A A A A A
Bible Book List

João 2O Livro (OL)

Jesus transforma água em vinho

1/2 Passados dois dias, a mãe de Jesus foi convidada para um casamento na aldeia de Caná, na Galileia. Jesus e os seus discípulos também foram convidados. A certa altura da festa, o vinho acabou­se e a mãe de Jesus procurou­o para resolver o problema.

“As tuas preocupações não são as minhas”, respondeu. “Aliás, ainda não chegou a minha hora.”

A sua mãe recomendou aos criados: “Façam tudo o que ele vos disser”.

6/8 Encontravam­se ali seis jarros de pedra que eram utilizados para as cerimónias de purificação dos judeus e que levavam entre 75 e 115 litros cada. Jesus disse aos criados que os enchessem até acima com água. Feito isto, ordenou: “Tirem algum e levem­no ao mestre de cerimónias.” Assim o fizeram.

Quando este provou a água transformada em vinho, e não sabendo qual a sua origem (embora os criados o soubessem), chamou o noivo: 10 “É costume o dono da casa gastar primeiro o vinho melhor e depois, quando todos se fartaram, apresentar o vinho inferior. Mas vocês guardaram o melhor para o fim.”

11 Este milagre de Caná da Galileia foi a primeira manifestação pública que Jesus deu do poder divino. E os seus discípulos acreditavam que era realmente o Cristo.

12 Depois deste banquete de casamento, foi para Cafarnaum com a mãe, os irmãos e os discípulos, e permaneceram ali alguns dias.

Jesus no templo

13 Veio a festa da Páscoa judaica, e Jesus foi a Jerusalém. 14/16 No recinto do templo, viu comerciantes que vendiam gado, ovelhas e rolas para os sacrifícios, e cambistas que trocavam dinheiro sentados atrás de bancas. Com cordas, Jesus fez um chicote e pô­los fora do templo, assim como os bois e ovelhas, espalhando o dinheiro dos que faziam negócio, e derrubando as mesas. Dirigindo­se aos vendedores de pombos, mandou: “Tirem isto daqui! Não façam da casa de meu Pai uma feira!”

17 Os discípulos lembraram­se então disto, que as Escrituras dizem: “Arde em mim um grande zelo com a tua casa!”

18 “Com que direito os mandas sair daqui?”, inquiriram os judeus. “Se a tua autoridade vem de Deus, mostra­nos um milagre que a prove.”

19 “Está bem, este será o milagre que vos farei: destruam este templo, que eu em três dias o porei novamente de pé.”

20 “O quê?”, exclamaram. “Se o templo levou quarenta e seis anos a construir, tu poderás refazê­lo em três dias?” 21/22 Mas o templo do que ele falava era o seu corpo. Depois de ter ressuscitado, os discípulos lembraram­se destas palavras e compreenderam que a frase que ele tinha citado das Escrituras dizia respeito a si próprio.

23/25 Por causa dos milagres que fez em Jerusalém durante a festa da Páscoa, muitas pessoas creram nele. Jesus, porém, não confiava nelas, pois conhecia bem as pessoas. Não era preciso ninguém dizer­lhe como é a natureza humana, nem o que está dentro dela.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes