A A A A A
Bible Book List

Isaías 38O Livro (OL)

Ezequias adoece

38 Ora pouco antes disto, aconteceu que Ezequias adoeceu com uma enfermidade mortal, e Isaías o profeta (filho de Amós) transmitiu-lhe a seguinte mensagem da parte do Senhor: “Põe em ordem todos os teus assuntos e negócios porque vais morrer. Não te curarás dessa doença.”

Quando Ezequias ouviu isto virou-se para o lado da parede e orou ao Senhor: “Ó Senhor, lembra-te de como eu tenho sido honesto e sincero para contigo, como procurei obedecer a tudo o que tens dito!” E começou a chorar intensamente.

Então o Senhor mandou outra mensagem a Isaías: Vai dizer a Ezequias isto: O Deus de David, teu antepassado, ouviu a tua oração, viu as tuas lágrimas e deixar-te-á viver mais quinze anos. Livrar-te-á, a ti e a esta cidade, do rei da Assíria; defender-te-ei, diz o Senhor. 7/8 E esta é a prova daquilo que digo: Farei com que o Sol recue dez graus, segundo o relógio de sol de Acaz.

E o Sol recuou assim dez graus.

Quando o rei Ezequias se restabeleceu, escreveu este poema sobre a sua experiência:

10 Já vivi metade da minha vida e tenho de deixar tudo. Ficarei privado do resto dos meus anos de vida e terei de passar as portas da sepultura.
11 Nunca mais tornarei a ver o Senhor na terra dos vivos. Nunca mais verei os meus amigos neste mundo.
12 A minha vida acaba e desfaz-se tão rapidamente como a tenda dum pastor, como a obra dum tecelão quando chega ao fim. De um dia para o outro, a minha vida, presa por um fio, deixará de existir.
13 Passei toda a noite a gemer; era como se um leão me estivesse a partir os ossos.
14 No meu delírio chilreava como uma andorinha, gemia como uma pomba. Levantava os olhos para cima, pedindo ajuda. Ó Deus, gritava eu, estou angustiado. Socorre-me.
15 Mas, que tenho eu a dizer? Porque ele próprio foi quem mandou esta doença. Todo o sono me desapareceu por causa da amargura do meu coração.
16 Ó Senhor, a tua disciplina é boa, dá vida e saúde. Cura-me e faz com que eu viva!
17 E agora já compreendo tudo — foi bom para mim passar por toda esta aflição, porque me livraste carinhosamente da morte; perdoaste todos os meus pecados.
18 Visto que os mortos não te podem louvar; não podem ficar cheios de esperança e de alegria.
19 Os vivos, só os vivos podem louvar-te como estou a fazer agora. E assim a nossa geração dará a conhecer à seguinte a tua fidelidade.
20 O Senhor veio salvar-me! Todos os dias da minha vida, de agora em diante, cantarei hinos de louvor no templo, acompanhado dos instrumentos musicais.

21 (Isaías tinha, pois, dito aos criados de Ezequias: “Façam uma pomada de figos e ponham-na sobre a chaga. Ele sarará.”

22 Ezequias, nessa altura, até tinha perguntado: “Que sinal me dará o Senhor como prova em como curarei?”)

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes