A A A A A
Bible Book List

Josué 3O Livro (OL)

A travessia do Jordão

Na manhã seguinte, logo muito cedo, Josué e o povo de Israel deixaram Acácia, e vieram até às margens do rio Jordão, onde ficaram acampados durante alguns dias antes de o atravessarem. 2/4 No terceiro dia foram mandados chefes por todo o acampamento com estas instruções: “Quando virem os sacerdotes transportar a arca do Senhor vosso Deus, sigam­na. Vocês nunca antes fizeram este caminho, por isso precisam que vos guiem. Mantenham uma distância aproximada de um quilómetro entre vocês e a arca; tenham cuidado em não se aproximarem mais do que essa distância indicada.”

Seguidamente Josué mandou aos sacerdotes que cumprissem a cerimónia da sua purificação. “Porque amanhã”, disse ele, “o Senhor fará um grande milagre.”

Pela manhã Josué deu ordens aos sacerdotes desta maneira: “Levantem a arca e atravessem o rio à nossa frente.” E eles assim foram, andando diante do povo.

7/8 “Hoje”, disse o Senhor a Josué, “aumentará muito a tua autoridade perante todo o povo; porque Israel constatará que eu estou contigo tal como estive com Moisés. Dá instruções aos sacerdotes para que parem mesmo à beira do rio.”

Então Josué convocou toda a gente e disse­lhes: “Venham ouvir o que o Senhor vosso Deus disse. 10/11 Hoje vão dar­se conta seguramente que o Deus vivo está no vosso meio e que sem falta nenhuma ele expulsará daquela terra os cananeus, os heteus, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus — eles todos, povos habitando actualmente no território que em breve vão habitar. Reparem bem numa coisa— é que a arca de Deus, que é o Senhor de toda a Terra, vos conduzirá através do rio! 12/13 Por isso, elejam doze homens, um de cada tribo, para a tarefa especial que lhes vai ser indicada. Quando os sacerdotes que transportarem a arca tocarem na água com os pés, o rio parará de correr, como se as águas estivessem a ser retidas por uma represa, amontoar­se­ão como se uma muralha invencível as retivesse!”

14/17 Acontecia ser a época das colheitas, o que correspondia com as cheias do Jordão, em que o rio saía do leito e as águas inundavam os terrenos marginais; no entanto, logo que o povo se preparou para atravessar o rio e os pés dos sacerdotes que transportavam a arca entraram na água, imediatamente as águas começaram a amontoar­se como se tivessem encontrado um dique, e isto já muito acima, na cidade de Adã, perto de Zaretã! As águas abaixo desse ponte foram correndo para o Mar Salgado, até que o leito ficou sem água nenhuma. Então todo o povo passou, no sítio em que o rio mais se aproximava da cidade de Jericó, e os sacerdotes que transportavam a arca permaneceram ali no meio do Jordão, sobre terra sem água, até que toda a gente passou para o outro lado.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes