Add parallel Print Page Options

O castigo de Nadabe e Abiú

10 Naquele mesmo dia, Nadabe e Abiú, filhos de Aarão, pegaram os seus incensários e tendo colocado neles brasas e incenso foram oferecer um fogo estranho[a] ao SENHOR, que Deus não tinha lhes ordenado. Nesse momento saiu fogo da presença do SENHOR e eles foram consumidos completamente, morrendo ali mesmo, diante do SENHOR.

Moisés então disse a Aarão:

—O SENHOR se referia ao que acabou de acontecer quando disse:

“Os sacerdotes que se cheguem a mim
    têm que me respeitar;
a eles mostrarei que sou santo,
    e serei respeitado por todo o povo”.

E Aarão ficou calado.

Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Aarão, e lhes disse:

—Vão buscar os corpos dos seus irmãos da frente do santuário e levem-nos para fora do acampamento.

Eles foram, pegaram os corpos e levaram-nos ainda com as suas túnicas para fora do acampamento, como Moisés tinha dito.

E Moisés disse a Aarão e aos seus filhos Eleazar e Itamar:

—Não fiquem tristes por causa deles, não raspem a cabeça nem rasguem as roupas. Se o fizerem, vocês morrerão e a ira do SENHOR cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, a casa de Israel, poderão chorar por causa daqueles que foram mortos pelo fogo do SENHOR. Não saiam da entrada da Tenda do Encontro. Se saírem, morrerão, pois foram consagrados ao SENHOR pelo azeite de consagração.

E eles fizeram o que Moisés lhes disse.

Read full chapter

Footnotes

  1. 10.1 fogo estranho Possivelmente o fogo não tinha sido tirado do altar como Deus tinha ordenado, era portanto um fogo “de fora” ou um “fogo estranho”. Ver Êx 30.9 e Lv 16.12.

mas Nadabe e Abiú morreram perante o SENHOR no deserto do Sinai enquanto serviam ao SENHOR porque lhe ofereceram um fogo estranho que Deus não tinha ordenado. Visto que Nadabe e Abiú não tiveram filhos, só Eleazar e Itamar serviram como sacerdotes durante a vida de Aarão, seu pai.

Read full chapter