Add parallel Print Page Options

O anúncio do nascimento de Jesus

26 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras e considerava que saudação seria esta. 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, 31 E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim. 34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? 35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. 36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril. 37 Porque para Deus nada é impossível. 38 Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

Maria visita Isabel

39 E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, 40 e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. 41 E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo, 42 e exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre! 43 E de onde me provém isso a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44 Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas!

O cântico de Maria

46 Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada. 49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é o seu nome. 50 E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. 51 Com o seu braço, agiu valorosamente, dissipou os soberbos no pensamento de seu coração, 52 depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; 53 encheu de bens os famintos, despediu vazios os ricos, 54 e auxiliou a Israel, seu servo, recordando-se da sua misericórdia 55 (como falou a nossos pais) para com Abraão e sua posteridade, para sempre. 56 E Maria ficou com ela quase três meses e depois voltou para sua casa.

Read full chapter

O nascimento de Jesus é anunciado

26 Seis meses depois de Isabel ter ficado grávida, Deus enviou o mesmo anjo, Gabriel, a uma vila na Galileia chamada Nazaré. 27 Ele apareceu a uma moça virgem que ia se casar com um homem chamado José. José era da família de Davi e o nome da moça era Maria. 28 Gabriel lhe disse:

—Saudações, Maria! Você recebeu uma grande honra! O Senhor está com você. 29 Ela ficou perturbada e perguntava a si mesma o que aquelas palavras queriam dizer. 30 O anjo disse a ela:

—Não tenha medo, Maria! Deus favoreceu a você. 31 Escute! Você vai ficar grávida e vai ter um filho a quem deverá lhe dar o nome de Jesus. 32 Ele será um grande homem e será chamado o Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e o seu reino não terá fim!

34 Maria então perguntou ao anjo:

—Mas como será isso possível se eu nunca tive relações com um homem? 35 E o anjo respondeu a ela:

—O Espírito Santo descerá sobre você e o poder do Altíssimo cobrirá você com uma sombra. Por isso, o menino que vai nascer de você será santo e será chamado Filho de Deus. 36 Isabel, sua prima, também ficou grávida apesar de sua velhice. Aquela a quem chamavam estéril está grávida de seis meses. 37 Nada é impossível para Deus!

38 Maria disse:

—Eu sou uma serva do Senhor. Que aconteça comigo conforme o que diz. E o anjo foi embora.

A visita de Maria a Isabel

39 Logo depois disso acontecer, Maria se aprontou e partiu para uma vila na Judeia, na região das montanhas. 40 E assim que chegou na casa de Zacarias, ela cumprimentou Isabel. 41 E aconteceu que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E Isabel disse então, em voz alta:

—Você é a mais abençoada de todas as mulheres! Abençoado também é o filho que lhe vai nascer! 43 Mas quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 O menino dentro de mim se mexeu de alegria assim que ouviu o seu cumprimento. 45 Você é abençoada por acreditar nas coisas que o Senhor disse que vão acontecer.

O louvor de Maria

46 Maria então disse:

—A minha alma glorifica o Senhor,
47     e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
48 Pois olhou para a sua humilde serva
    e, de agora em diante, todos me chamarão de abençoada.
49 Porque o Deus poderoso fez grandes coisas por mim.
    Santo é o seu nome!
50 Ele é bondoso para com todas as pessoas que o temem,
    de geração em geração.
51 Ele tem feito grandes obras com a sua mão poderosa,
    e derrota os orgulhosos com os seus conceitos.
52 Ele derruba os poderosos dos seus tronos,
    e eleva os humildes.
53 Ele enche de bens aqueles que têm fome,
    e manda os ricos embora de mãos vazias.
54 Ele veio para ajudar o povo de Israel, seu servo,
    e não esqueceu da sua misericórdia.
55 Ele tem feito o que prometeu aos nossos antepassados,
    Abraão e aos que vêm da família dele, para sempre.

56 Maria permaneceu mais ou menos três meses na casa de Isabel e depois voltou para a sua casa.

Read full chapter