A A A A A
Bible Book List

João 3O Livro (OL)

Jesus ensina Nicodemos

1/2 Certa noite, um chefe religioso chamado Nicodemos, um fariseu, procurou Jesus: “Mestre, todos sabemos que Deus te enviou para nos ensinares, e bastam os teus milagres para o provar.”

Jesus retorquiu: “Digo­te muito seriamente que, se alguém não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus.”

“Que queres dizer com isso?”, exclamou Nicodemos. “Como pode uma pessoa voltar para o ventre de sua mãe e nascer outra vez?”

5/7 Jesus respondeu: “O que tão seriamente te digo é isto: aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. Os homens só conseguem reproduzir vida humana, mas o Espírito Santo dá vida espiritual; por isso não te admires de te ter dito que precisas de nascer de novo. Assim como ouves o vento, mas não sabes donde vem nem para onde vai, assim se passa com aquele que é nascido do Espírito.”

“Que queres dizer?”, perguntou Nicodemos.

10/13 Jesus respondeu: “Então tu, um respeitado mestre, não compreendes estas coisas? Estou a dizer­te aquilo que sei e que vi, e, contudo, não queres acreditar em mim. Mas, se nem sequer acreditas em mim enquanto te falo nestas coisas que acontecem aqui entre os homens, como poderás crer se te falar de coisas celestiais? Pois só eu, o Filho do Homem, desci à Terra e voltarei novamente para o céu. 14/15 Assim como Moisés ergueu no deserto a figura de uma serpente, assim também eu irei ser levantado, para que todo aquele que crer em mim tenha a vida eterna.

16 Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crê não se perca espiritualmente, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar.

18 Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados por não crerem no Filho único de Deus. 19 E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo mas eles preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 20 Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam­se da luz com medo de os seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. 21 Mas os que procedem bem procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que Deus deseja.”

O testemunho de João Baptista sobre Jesus

22 Depois disto, Jesus e os discípulos saíram de Jerusalém e ficaram durante algum tempo na Judeia, baptizando ali.

23/24 Nessa altura, João Baptista não estava ainda preso. Baptizava em Enom, perto de Salim, porque ali havia água em abundância, e o povo vinha ter com ele para ser baptizado. 25 Um dia, alguém começou a discutir com os discípulos de João acerca de questões relacionadas com a purificação. 26 Foram então ter com João e informaram­no: “Mestre, o homem que conheceste do outro lado do rio Jordão, aquele que afirmaste ser o enviado de Deus, anda também a baptizar, e toda a gente vai lá ter com ele.”

27 João esclareceu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe for dado do céu. O meu trabalho é preparar o caminho para aquele Homem, para que todos o procurem. 28 Vocês próprios sabem como eu sempre disse que não sou o Cristo. Estou aqui para lhe preparar o caminho. 29 As pessoas procuram, naturalmente, aquilo que mais as atrai — a noiva vai para junto do noivo. Os amigos do noivo alegram­se com ele. Ora, eu sou o amigo do noivo, e o seu triunfo enche­me de alegria. 30 Ele deve tornar­se cada vez maior, e eu cada vez mais pequeno.

31/34 Ele veio do céu e é maior do que ninguém. Eu sou da Terra e o meu entendimento limita­se às coisas terrenas. Ele fala do que viu e ouviu, mas são poucos os que acreditam nas suas palavras! Os que nele crêem descobrem que Deus é a fonte da verdade. Pois esse, o enviado de Deus, fala as palavras de Deus, porque o Espírito de Deus está sobre ele, sem medida nem limite. 35/36 O Pai ama o Filho, e deu­lhe autoridade sobre tudo o que existe. E todos os que crêem nele, no Filho de Deus, têm a vida eterna; os que não crêem nunca participarão da vida eterna, antes a ira de Deus permanece sobre eles.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes