Add parallel Print Page Options

A aliança é quebrada

11 Esta é a mensagem que Jeremias recebeu do SENHOR:

—Ouçam as palavras desta aliança, homens de Judá e habitantes de Jerusalém. Jeremias, fale para eles que eu, o SENHOR, o Deus de Israel, amaldiçoarei aquele que não escutar as palavras desta aliança. Eu estou me referindo à aliança que fiz com os seus antepassados quando os tirei do Egito, onde estavam como num forno para fundir ferro. Eu lhes disse: “Se me obedecerem e fizerem o que lhes ordeno, então vocês serão o meu povo e eu serei o seu Deus. Assim cumprirei a promessa que fiz aos seus antepassados de lhes dar uma terra boa para semear e criar gado, a qual vocês têm agora”.

Eu respondi:

—Assim seja, SENHOR.

Então o SENHOR me disse para anunciar esta mensagem nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém:

—Escutem todas as palavras desta aliança e cumpram tudo o que ela diz. Desde o dia que os tirei do Egito até hoje, tenho advertido insistentemente aos seus antepassados para que me obedeçam. Mas eles não me ouviram nem prestaram atenção. Eles permaneceram na teimosia do seu coração mau. Eu lhes ordenei que cumprissem essa aliança, mas eles não quiseram. Por isso eu lhes enviei todos os castigos que estão na aliança.

Depois o SENHOR me disse:

—Jeremias, eu sei que os homens de Judá e os habitantes de Jerusalém fizeram planos secretos. 10 Eles estão repetindo os pecados que cometeram os seus antepassados. Eles foram os primeiros em se recusar a ouvir as minhas palavras. Eles seguiram a outros deuses e os adoraram. O povo de Israel e o povo de Judá quebraram a aliança que eu fiz com os seus antepassados.

11 —Por isso, eu, o SENHOR, trarei um castigo do qual não poderão escapar. Pedirão a minha ajuda, mas não os escutarei. 12 Então o povo das cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém irão pedir ajuda aos deuses que eles ofereceram sacrifícios queimados. Mas esses deuses não poderão salvá-los quando chegar a hora do castigo. 13 Judá, você tem tantos deuses como o número das suas cidades. Os habitantes de Jerusalém levantaram tantos altares como o número das suas ruas para queimar incenso ao vergonhoso deus Baal.

14 —Mas você não peça por este povo. Não suplique nem ore por eles. Eu não escutarei quando eles me pedirem ajuda em meio do seu sofrimento.

15 —Judá é a única que eu amo, mas por que ela está na minha casa?
    Ela fez muitas maldades.
Judá, acha que festas e sacrifícios vão evitar que você seja destruída?
    Você acha que eu vou deixar que desfrute das suas iniquidades?

16 —O SENHOR a chamava:
    “Verde árvore de oliveira, com frutos formosos”.
Mas no meio de muito barulho,
    ele queimará essa árvore e os seus ramos arderão.

17 —O SENHOR Todo-Poderoso, quem plantou você, ordenou uma desgraça contra você por culpa da iniquidade do povo de Israel e do povo de Judá. Eles causaram a si mesmos este sofrimento. Eles provocaram a minha ira ao oferecer incenso a Baal.

Tratam de matar a Jeremias

18 O SENHOR me contou e depois me fez ver o que eles faziam. 19 Eu estava como um cordeiro manso que é levado para ser morto, sem saber o que planejavam contra mim. Eles diziam:

“Destruamos a árvore enquanto ainda está saudável!
    Vamos arrancá-la da terra dos vivos
    para que ninguém volte a lembrar dela”.
20 SENHOR Todo-Poderoso,
    o Senhor é um juiz justo.
    O Senhor examina os desejos e pensamentos das pessoas.
Permita que eu veja como se vinga deles,
    porque coloquei o meu caso nas suas mãos.

21 O SENHOR me disse:

—Aqueles homens de Anatote estão tratando de matá-lo. Eles dizem que não deve profetizar mais em nome do SENHOR, senão eles irão matá-lo. 22 Isto é o que eu tenho para dizer a respeito deles: “Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, prometo que irei castigá-los. Os jovens morrerão à espada e os seus filhos e filhas morrerão de fome. 23 Não ficará nem um só deles, porque chegará a hora em que darei aos homens de Anatote o que merecem”.