A A A A A
Bible Book List

João 16O Livro (OL)

16 “Disse­vos estas coisas para que não se desviem. 2/3 Porque serão expulsos das sinagogas, e aqueles que vos matarem julgarão ter feito um serviço a Deus, porque nunca conheceram nem o Pai nem a mim. Sim, digo­vos estas coisas agora para que, quando se derem, se lembrem de que vos avisei. Não vos disse mais cedo porque ia ainda estar convosco mais algum tempo.

A obra do Espírito Santo

Agora, volto para aquele que me enviou. Mas nenhum de vocês me pergunta para onde vou. Em vez disso, sentem apenas tristeza. Mas a verdade é que melhor vos será que eu me vá, porque se eu não for, não virá o Espírito Santo. Se eu for, ele virá, pois vou enviá­lo a vocês. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, de que tem de contar com a justiça de Deus, e de que haverá um juízo. 9/11 O pecado do mundo é não crer em mim. Haverá justiça porque eu vou para o Pai e vocês não me verão mais. O juízo virá porque o príncipe deste mundo já foi julgado.

12 Ficam ainda tantas outras coisas que vos queria dizer, mas agora não as podem suportar!

13/14 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele vos guiará em toda a verdade. Ele não vos apresentará as suas próprias ideias, antes irá transmitir aquilo que ouviu. Ele vos revelará o futuro. Louvar­me­á e me trará grande honra, mostrando­vos a minha glória. 15 Toda a glória do Pai me pertence; é isto que quero dizer ao afirmar que ele vos mostrará a minha glória.

16 Mais um pouco de tempo e terei partido, e não me tornarão a ver; mas mais um pouco de tempo ainda e ver­me­ão de novo!”

A tristeza dará lugar à alegria

17/18 “Mas que está ele a dizer?”, interrogaram­se os discípulos. “Que é isto quando ele diz: ‘Vocês não me verão, mas mais tarde hão­de ver­me’? Que quer dizer: ‘Eu vou para o Pai’? E o que significa: ‘um pouco mais tarde’? Não entendemos.”

19/21 Jesus percebeu que eles pretendiam que se explicasse melhor e disse: “Perguntam a si mesmos o que quero dizer? Eu disse, num breve tempo partirei e vocês não me verão mais. Então um pouco mais tarde, vocês me verão de novo. O mundo ficará muito feliz com o que me vai acontecer, e vocês chorarão. Mas o vosso choro se transformará de súbito em alegria, a mesma alegria que tem uma mulher quando nasce o seu filho, pois nela, ao medo segue­se o encanto, e a dor fica esquecida. 22/24 Agora têm desgosto, mas eu tornarei a ver­vos, e então alegrar­se­ão; e essa alegria ninguém vo­la pode roubar. Então não precisarão de me pedir nada, pois poderão falar com o Pai e pedir­lhe, e ele vos dará o que desejam se falarem em meu nome. Ainda não experimentaram fazê­lo; mas peçam, invocando o meu nome, e receberão, e terão alegria abundante.

25/28 Falei nestas coisas muito por meio de parábolas, mas virá o tempo em que isso não será necessário e em que de forma bem clara vos revelarei o Pai. Então poderão apresentar os vossos pedidos em meu nome. E não será preciso eu pedir ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos tem grande amor por me amarem e crerem que venho dele. Sim, vim do Pai a este mundo, e deixarei o mundo para voltar para o Pai.”

29/30 “Até que enfim que falas claramente”, reconheceram os discípulos, “e não por enigmas. Agora compreendemos que sabes tudo e sabes até o que precisamos de conhecer, sem te interrogarmos. Por isso acreditamos que foi de Deus que vieste.”

31/32 Jesus disse: “Acreditam finalmente? Mas virá tempo, e é agora mesmo, em que serão espalhados, cada um seguindo o seu próprio caminho, deixando­me só. No entanto, não estarei sozinho, porque o Pai está comigo. 33 Disse­vos tudo isto para que tenham paz. Aqui na Terra terão muitos sofrimentos; mas tenham coragem, porque eu venci o mundo.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes