A A A A A
Bible Book List

Isaías 43O Livro (OL)

O único Salvador de Israel

43 Mas agora o Senhor que te criou, que te formou, ó Israel, diz-te: Não tenhas medo porque te resgatei; chamei-te pelo teu nome. És meu. Quando passares pelas águas profundas de grandes tribulações, estarei contigo. Quando tiveres de atravessar rios de pesadas dificuldades, não te afundarás! Quando passares pelas labaredas da opressão, não ficarás queimado — será fogo que não te consumirá. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o teu salvador, o santo de Israel. Dei o Egipto, a Etiópia e Seba em troca da tua liberdade, como resgate. Outros houve que morreram para que pudesses viver; negociei as suas vidas em troca da tua; porque para mim és precioso; és a minha honra e eu te amo.

5/6 Não tenham receio, pois que estou convosco; juntar-vos-ei do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul. Trarei os meus filhos e filhas de novo para Israel, desde os cantos mais distantes da terra. Virão todos os que me invocam como seu Deus, que se chamam pelo meu nome, pois foram criados para a minha glória. Fui eu quem os formou. Tragam-nos de volta para mim, cegos como são e surdos quando eu os chamo (embora tenham ouvidos e vista).

Reúnam todas as nações! Qual de todos os seus ídolos foi capaz de anunciar previamente todas estas coisas? Qual deles pôde predizer um só dia que fosse, com antecipação? Quem pode servir de testemunha de qualquer coisa que eles tenham dito? Então, se não houver testemunhas, terão de confessar que só Deus fala a verdade.

10 Mas quanto a mim, eu tenho testemunhas, ó Israel, diz o Senhor! São vocês as minhas testemunhas e os meus servos, escolhidos para me conhecerem e para crerem em mim, e para compreenderem que só eu sou Deus. Não há, nem houve, nem haverá outro Deus além de mim. 11/12 Eu sou o Senhor, e não há outro salvador. De todas as vezes que vocês decidiram lançar fora os ídolos, dei-vos a conhecer o meu poder. Com uma só palavra minha vos salvei; e vocês viram-no bem! Por isso são testemunhas em como é realmente verdade. 13 De eternidade em eternidade eu sou Deus. Ninguém há que possa impedir-me de fazer o que faço.

A misericórdia de Deus e a infidelidade de Israel

14 O Senhor, o vosso redentor, o santo de Israel, diz: Por vossa causa enviarei um exército invasor contra Babilónia, que terminará a sua acção militar praticamente sem perdas. E a altivez de Babilónia se tornará em gritos de medo. 15 Eu sou o Senhor, o vosso criador, o santo e o rei de Israel. 16 Eu sou o Senhor, capaz de abrir um caminho através das águas, mesmo no meio do mar. 17 Levei o poderoso exército do Egipto, com os seus carros de guerras, seus condutores e cavaleiros, para que morressem ali, sepultados para sempre sob a massa das águas; as suas vidas se apagaram como a simples chama duma vela.

18/20 Mas não faz mal que venham a esquecer isso tudo, essas coisas da vossa história passada, pois que nada são em comparação com aquilo que irei realizar! Será algo inteiramente novo. Olhem, até já comecei! Não estão a ver? Farei um caminho através do deserto deste mundo, para que o meu povo regresse à sua pátria; farei aparecer rios para eles nesse deserto! Os animais selvagens, chacais e avestruzes, agradecer-me-ão por lhes ter dado água no meio daquela aridez; sim, por ter feito brotar fontes ali, a fim de que o meu povo, aqueles que escolhi, possam refrescar-se. 21 Formei Israel para mim, e este povo ainda um dia me honrará perante todo o mundo.

22 Contudo, ó meu povo, vocês não me invocaram, não pediram o meu auxílio; até se cansaram de mim! 23 Não me trouxeram cordeiros para as ofertas queimadas, não quiseram honrar-me com sacrifícios, apesar de ser bem pouco aquilo que eu reclamava como ofertas e como incenso! 24 Não me trouxeram incenso aromático, nem quiseram agradar-me com a gordura dos sacrifícios. A única coisa que decidiram oferecer-me foram pecados; até me cansaram com o praticarem maldades.

25 Mas o certo é que eu sou o único que pode anular os vossos pecados, e faço isso por consideração para com a minha própria justiça; nunca mais os levarei em conta. 26 Seria bem preferível que fossem vocês a procurar lembrar-me as minhas promessas de perdão; porque temos que falar acerca dos vossos pecados. Apresentem pois as vossas razões e pedidos de clemência, para que possa perdoar-vos. 27 O teu primeiro antepassado pecou; todos os vossos representantes transgrediram a minha lei. 28 E foi por essa mesma razão que expulsei os vossos sacerdotes, destruí Israel e o cobri de vergonha.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes