Add parallel Print Page Options

Os sacrifícios pelos pecados feitos sem intenção

O SENHOR disse a Moisés:

—Diga aos israelitas que pode acontecer de alguém pecar sem querer, fazendo o que o SENHOR mandou que não fosse feito.

—Se foi o sumo sacerdote[a] quem cometeu o pecado e trouxe culpa sobre todo o povo, então ele deverá oferecer ao SENHOR um bezerro sem defeito. O bezerro será sacrificado para purificar o seu pecado. O sacerdote apresentará o bezerro ao SENHOR diante da Tenda do Encontro, colocará a sua mão sobre a cabeça do animal e o matará diante do SENHOR. Depois levará um pouco do sangue do animal para dentro da Tenda do Encontro e, molhando o dedo nele, aspergirá o sangue sete vezes na presença do SENHOR, diante da cortina do Lugar Santo. E colocará um pouco do sangue nas pontas do altar do incenso que está diante do SENHOR, na Tenda do Encontro. Ele deverá derramar o resto do sangue sobre a base do altar dos sacrifícios queimados, diante da entrada da Tenda do Encontro. Então tirará toda a gordura do bezerro oferecido em sacrifício pelo pecado: a gordura das entranhas, os dois rins com a gordura que os cobre e que está perto dos lombos, e a parte gorda do fígado, que ele tira juntamente com os rins. 10 Ele fará tudo conforme se faz com as partes do bezerro no sacrifício de comunhão, e queimará toda a gordura no altar dos sacrifícios queimados. 11 Mas o resto do bezerro: pele, carne, cabeça, patas, entranhas e intestinos, 12 ele levará para fora do acampamento, para um lugar puro, e ali queimará tudo sobre a lenha.

13 —Se a comunidade de Israel pecar sem saber e fizer o que o SENHOR mandou que não fosse feito, eles ficarão conscientes da sua culpa 14 assim que souberem que pecaram. Então a comunidade deverá oferecer um bezerro para purificação do pecado. Ele deverá ser apresentado diante da Tenda do Encontro. 15 Os líderes da comunidade colocarão as suas mãos sobre a cabeça do animal e o matarão diante do SENHOR. 16 O sumo sacerdote levará um pouco do sangue para dentro da Tenda do Encontro 17 e, molhando o seu dedo nele, aspergirá o sangue sete vezes na presença do SENHOR, diante da cortina do Lugar Santo. 18 E colocará um pouco do sangue nas pontas do altar do incenso, que está diante do SENHOR, na Tenda do Encontro. Ele deverá derramar o resto do sangue sobre a base do altar dos sacrifícios queimados diante da entrada da Tenda do Encontro. 19 Então tirará toda a gordura do animal e a queimará no altar. 20 Ele fará com este bezerro o mesmo que é feito com o bezerro do sacrifício para o perdão dos pecados. Assim o sacerdote fará a purificação pelos israelitas e eles serão perdoados. 21 Depois o sacerdote levará o bezerro para fora do acampamento e o queimará como queimou o primeiro bezerro. É o sacrifício para perdoar o pecado da comunidade.

22 —Quando um chefe da comunidade pecar sem querer, fazendo o que o SENHOR, seu Deus, mandou que não fizessem, ele será culpado. 23 Quando souber que pecou, deverá oferecer um bode sem defeito para perdoar o seu pecado. 24 Colocará a sua mão sobre a cabeça do bode e matará o animal no lugar onde se oferecem os sacrifícios queimados, na presença do SENHOR. É um sacrifício para o perdão do seu pecado. 25 Então o sacerdote molhará o dedo com um pouco do sangue do bode e o colocará nas pontas do altar dos sacrifícios queimados. E derramará o resto do sangue sobre a base do altar. 26 Depois queimará toda a gordura do animal no altar, como queimou a gordura do sacrifício de comunhão. Assim o sacerdote fará a purificação pelo pecado do chefe da comunidade e ele será perdoado.

27 —Se qualquer pessoa da comunidade pecar sem querer, fazendo o que o SENHOR tinha mandado que não fosse feito, ela será culpada. 28 Assim que souber que cometeu pecado, deverá oferecer uma cabra sem defeito pelo seu pecado. 29 Colocará a sua mão sobre a cabeça da cabra e matará a cabra no lugar onde se matam os animais dos sacrifícios queimados. 30 E o sacerdote molhará o seu dedo com um pouco do sangue da cabra e o colocará nas pontas do altar dos sacrifícios queimados. Ele derramará o resto do sangue sobre a base do altar. 31 O sacerdote também tirará toda a gordura da cabra da mesma forma como tirou a gordura dos sacrifícios de comunhão e a queimará no altar como um aroma agradável ao SENHOR. Assim o sacerdote fará purificação por essa pessoa e ela será perdoada.

32 —Se ela trouxer uma ovelha para ser oferecida como sacrifício pelo seu pecado, deverá ser uma ovelha sem defeito. 33 Colocará a sua mão sobre a cabeça da ovelha e matará a ovelha como sacrifício pelo seu pecado. A ovelha será morta no lugar onde se sacrificam os animais queimados. 34 Então o sacerdote molhará o seu dedo num pouco do sangue do animal e o porá nas pontas do altar dos sacrifícios queimados. Ele derramará o resto do sangue na base do altar. 35 O sacerdote tirará toda a gordura da ovelha assim como fez com os sacrifícios de comunhão e a queimará em oferta ao SENHOR. Assim o sacerdote fará purificação por essa pessoa e ela será perdoada.

Footnotes

  1. 4.3 sumo sacerdote Literalmente, “sacerdote ungido”. O sumo sacerdote era o representante do povo diante de Deus. Ver também v16.