A A A A A
Bible Book List

Lucas 16Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

O administrador desonesto

16 Jesus disse aos discípulos:

—Havia um homem rico que tinha um administrador. Foram dizer a esse homem que o seu administrador estava desperdiçando os seus bens. Então o homem chamou o administrador e lhe disse: “O que é isso que estou ouvindo dizer a seu respeito? Preste contas da sua administração, pois você não pode mais continuar como meu administrador”. O administrador, então, disse para si mesmo: “O meu senhor está me despedindo! E agora? O que eu vou fazer? Eu não sou forte o bastante para trabalhar com a enxada e tenho vergonha de pedir esmolas. Já sei o que eu vou fazer, para que as pessoas me recebam em suas casas, quando eu for mandado embora”. Então ele chamou todos os devedores do seu senhor. Disse ao primeiro: “Quanto é que você deve ao meu senhor?” Este lhe disse: “Devo cem barris de azeite”. Então lhe disse: “Aqui está a sua conta; sente-se depressa e escreva cinqüenta”. Depois disse a outro: “E você, quanto deve?” Este lhe respondeu: “Devo trinta mil quilos de trigo”. Então lhe disse: “Aqui está a sua conta; escreva vinte e cinco”. O senhor elogiou o administrador desonesto, por ter sido astuto. As pessoas deste mundo são muito mais astutas em seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz. E eu lhes recomendo: Façam amigos com as riquezas deste mundo para que, quando elas se acabarem, vocês sejam recebidos nos lares eternos. 10 Aquele que é fiel em pouco, também é fiel em muito. Aquele que é desonesto em pouco, também é desonesto em muito. 11 Pois, se vocês não forem fiéis com as riquezas deste mundo, quem vai confiar a vocês as riquezas verdadeiras? 12 E se vocês não forem fiéis com o que pertence aos outros, quem lhes dará o que pertence a vocês? 13 Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao mesmo tempo servir às riquezas.

Jesus reprova os fariseus

14 Como os fariseus [a] gostavam muito de dinheiro, fizeram pouco dele quando o ouviram dizer isto. 15 Então Jesus lhes disse:

—Vocês são aqueles que se fazem de bons aos olhos dos outros, mas Deus conhece os seus corações. Aquilo que os homens pensam que vale muito, para Deus é detestável. 16 A lei [b] e os profetas [c] valeram até João. Daí em diante as Boas Novas [d] do reino de Deus estão sendo anunciadas, e todos se esforçam para entrar nele. 17 Mas é mais fácil que o céu e a terra desapareçam, do que um só “til” caia da lei.

18 —Qualquer homem que se divorcie de sua mulher e se case com outra, comete adultério. Quem se casar com uma mulher divorciada pelo seu marido, também comete adultério.

O rico e Lázaro

19 —Havia um homem rico que se vestia com roupas muito finas e que se divertia com muito luxo todos os dias. 20 Havia também um homem pobre chamado Lázaro, cujo corpo estava coberto de feridas, e que costumava ficar no portão da casa do homem rico. 21 Lá ele desejava comer as migalhas que caíam da mesa do rico. Mas até mesmo os cães vinham lamber as suas feridas. 22 Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão. O homem rico também morreu e foi enterrado. 23 E no Hades [e], estando atormentado, o homem rico olhou e viu, bem longe, Abraão, e Lázaro ao seu lado. 24 Então disse em voz alta: “Tenha pena de mim, pai Abraão! Mande Lázaro para que ele possa molhar a ponta de seu dedo em água e me refrescar a língua; pois sofro muito neste fogo!” 25 Mas Abraão disse: “Meu filho! Lembre-se de que, durante a sua vida, você teve tudo o que era bom, enquanto Lázaro só teve o que era ruim. Agora ele está consolado e você, sofrendo. 26 Além do mais, um grande abismo foi colocado entre vocês e nós, para que os que queiram passar daqui para o lado de vocês não possam e para que ninguém daí possa atravessar para o nosso lado”. 27 E o rico disse: “Então eu lhe imploro, pai Abraão, que mande Lázaro até a casa de meu pai, 28 pois tenho cinco irmãos. Deixe que ele os avise para que eles não venham também para este lugar de tormento”. 29 Mas Abraão respondeu: “Eles têm Moisés e os profetas [f]. Que os ouçam!” 30 Ele disse: “Isso não chega, pai Abraão! Mas se alguém dos mortos for até eles, arrepender-se-ão”. 31 Então Abraão disse: “Se eles não escutarem nem a Moisés e nem aos profetas, tampouco se convencerão mesmo que alguém ressuscite”.

Footnotes:

  1. Lucas 16:14 + fariseu(s) Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho Testamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  2. Lucas 16:16 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  3. Lucas 16:16 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  4. Lucas 16:16 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  5. Lucas 16:23 + Hades Um lugar onde as pessoas vão depois que morrem.
  6. Lucas 16:29 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes