Advertência contra a Incredulidade

Assim, como diz o Espírito Santo:

“Hoje, se vocês ouvirem
    a sua voz,
não endureçam o coração,
    como na rebelião,
durante o tempo da provação no deserto,
onde os seus antepassados
    me tentaram,
    pondo-me à prova,
apesar de, durante quarenta anos,
    terem visto o que eu fiz.
10 Por isso fiquei irado
    contra aquela geração
e disse: O seu coração
    está sempre se desviando,
e eles não reconheceram
    os meus caminhos.
11 Assim jurei na minha ira:
Jamais entrarão
    no meu descanso”[a].

12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. 13 Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, 14 pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. 15 Por isso é que se diz:

“Se hoje vocês ouvirem
    a sua voz,
não endureçam o coração,
    como na rebelião”[b].

16 Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito? 17 Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? 18 E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?[c] 19 Vemos, assim, que por causa da incredulidade não puderam entrar.

Um Descanso Sabático para o Povo de Deus

Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, que nenhum de vocês pense que falhou[d]. Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram[e]. Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse:

“Assim jurei na minha ira:
Jamais entrarão
    no meu descanso”[f];

embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo. Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: “No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara”[g]. E de novo, na passagem citada há pouco, diz: “Jamais entrarão no meu descanso”.

Portanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência. Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes:

“Se hoje vocês ouvirem
    a sua voz,
não endureçam o coração”.

Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia. Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; 10 pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. 11 Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

Footnotes

  1. 3.7-11 Sl 95.7-11
  2. 3.15 Sl 95.7,8; também em 4.7.
  3. 3.18 Ou que não creram?
  4. 4.1 Ou que a promessa falhou
  5. 4.2 Muitos manuscritos dizem pois não compartilharam a fé daqueles que obedeceram.
  6. 4.3 Sl 95.11; também no versículo 5.
  7. 4.4 Gn 2.2