A A A A A
Bible Book List

João 10Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

O Pastor e suas ovelhas

10 Jesus disse: —Digo a verdade a vocês: Se um homem não entra num curral de ovelhas pela porta, mas sobe pelo outro lado, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. O vigia abre a porta para ele e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Quando sai com todas as ovelhas, ele vai à frente delas e as guia. Elas o seguem porque conhecem a sua voz. As ovelhas, porém, nunca seguirão um estranho. Elas fugirão dele porque não conhecem a sua voz. Jesus disse isto para a multidão, mas as pessoas não compreenderam o que ele queria dizer.

Jesus é o bom Pastor

Então Jesus lhes disse outra vez:

—Digo a verdade a vocês: Eu sou a Porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes e as ovelhas não os ouviram. Eu sou a Porta e quem entrar por mim será salvo. Poderá entrar e sair e achar pasto. 10 O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu, porém, venho para dar vida e vida em abundância.

11 —Eu sou o bom Pastor e o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas. 12 O empregado que é pago para guardar as ovelhas é diferente do pastor. As ovelhas são do pastor e não do empregado. Quando o empregado vê o lobo, foge e deixa as ovelhas sozinhas. Então o lobo vem, ataca e espalha as ovelhas. 13 Ele foge porque só é pago para tomar conta das ovelhas e não se importa realmente com elas.

—Eu sou o bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, assim como o meu Pai me conhece. E as minhas ovelhas me conhecem, assim como eu conheço o Pai. Eu dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho outras ovelhas que não são deste rebanho. Eu ainda tenho de trazê-las para este rebanho. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho, um só pastor. 17 O Pai me ama porque eu dou a minha vida para poder recebê-la de novo. 18 Ninguém pode me tirar a vida. Eu dou minha própria vida por minha livre vontade. Tenho o direito de dar minha vida, assim como tenho o direito de recebê-la de novo. Foi isto que o meu Pai me mandou fazer.

19 Mais uma vez os judeus não concordavam entre eles por causa das palavras de Jesus.

20 Muitos deles diziam:

—Ele tem um demônio! Está louco! Por que o ouvimos?

21 Mas outros diziam:

—Um homem louco, com um demônio, não diz as coisas que ele diz. Pode um demônio abrir os olhos dos cegos?

22 Chegou a época da Festa da Dedicação [a] em Jerusalém. Era inverno. 23 Jesus estava no templo [b], no Alpendre de Salomão [c]. 24 Os judeus se ajuntaram em volta dele e perguntaram:

—Quanto tempo ainda vai nos deixar na dúvida a seu respeito? Se você é o Cristo [d], diga claramente.

Os judeus contra Jesus

25 Jesus respondeu:

—Já disse, mas vocês não acreditaram. Eu faço milagres em nome de meu Pai, e esses milagres mostram quem eu sou. 26 Vocês não acreditam porque não são das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna e elas nunca morrerão. Ninguém poderá roubá-las da minha mão. 29 Meu Pai, que me deu as ovelhas, é mais forte do que todos. Ninguém pode roubá-las da mão dele. 30 O Pai e eu somos um.

31 De novo os judeus pegaram pedras para matar a Jesus. 32 Porém Jesus lhes disse:

—Eu tenho feito muitas boas obras por parte do Pai e vocês têm visto todas elas. Por qual delas é que vocês querem me matar?

33 Os judeus responderam:

—Nós não o matamos por nenhuma boa obra que você fez. Mas você diz coisas que são contra Deus. Você é somente um homem, mas se faz Deus. É por isso que queremos matá-lo.

34 Jesus respondeu:

—Na lei [e] de vocês está escrito que Deus disse: “Vocês são deuses” [f]! 35 O que a Escritura [g] diz é verdade e a Escritura chamou de deuses as pessoas que receberam a mensagem de Deus. 36 Eu sou aquele que Deus escolheu e enviou ao mundo. Sendo assim, por que é que vocês dizem que estou falando contra Deus quando digo: Sou Filho de Deus? 37 Não acreditem em mim se eu não fizer as obras que meu Pai faz. 38 Mas se eu fizer o que o meu Pai faz, mesmo que não acreditem em mim, acreditem no que eu faço. Então vocês saberão e compreenderão que o Pai está em mim e eu nele.

39 Os judeus novamente tentaram prender Jesus, mas ele escapou. 40 Depois Jesus voltou para o outro lado do rio Jordão, para o lugar onde João estava batizando [h] no princípio e ficou ali. 41 Muitas pessoas chegavam perto dele e diziam:

—João nunca fez nenhum milagre, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem é verdade. 42 E ali muitas pessoas creram nele.

Footnotes:

  1. João 10:22 + Festa da Dedicação Festa dos judeus celebrada em dezembro que durava oito dias. Nesta festa era comemorada a reconstrução e a inauguração do altar do templo.
  2. João 10:23 + templo Um prédio todo especial em Jerusalém onde Deus ordenou que os judeus adorassem.
  3. João 10:23 + Alpendre de Salomão Era uma cobertura, apoiada em grandes e lindas colunas, e ligada ao templo.
  4. João 10:24 + Cristo O ungido (Messias) ou o escolhido de Deus.
  5. João 10:34 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
  6. João 10:34 “Vocês são deuses!” Citação do Salmo 82.6.
  7. João 10:35 + Escritura(s) As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  8. João 10:40 + batizar Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes