A A A A A
Bible Book List

Hebreus 7Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

O sacerdote Melquisedeque

Este Melquisedeque era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo. Ele saiu ao encontro de Abraão [a], quando este estava voltando depois de ter matado os reis, e o abençoou. Foi para ele que Abraão deu a décima parte de tudo o que possuía. (Melquisedeque era “rei de justiça”, pois esse era o significado do seu nome. Ele também era “rei de paz”, uma vez que era rei de Salém, e Salém quer dizer “paz”.) Não se conhece seu pai, nem sua mãe, nem tampouco qualquer um dos seus antepassados. Não se sabe nada sobre o seu nascimento ou sobre a sua morte. Ele é como o Filho de Deus e permanece como sacerdote para sempre.

Vejam, pois, como era importante esse Melquisedeque, a quem Abraão, o patriarca [b], deu a décima parte de tudo o que tinha conseguido na batalha. Conforme a lei de Moisés, os descendentes de Levi que se tornam sacerdotes têm a ordem de cobrar do povo, ou seja, de seus próprios irmãos, a décima parte de tudo. E eles cobram, embora o povo seja descendente de Abraão. Melquisedeque não era descendente de Levi, mas mesmo assim recebeu a décima parte de tudo o que Abraão possuía. Depois Melquisedeque abençoou Abraão, o homem que tinha recebido as promessas de Deus. Não há dúvida de que aquele que abençoa é maior do que aquele que é abençoado. No caso dos sacerdotes, a décima parte é cobrada por homens que um dia vão morrer. Mas, no caso de Melquisedeque, como as Escrituras [c] dizem, a décima parte foi cobrada por alguém que continua vivo. E pode-se dizer que Levi, que agora cobra a décima parte, também pagou a décima parte a Melquisedeque através de Abraão. 10 Digo isto, pois, apesar de Levi ainda não ter nascido, ele já estava no corpo de seu antepassado Abraão, quando este se encontrou com Melquisedeque.

11 Foi por meio do ensino dos sacerdotes da família de Levi que o povo recebeu a lei de Moisés. Esses sacerdotes, porém, não conseguiram fazer com que as pessoas se tornassem perfeitas. Por causa disso, foi preciso que aparecesse um outro sacerdote, de acordo com o sacerdócio de Melquisedeque, e não de acordo com o sacerdócio de Arão. 12 E quando se muda o sacerdócio, também é necessário que se mude a lei. 13 Nós estamos falando a respeito de Jesus Cristo. Ele não pertencia à tribo de Levi mas sim a uma outra, e ninguém dessa tribo jamais tinha servido como sacerdote perante o altar. 14 É evidente que o nosso Senhor procedeu da tribo de Judá, e Moisés nunca disse nada a respeito de sacerdotes que pertencessem a esta tribo.

Jesus é sacerdote como Melquisedeque

15 E isto fica ainda mais claro quando se leva em conta que esse novo sacerdote, o qual se parece com Melquisedeque, 16 não foi feito sacerdote por leis ou mandamentos humanos. Ele foi feito sacerdote pelo poder de vida que não tem fim. 17 Pois é dito nas Escrituras [d]:

“Você é sacerdote para sempre,
    de acordo com a ordem do sacerdócio de Melquisedeque”. [e]

18 Assim, as regras antigas foram anuladas, pois eram fracas e inúteis. 19 Já que a lei de Moisés nunca foi capaz de aperfeiçoar nada, surgiu em seu lugar uma esperança melhor. É essa esperança que permite que nós nos aproximemos de Deus.

20 Além disso, há também o juramento de Deus. Os outros se tornaram sacerdotes sem juramento, 21 mas Jesus se tornou sacerdote com o juramento de Deus pois, de acordo com o que dizem as Escrituras [f]:

“O Senhor jurou e não voltará atrás:
—Você é sacerdote para sempre”. [g]

22 E é por isso mesmo que Jesus se tornou a garantia de uma aliança [h] superior.

23 Ora, na antiga aliança [i], os sacerdotes chegaram a ser muitos, pois a morte lhes impedia de continuar o seu trabalho. 24 Mas, como Jesus vive para sempre, nunca deixará de servir como sacerdote. 25 Por isso, Ele também poderá salvar, hoje e sempre, todos aqueles que por meio dele se chegam a Deus. Jesus vive para sempre, a fim de pedir a Deus a favor deles.

26 Jesus é o tipo de sacerdote de que nós precisávamos. Ele é santo, e nele não há nem maldade nem pecado. Ele foi separado dos pecadores e elevado acima do céu. 27 Ele não é como os outros sacerdotes que precisam oferecer sacrifícios todos os dias, primeiro pelos seus próprios pecados e, depois, pelos do povo. Ele ofereceu um sacrifício uma vez por todas, quando ofereceu a si mesmo. 28 A lei de Moisés constitui sumos sacerdotes a homens que são imperfeitos. Mas o juramento de Deus, que veio depois da lei [j], constitui a seu Filho como Sumo Sacerdote, o qual se tornou perfeito para sempre.

Footnotes:

  1. Hebreus 7:1 + Abraão Um ancestral do povo judeu muito respeitado. Ele é considerado o pai do povo judeu.
  2. Hebreus 7:4 + patriarca(s) São os antepassados dos judeus; os líderes das doze famílias (tribos) do povo judeu.
  3. Hebreus 7:8 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  4. Hebreus 7:17 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  5. Hebreus 7:17 Salmo 110.4
  6. Hebreus 7:21 + Escrituras As coisas sagradas escritas, o Velho Testamento.
  7. Hebreus 7:21 Salmo 110.4
  8. Hebreus 7:22 + aliança Acordo (pacto, contrato) que Deus faz com seu povo.
  9. Hebreus 7:23 + aliança Acordo (pacto, contrato) que Deus faz com seu povo.
  10. Hebreus 7:28 + lei A lei de Moisés, a lei judaica.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes