A A A A A
Bible Book List

Josué 24O Livro (OL)

A aliança é renovada em Siquem

24 Então Josué convocou todo o povo de Israel para virem junto dele a Siquem, acompanhados dos seus anciães, magistrados e juízes. E assim vieram apresentar­se perante Deus.

2/4 Josué dirigiu­se­lhes desta maneira: “Diz o Senhor Deus de Israel — ‘Os vossos antepassados, incluindo Tera, o pai de Abraão e de Nabor, viviam a oriente do rio Eufrates; eles adoravam outros deuses. Mas eu tirei o vosso pai Abraão daquela terra além do rio e trouxe­o para esta terra de Canaã, tendo­a dado aos seus descendentes através de Isaque, seu filho. Isaque foi pai de Jacob e de Esaú. A Esaú dei a região à volta do monte Seir, enquanto que Jacob e seus filhos foram para o Egipto.

5/7 Depois mandei Moisés e Arão que trouxeram terríveis pragas sobre o Egipto, e posteriormente tirei de lá o meu povo, como gente livre. Mas quando chegaram ao Mar Vermelho, os egípcios perseguiram­nos com carros de combate e cavalaria. Mas Israel clamou a mim por auxílio e mandei uma escuridão entre eles e os egípcios; fiz com que o mar caisse sobre eles, submergindo­os. Vocês bem viram o que lhes fiz. A partir daí Israel passou a viver no deserto durante muitos anos.

8/10 Finalmente trouxe­os para a terra dos amorreus, no outro lado do Jordão; eles combateram contra vocês, mas destrui­os e dei­vos a terra deles. Então o rei Balaque de Moabe começou uma guerra contra Israel; e pediu a Balaão filho de Peor para vos amaldiçoar. Mas não permiti que tal acontecesse; em vez disso fiz com que ele vos abençoasse. E foi assim que livrei Israel das suas mãos.

11/13 Posteriormente atravessaram o rio Jordão e vieram até Jericó. A gente da cidade combateu­vos; o mesmo fizeram muitos outros — os perizeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus, os jebuseus. Mas eu destrui­os a todos. Enviei vespões à vossa frente que puseram em fuga os dois reis dos amorreus mais o seu povo. Não foram as vossas armas que vos trouxeram a vitória. Dei­vos terra que vocês não cultivaram, e cidades que não edificaram, que são essas onde vivem agora. Dei­vos igualmente vinhas e olivais para se alimentarem, mas que vocês não plantaram.’

14 Por isso, reverenciem Jeová e sirvam­no com sinceridade e com zelo. Rejeitem para sempre os ídolos que os vossos antepassados adoravam, além do rio Eufrates e no Egipto. Adorem só o Senhor. 15 Mas se não estiverem dispostos a obedecer ao Senhor, então decidam hoje a quem querem obedecer. Será aos deuses dos vossos antepasados, de além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, aqui desta terra? Pois quanto a mim, eu e a minha casa serviremos o Senhor!”

16 E todo o povo respondeu: “Que nunca nos aconteça deixarmos o Senhor e adorar outros deuses! 17/18 O Senhor nosso Deus foi quem resgatou os nossos pais da escravidão da terra do Egipto. É o Deus que fez poderosos milagres à vista de Israel enquanto andávamos pelo deserto, e nos protegeu dos nossos inimigos quando atravessámos a terra deles. Foi o Senhor quem expulsou os amorreus e os outros povos que aqui viviam. Sim, nós escolhemos o Senhor; só ele é o nosso Deus.”

19/20 Mas Josué tornou a replicar ao povo: “Vocês não têm naturalmente capacidades para servirem o Senhor Deus pois que ele é santo e cioso, não pode passar por cima da vossa rebelião e dos vossos pecados. Se o abandonarem e adorarem outros deuses voltar­se­á contra vocês e vos destruirá, ainda que tenha cuidado de vocês por este longo tempo.”

21 Contudo o povo voltou a retorquir: “Nós escolhemos o Senhor!”

22 “Vocês mesmos são testemunhas do que acabam de proferir”, disse Josué, “e de que escolheram obedecer ao Senhor.”

“Sim, somos testemunhas.”

23 “Pois bem, terão então que destruir todos os ídolos que há no vosso meio e que obedecer ao Senhor Deus de Israel.”

24 “Com certeza adoraremos e serviremos só o Senhor”, foi a resposta deles.

25/26 Então Josué fez um acordo com eles nesse dia em Siquem, levando­os a um comprometimento permanente e irrevogável entre eles e Deus. Josué registou a resposta do povo no livro das leis de Deus, pegou num grande rochedo, e pô­lo sob o carvalho que estava junto ao tabernáculo, para que servisse de memorial daquele acto.

27 Josué disse a todo o povo: “Este rochedo ouviu tudo o que o Senhor disse, por isso servirá de testemunho contra vocês, para o caso de virem a não cumprir a vossa palavra.”

28 Por fim despediu o povo para que regressasse aos seus lares, nas suas terras.

A morte de Josué

29/30 Pouco depois disto, Josué faleceu com a idade de 110 anos. Foi enterrado na sua própria terra, em Timnate­Sera, nas colinas de Efraim, a norte das montanhas de Gaás.

31 Israel obedeceu ao Senhor durante todo o tempo da vida de Josué e dos outros anciãos, gente idosa que tinha testemunhado directamente as coisas maravilhosas que o Senhor fizera por Israel.

32 Os restos mortais de José, que o povo de Israel trouxera consigo quando deixaram o Egipto, foram enterrados em Siquem, na parcela de terreno que Jacob comprara por cem peças de prata aos filhos de Hamor. Essa parcela de terra estava agora situada no território doado às tribos de José, precisamente.

33 Eleazar, filho de Arão, também faleceu e foi sepultado nas colinas de Efraim em Gibeá, a cidade que fora dada a seu filho Finéias.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes