A A A A A
Bible Book List

João 20O Livro (OL)

O túmulo vazio

20 1/2 Na madrugada de domingo, fazendo ainda escuro, Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra tinha sido afastada da entrada. Correu logo a buscar Simão Pedro e o outro discípulo, a quem Jesus tinha muita afeição, e disse: “Levaram o corpo do Senhor e não sei onde o puseram!”

3/5 Pedro e o companheiro correram ao túmulo a ver. O companheiro, mais veloz que Pedro, chegou primeiro, e, baixando­se, viu o lençol pousado. Mas não entrou. 6/7 Depois, chegou Simão Pedro e entrou no túmulo, reparando também no lençol ali caído, enquanto que a ligadura que cobrira a cabeça de Jesus se encontrava dobrada a um canto. 8/10 Então, também o outro discípulo entrou e ficou convencido, porque até ali não se tinham apercebido de que as Escrituras diziam que ele tornaria a viver. E voltaram para casa.

Jesus aparece a Maria Madalena

11/12 Maria regressou ao túmulo, ficando do lado de fora a chorar. Enquanto chorava, espreitou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados à cabeceira e aos pés do local onde estivera o corpo de Jesus. 13 “Porque choras?”, perguntaram­lhe os anjos.

“Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.”

14 Então reparou que alguém estava atrás de si. Era Jesus, mas não o reconheceu.

15 “Porque choras?”, perguntou ele. “Quem procuras?”

Ela pensava que fosse o jardineiro: “Se foste tu que o levaste, mostra­me onde o puseste que eu vou buscá­lo.”

16 “Maria!”, disse Jesus.

Ela voltou­se para ele: “Raboni!”, que quer dizer: Meu Mestre.

17 “Não me toques”, disse Jesus, “porque ainda não subi para meu Pai. Mas vai ter com os meus irmãos e diz­lhes que subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.”

18 Maria Madalena procurou os discípulos e disse­lhes: “Vi o Senhor!”, dando­lhes em seguida o recado.

Jesus aparece aos discípulos

19 Naquela noite, encontravam­se os discípulos reunidos à porta fechada, com medo dos judeus, quando surgiu Jesus no meio deles dizendo: “A paz seja convosco!” 20 Depois de os saudar, mostrou­lhes as mãos e o lado. E qual não foi a alegria deles ao verem o Senhor! 21/23 Ele tornou a falar­lhes: “A paz seja convosco. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio.” E, soprando sobre eles, acrescentou: “Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem a alguém os seus pecados, perdoados ficam. Se se recusarem a perdoá­los, ficarão por perdoar.”

Jesus aparece a Tomé

24/25 Um dos discípulos, Tomé (o Gémeo), não se encontrava ali com os outros. Mais tarde quando teimaram com ele dizendo: “Vimos o Senhor”, ele replicou, “Não acredito, a não ser que veja as feridas dos pregos nas suas mãos, ponha os dedos nelas, e toque com a minha mão na sua ferida do lado.”

26/27 Passados oito dias, os discípulos estavam outra vez juntos, e nessa ocasião encontrava­se Tomé também presente. As portas estavam fechadas mas, tal como antes, Jesus apareceu no meio deles e disse: “Paz seja convosco!” Depois disse a Tomé: “Mete o dedo nas feridas das minhas mãos, e a mão no meu lado. Não continues descrente. Acredita!”

28 “Meu Senhor e meu Deus!”, exclamou Tomé.

29 Então Jesus observou­lhe: “Crês porque me viste, mas benditos os que não me viram e, mesmo assim, crêem.”

30/31 Os discípulos de Jesus viram­no realizar muitos mais milagres do que os registados neste livro. Mas estes vêm aqui descritos para que creiam que ele é o Messias, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham vida em seu nome.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes