A A A A A
Bible Book List

Josué 13O Livro (OL)

A terra por conquistar

13 Josué era agora um homem já idoso. O Senhor disse­lhe: “Estás já numa idade avançada e ainda há muita terra para ser ocupada.

2/7 São as seguintes as áreas que vocês ainda não ocuparam:

toda a terra dos filisteus;

a terra de Gesur;

o território que agora pertence aos cananeus, desde o ribeiro do Egipto até à fronteira sul do Ecrom;

cinco cidades dos filisteus: Gaza, Asdode, Asquelom, Gate, Ecrom;

a terra de Avim ao sul;

a norte era toda a terra dos cananeus, incluindo Meara que pertence aos sidónios, estendendo­se para norte até Afeque na fronteira com os amorreus;

a terra dos gebalitas na costa;

toda a área da cordilheira do Líbano desde Baal­Gad, entre o monte Hermon ao sul, e a entrada de Hamate a norte; e ainda toda a região das colinas desde o Líbano até Misrefote­Maim, incluindo toda a terra dos sidónios.

Eu lançarei fora estes povos diante da nação de Israel; por isso incluirás toda a terra que te indiquei no território a repartir entre as nove tribos e a outra meia­tribo de Manassés, tal como te mandei.”

A divisão da terra ao oriente do Jordão

8/13 Como já se sabe, as tribos de Rúben, de Gad e a meia­tribo de Manassés tinham já recebido a sua parte a oriente do Jordão; Moisés tinha­lhes distribuído previamente essa parte.

O território deles ia desde Aroer à entrada do vale do ribeiro de Arnom, incluindo a cidade no vale, passando pelo planalto de Medeba até Dibom; incluía também todas as cidades do rei Siom dos amorreus, que reinava em Hesbom, que se estendia até aos limites dos amonitas. Incluía ainda Gileade, o território dos gesuritas e dos maacatitas, todo o monte Hermon, o monte Basã com a sua cidade de Salca; e todo o território do rei Ogue de Basã, que tinha reinado em Astarote e Edrei. Como já se disse, foi ele o último dos gigantes, dos refaim, pois que Moisés os tinha atacado e expulso. Contudo o povo de Israel não tinha lançado fora os gesuritas nem os maacatitas, que aliás ainda vivem hoje entre os israelitas.

14 Tribo de Levi: Moisés não distribuiu nenhuma terra à tribo de Levi porque a eles foi­lhes já dado o partilharem das ofertas trazidas ao Senhor.

15/20 A terra dada à tribo de Rúben: De acordo com a sua própria população, Moisés atribuiu à tribo de Rúben uma área que se estendia desde Aroer à entrada do vale da ribeira de Arnom, portanto para lá da cidade de Arnom que está no meio do vale, e abrangendo todo o planalto até Medeba. Esse território incluía Hesbom e as outras cidades da planície — Dibom, Bamote­Baal, Bete­Baal­Meon, Jaza, Quedemote, Mefaate, Quiriataim, Sibma, Zerete­Saar, esta última, na montanha sobre o vale, e ainda Bete­Peor, Bete­Jesimote, e as vertentes do monte Pisga. 21/23 A terra de Rúben incluía também as cidades do planalto e o reino de Siom. Siom foi o rei que vivia em Hesbom e que Moisés matou, juntamente com os outros chefes de Midiã — Evi, Requem, Hur, Zur e Reba. O povo de Israel matou também Balaão, o mágico, filho de Beor. O rio Jordão formou o limite ocidental da tribo de Rúben.

24/28 A terra dada à tribo de Gad: O território que Moisés atribuiu à tribo de Gad foi igualmente na proporção da sua população. Este território incluía Jazer, mais as cidades todas de Gileade, e metade da terra de Amon, até Aroer, perto de Rabá. Estendia­se igualmente desde Hesbom até Ramá­Mizpá e até Betonim; e ainda de Manaaim até Debir. No vale ficavam Bete­Arã, Bete­Ninra, Sucote, Zafom, e ainda o que restara do reino de Siom, de Hesbom. O rio Jordão formava o seu limite ocidental, estendendo­se até ao lago da Galileia; aí, o limite inflectia para oriente, deixando o rio Jordão.

29/30 A terra dada à meia­tribo de Manassés: Moisés deu o seguinte território à meia­tribo de Manassés, de acordo com as suas necessidades: uma área que se estendia para norte desde Maanaim e que incluía toda a Basã, o antigo reino de Ogue, e as sessenta povoações de Jair em Basã. 31 Metade de Gileade e as cidades reais do rei Ogue, Astarote e Edrei, foram dadas a metade do clã de Maquir, filho de Manassés.

32 Foi assim que Moisés dividiu a terra que ficava na margem oriental do Jordão, quando Israel ali esteve acampado em frente a Jericó.

33 Mas a Levi, Moisés não deu terra nenhuma porque, tal como lhes tinha explicado, o Senhor era a sua herança e representava para eles tudo de que eles necessitavam. O Senhor tomaria conta deles em todas as circunstâncias.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes