A A A A A
Bible Book List

Jeremias 27O Livro (OL)

Submissão a Nabucodonozor

27 Foi no princípio do reinado de Joaquim (filho de Josias), rei de Judá, que esta mensagem veio a Jeremias da parte do Senhor.

2/4 Faz um jugo, ata-o ao pescoço com faixas de couro, tal como quando se põe num boi que vai lavrar. Depois manda mensagens aos reis de Edom, de Moabe, de Amom, de Tiro e de Sidom através dos seus embaixadores em Jerusalém, dizendo — Transmitam aos chefes das vossas nações que o Senhor dos exércitos celestiais, o Deus de Israel, vos manda esta mensagem:

5/8 Eu criei a Terra, toda a humanidade e toda a vida animal pelo meu grande poder; e dou essas minhas coisas a quem eu entendo. Por isso também agora dei todos os vossos países ao rei Nabucodonozor de Babilónia, que é neste caso o meu delegado. Entreguei-lhe todo o vosso gado para seu uso. Todas as nações terão de o servir, a ele, ao seu filho e ao seu neto, até que se cumpra o tempo marcado, e que seja a vez de outras grandes nações e outros grandes reis conquistarem Babilónia e a submeteram à escravidão. Submetam-se-lhe e ponham o vosso pescoço sob o jugo de Babilónia! Terei de castigar toda a nação que recusar ser sua escrava; enviarei guerra, fome, e pestes sobre esse povo, até que ele o tenha conquistado.

9/11 Não dêem ouvidos aos vossos falsos profetas, aos vossos ledores de sinas e horoscópios, aos vossos videntes, mediuns e bruxos, que vos dizem que o rei de Babilónia não vos escravizará. São todos mentirosos; e se seguirem o que vos dizem, recusando submeterem-se ao rei de Babilónia, expulsar-vos-ei eu próprio da vossa terra, e mandar-vos-ei para longe, para lá morrerem. Mas às gentes que aceitarem submeter-se ao rei de Babilónia, deixarei que fiquem na sua terra, cultivando as terras como costumam.

12/15 Jeremias repetiu estas profecias ao rei Zedequias de Judá. “Se pretendes viver, submete-te ao rei da Babilónia”, disse-lhe. “Porque insistes tu em querer morrer — tu e o teu povo? Porque haverias tu de optar pela guerra, pela fome, pelas pestilências, que o Senhor promete a todas as nações que não se submetem ao rei de Babilónia? Não prestes atenção aos falsos profetas que continuam a dizer-te que o rei de Babilónia não te vencerá, porque são todos mentirosos. Não fui eu quem os enviou, diz o Senhor; eles estão apenas a dizer mentiras em meu nome. Se insistires em tomá-los em consideração, serei eu a lançar-te fora desta terra, para que morras — tu e todos esses teus profetas igualmente.”

16/18 Continuei a dirigir-me aos sacerdotes e a todo o povo, e disse-lhes: Esta é a palavra do Senhor: Não ouçam os vossos profetas, que vos dizem que em breve os recipientes de ouro que foram levados do templo voltarão de Babilónia para o seu lugar original. Isso é uma mentira. Não lhes dêem atenção. Submetam-se ao rei de Babilónia para que possam viver, pois doutra forma esta cidade inteira será destruída. Se eles são realmente profetas de Deus então que orem ao Senhor dos exércitos celestiais para que os recipientes e objectos de ouro deixados ainda aqui no templo, que não foram levados antes, assim como os do palácio do rei de Judá e dos outros palácios de Jerusalém, que não sejam transportados convosco para Babilónia!

19/22 Porque o Senhor dos exércitos celestiais vos diz: Os pilares de bronze que estão em frente do templo, e a grande bacia de bronze no pátio do templo, assim como as bases de metal e os outros objectos de culto deixados aqui por Nabucodonozor, rei de Babilónia, quando fez transportar uma parte importante do povo de Judá e de Jerusalém para Babilónia, com Jeconias (filho de Joaquim), rei de Judá — tudo será levado para Babilónia e lá ficará até que eu tome a iniciativa de fazer voltar isso para cá. Só nessa altura os trarei de novo para Jerusalém.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes