depressa. Porém, será que o Filho do Homem [b] encontrará fé na terra quando voltar?

O fariseu e o cobrador de impostos

Para aqueles que tinham certeza de que eram justos e que desprezavam os outros, ele contou esta parábola [c]:

10 —Dois homens subiram ao templo [d] para orar; um era fariseu [e] e o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu se levantou e orou consigo mesmo: “Meu Deus! Eu lhe agradeço por não ser como as outras pessoas: ladrões, desonestos, adúlteros, ou até mesmo como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou dez por cento de tudo o que ganho”. 13 O cobrador de impostos, porém, de longe, nem sequer olhava para o céu e, batendo no peito, dizia: “Meu Deus! Tenha compaixão de mim, pois sou pecador!” 14 Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa em paz com Deus. Pois todo aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.

Jesus e as crianças

15 E levavam até mesmo crianças a Jesus, para que ele pudesse abençoá-las. Quando, porém, os discípulos viram isto, repreenderam aqueles que as levavam. 16 Mas Jesus, chamando as crianças para perto de si, disse:

—Deixem que as criancinhas venham a mim; não as proíbam! Pois o reino de Deus pertence aos que são como estas crianças. 17 Digo a verdade a vocês: Quem não receber o reino de Deus assim como uma criança o faz, nunca entrará nele.

O jovem rico

18 Certo líder judeu perguntou-lhe:

—Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?

19 Jesus lhe respondeu:

—Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 20 Você conhece os mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não dê falso testemunho, honre a seu pai e a sua mãe” [f].

21 E o homem, então, disse:

—Desde pequeno tenho obedecido a todos esses mandamentos.

22 Quando Jesus ouviu isto, disse:

—Ainda está faltando uma coisa: Venda tudo o que você tem e distribua o dinheiro entre os pobres; então você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.

23 Quando o homem ouviu isto, ficou muito triste, pois era riquíssimo. 24 Jesus viu que ele estava triste e disse:

—Como é difícil para os ricos entrarem no reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus.

26 Os que o ouviam, disseram:

—Então, quem é que pode ser salvo?

27 Ele disse:

—O que é impossível para as pessoas, é possível para Deus.

28 Então Pedro disse:

—Olhe, nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir o senhor.

29 Jesus, então, lhes disse:

—Digo a verdade a vocês: Não há ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos por causa do reino de Deus, 30 e que não receba no presente muitas vezes mais e, no futuro, a vida eterna.

Jesus fala da sua morte pela terceira vez

31 Jesus chamou os doze discípulos de lado e lhes disse:

—Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém e todas as coisas que os profetas [g] escreveram a respeito do Filho do Homem [h] acontecerão. 32 Ele será entregue aos que não são judeus e estes vão zombar, insultar, cuspir nele. 33 E, depois de baterem nele, matá-lo-ão. Mas no terceiro dia ele ressuscitará.

34 Os discípulos, porém, não entenderam nada do que Jesus falou. O sentido daquelas palavras estava escondido deles e eles não sabiam do que Jesus falava.

O mendigo cego

35 Jesus estava chegando perto da cidade de Jericó. Um homem cego, sentado à beira da estrada, pedia esmolas 36 e, quando ouviu a multidão passando, perguntou o que estava acontecendo. 37 E lhe disseram que Jesus de Nazaré estava passando. 38 Ao ouvir isto, ele começou a gritar:

—Jesus, Filho de Davi [i], tenha pena de mim!

39 Aqueles que estavam indo na frente diziam para ele ficar quieto, mas ele gritava ainda mais:

—Filho de Davi [j], tenha pena de mim!

40 Jesus, então, parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando o cego já estava perto dele, Jesus lhe perguntou:

41 —O que quer que eu faça por você?

E ele respondeu:

—Quero voltar a ver, Senhor!

42 Então Jesus lhe disse:

—Receba a sua visão. A sua fé o curou.

43 E, no mesmo instante, o cego recuperou a vista e seguia Jesus e dava glórias a Deus. Todas as pessoas que viram isto louvavam a Deus.

Footnotes:

  1. Lucas 18:1 + parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas.
  2. Lucas 18:8 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  3. Lucas 18:9 + parábola(s) Uma narração em que se expõe um pensamento de uma maneira figurada, o qual contém uma doutrina moral; uma comparação ou paralelo entre duas coisas.
  4. Lucas 18:10 + templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.
  5. Lucas 18:10 + fariseu(s) Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  6. Lucas 18:20 “Não cometa … sua mãe” Citação de Êxodo 20.12-16; Deuteronômio 5.16-20.
  7. Lucas 18:31 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  8. Lucas 18:31 + Filho do Homem Jesus. Jesus é Filho de Deus, mas este nome mostrava que Jesus era um homem também. No livro de Daniel 7.13-14 este é o nome usado para o Messias (Cristo).
  9. Lucas 18:38 + Filho de Davi Nome dado a Cristo, que era da família de Davi.
  10. Lucas 18:39 + Filho de Davi Nome dado a Cristo, que era da família de Davi.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes