A A A A A
Bible Book List

Jeremias 28O Livro (OL)

O falso profeta Hananias

28 Num dia ao fim do Verão desse mesmo ano — o quarto do reinado de Zedequias, rei de Judá — Hananias (filho de Azur), um falso profeta de Gibeão, dirigiu-se-me publicamente, na frente dos sacerdotes e do povo, e disse:

2/4 “O Senhor dos exércitos celestiais, o Deus de Israel, declara: Já tirei o jugo do rei de Babilónia dos vossos pescoços. Dentro de dois anos trarei de novo para o templo os seus tesouros que Nabucodonozor transportou para Babilónia, e farei voltar o rei Jeconias (filho de Joaquim), rei de Judá, assim como todos os outros cativos exilados em Babilónia, diz o Senhor. É com toda a certeza que levantarei esse jugo posto sobre os vossos pescoços pelo rei de Babilónia.”

5/9 Então Jeremias disse a Hananias, ali mesmo, diante das mesmas pessoas: “Amem! Assim as tuas profecias possam tornar-se realidade! O meu desejo seria na verdade que o Senhor trouxesse de Babilónia os tesouros deste templo, assim como todos os que amamos. Mas agora ouve bem as solenes palavras que tenho a dizer-te também na presença de todas estas pessoas. Os antigos profetas que nos precederam, a ti e a mim, falaram contra muitas nações, avisando sempre que haveria guerra, fome e pestes. Por isso, um profeta que prediz paz tem a grande responsabilidade sobre si, que é a de provar que Deus realmente o enviou. Só quando essa mensagem acontecer se saberá se realmente ela vem de Deus.”

10 Então Hananias, o falso profeta, pegou no jugo do pescoço de Jeremias e quebrou-o. 11 Ao mesmo tempo que fazia isto dirigiu-se outra vez à multidão que assistia: “O Senhor prometeu que dentro de dois anos libertará todos os povos agora escravizados por Nabucodonozor, rei de Babilónia.” Jeremias retirou-se.

12 No entanto, pouco tempo depois, o Senhor comunicou a Jeremias esta mensagem: 13/14 Vai dizer isto a Hananias: Assim diz o Senhor, o que tu quebraste outro dia foi apenas um jugo de madeira. Mas em seu lugar esta gente terá sobre si um jugo de ferro. O Senhor dos exércitos do céu, o Deus de Israel, diz — porei um jugo de ferro sobre o pescoço de todas estas nações, o que as obrigará à escravidão a Nabucodonozor, rei de Babilónia. E nada alterará este decreto; até porque lhe dei igualmente todos os vossos rebanhos e o vosso gado.

15/16 Então Jeremias disse a Hananias, o falso profeta: “Ouve Hananias, tu não foste enviado pelo Senhor, e contudo o povo está a acreditar nas tuas mentiras. Por isso Deus diz que deves morrer. Neste mesmo ano, ainda, a tua vida apagar-se-á, pois que te rebelaste contra o Senhor.”

17 E efectivamente, dois meses mais tarde, Hananias morreu.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes