A A A A A
Bible Book List

Jeremias 35O Livro (OL)

Os recabitas

35 Esta é a mensagem que o Senhor comunicou a Jeremias quando Joaquim (filho de Josias) era rei de Judá: Vai à zona em que se fixaram as famílias dos recabitas e convida-os a virem ao templo. Põe-os numa das divisões interiores e oferece-lhes vinho a beber.

3/4 Então fui ter com Jazanias (filho de Jeremias e neto de Habazinias) e trouxe-o mais todos os seus irmãos e filhos — representando todas as famílias dos recabitas — até ao templo, à sala usada pelos filhos de Hanã, o profeta, filho de Jigdalias. Esta sala era ao lado da que utilizava o representante oficial do palácio, logo acima da de Maaséias (filho de Salum), que era o porteiro do templo. Pus então taças e copos com vinho diante deles, e convidei-os a beberem; mas eles recusaram.

“Não”, disseram. “Nós não bebemos, porque Jonadabe nosso pai (filho de Recabe) ordenou-nos que nunca bebêssemos vinho, nem nós, nem os nossos filhos. Também nos disse para não construirmos casas, nem semearmos campos ou plantarmos vinhas, e que não possuíssemos terras, mas que vivêssemos sempre em tendas; e disse mais, que se obedecêssemos, viveríamos muito tempo, seríamos felizes na nossa terra. Temos pois obedecido em todas estas coisas. Nunca jamais bebemos vinho, a partir de então, nem nós nem as nossas mulheres, filhos e filhas. Também nunca construímos casas, nem possuímos propriedades, nem semeámos campos. 10 Temos sempre vivido em tendas, obedecendo literalmente a tudo o que Jonadabe, o nosso pai, nos ordenou. 11 Mas quando Nabucodonozor, rei de Babilónia, invadiu a terra, tivemos medo e decidimos vir para Jerusalém. É por isso que aqui estamos.”

12 Então o Senhor deu a Jeremias esta mensagem: 13/14 O Senhor dos exércitos celestiais, o Deus de Israel, diz assim: Vai dizer a Jerusalém e a Judá: Porque não aprendem a lição das famílias de Recabe? Eles não bebem porque foi essa a ordem de seu pai. Mas vocês, quantas e quantas vezes vos tenho lembrado os meus mandamentos e vocês não querem ouvi-los nem obedecer. 15 Mandei-vos profetas após profetas, para vos dizerem que se desviem dos vossos caminhos perversos, que parem de adorar ídolos, e que, se me obedecerem, vos deixarei viver em paz aqui nesta terra que dei aos vossos antepassados. Mas continuam sempre sem querer ouvir-me e obedecer. 16 As famílias dos recabitas obedeceram integralmente o seu antecessor; mas vocês recusaram ouvir-me. 17 Por isso o Senhor Deus dos exércitos celestiais, o Deus de Israel, vos diz: Visto que recusam ouvir-me e responder quando chamo a vossa atenção, enviarei sobre Jerusalém todo o mal com que a tenho ameaçado desde sempre.

18/19 Então Jeremias foi ter com os recabitas e disse-lhes: “O Senhor dos exércitos do céu, o Deus de Israel, vos diz que, pelo facto de terem obedecido ao vosso pai em todos os aspectos, nunca faltará um descendente a Jonadabe, filho de Recabe, que me sirva.”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes