A A A A A
Bible Book List

Isaías 29O Livro (OL)

Castigo e libertação de Jerusalém

29 Ai de Ariel, a cidade que David ocupou. Ano após ano vocês fazem as vossas muitas ofertas, podem até acrescentá-las, mas eu vos enviarei uma pesada sentença e haverá choro e tristeza. Porque Jerusalém se tornará para mim num altar coberto de sangue. Eu serei o vosso inimigo. Rodearei Jerusalém e levantarei um cerco contra ela; construirei à volta pontes de ataque para a destruir. A tua voz será como um sopro, como um débil gemido, porque sairá debaixo da terra onde jazes enterrada.

5/6 No entanto, repentinamente, os teus implacáveis inimigos voarão para longe, como pó miúdo levado pelo vento. Num instante, eu, o Senhor dos exércitos, cairei sobre eles com raios, tremores de terra, tufões e fogo. Todas as nações que combatem Israel desaparecerão como um sonho! Tal como uma pessoa morrendo de fome sonha com comer, mas continua esfomeada, e um indivíduo cheio de sede sonha com beber, mas permanece enfraquecido com a sede ao acordar, assim os teus inimigos sonharão com uma conquista vitoriosa, mas que de maneira nenhuma alcançarão.

Vocês estão admirados e incrédulos? Não acreditam nisso? Pois então, já que o querem, continuem assim cegos e vão por diante! O vosso entendimento está obtuso — e não é de vinho, de maneira nenhuma! Cambaleiam, mas não é por terem bebido! 10 É porque o Senhor derramou sobre vocês um espírito de profundo adormecimento. Fechou os olhos dos vossos profetas e pregadores; 11/12 por isso todos estes acontecimentos futuros são como um livro fechado para eles. Dá-se esse livro a alguém que sabe ler, e dirá: “Não posso lê-lo, está fechado e selado.” Dá-se a outra pessoa que não sabe ler, e dirá: “Tenho pena, mas nem sequer sei ler.”

13 Assim, o Senhor diz: Este povo aproxima-se de mim só com os lábios, mas tem o seu coração afastado para longe de mim. Honra-me apenas com tradições humanas, aprendidas de cor. 14 Por isso continuarei a fazer uma obra de espanto com eles: a sabedoria dos seus sábios falhará, a capacidade dos seus técnicos será um malogro!

15 Ai dos que tentam esconder os seus planos de Deus, que tentam agir às escuras, para que Deus não veja! “Deus não há-de ver-nos”, dizem para consigo mesmos. “Ele não sabe o que vamos fazendo!” 16 Como é possível ser-se tão estúpido! Não será ele, o oleiro, muito maior do que vocês, os vasos de barro que ele faz? Serão vocês capazes de dizer: “Não foi ele quem nos fez”? Uma máquina dirá do seu inventor: “Não percebe de nada”?

17 Em breve o deserto do Líbano se tornará de novo num campo fér til, numa viçosa e abundante floresta. 18 Nesse dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e mesmo na sua escuridão os cegos compreenderão os meus planos. 19 Os amantes da paz serão cheios duma fresca alegria da parte do Senhor, e os pobres rejubilarão no santo de Israel. 20 Os tiranos serão reduzidos a nada, os escarnecedores acabarão, e os que conspiram o mal serão mortos — 21 o violento, que briga com o seu próximo sem razão alguma, os que, escondidos, fazem uma espera para bater no juiz que os sentenciou, e os que em qualquer situação são sempre desonestos e injustos.

22 Esta é a razão porque o Senhor, que resgatou Abraão, diz: O meu povo não mais empalidecerá de temor, nem será envergonhado. 23 Porque quando eles virem os seus filhos e o que vou fazer no meio deles, então me reconhecerão como o Deus santo de Jacob, e ficarão espantados. Louvarão o Santo de Israel, e o adorarão. 24 Os que andam no erro acreditarão na verdade, e os que sempre refilam terão enfim desejo de ser ensinados!

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes