Hebreus 10
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000
10 A lei dada por Moisés não é um modelo completo e fiel das coisas verdadeiras; é apenas uma sombra das coisas boas que estão para vir. Os mesmos sacrifícios são oferecidos sempre, ano após ano. Portanto, como pode a lei, por meio desses sacrifícios, aperfeiçoar as pessoas que chegam perto de Deus? 2 Se as pessoas que adoram a Deus tivessem sido purificadas dos seus pecados, não se sentiriam mais culpadas de nenhum pecado, e todos os sacrifícios terminariam. 3 Em vez disso esses sacrifícios, realizados ano após ano, servem para fazer com que as pessoas lembrem dos seus pecados. 4 Pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém.
5 Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse:
“Tu, ó Deus, não queres animais
    oferecidos em sacrifícios
nem ofertas de cereais,
mas preparaste um corpo para mim.
6 Não te agradam as ofertas de animais
    queimados inteiros no altar
nem os sacrifícios oferecidos
    para tirar pecados.
7 Então eu disse:
— Estou aqui, ó Deus;
venho fazer a tua vontade,
assim como está escrito a meu respeito
    no Livro da Lei.”
8 Primeiro ele disse: “Tu não queres sacrifícios ou ofertas de animais, e não te agradam as ofertas dos animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.” Ele disse isso embora todos os sacrifícios sejam oferecidos de acordo com a lei. 9 Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade.” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. 10 E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo.
11 Todo sacerdote judeu cumpre todos os dias os seus deveres religiosos e oferece muitas vezes os mesmos sacrifícios, mas estes nunca poderão tirar pecados. 12 Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus. 13 Ali Jesus está esperando até que Deus ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos pés dele. 14 Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado.
15 E o Espírito Santo também nos dá o seu testemunho sobre isso. Primeiro ele diz:
16 “Quando esse tempo chegar, diz o Senhor,
eu farei com o povo de Israel
    esta aliança:
Porei as minhas leis no coração deles
e na mente deles as escreverei.”
17 Depois ele diz:
“Não lembrarei mais dos seus pecados
nem das suas maldades.”
18 Assim, quando os pecados são perdoados, já não há mais necessidade de oferta para tirá-los.
Cheguemos perto de Deus
19 Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo.
20 Por meio da cortina, isto é, por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. 21 Nós temos um Grande Sacerdote para dirigir a casa de Deus. 22 Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. 23 Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. 24 Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. 25 Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.
26 Pois, se continuarmos a pecar de propósito, depois de conhecer a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os nossos pecados. 27 Pelo contrário, resta apenas o medo do que acontecerá: medo do Julgamento e do fogo violento que destruirá os que são contra Deus. 28 Quem desobedece à lei de Moisés é condenado sem dó à morte, se for julgado culpado depois de ouvido o testemunho de duas pessoas, pelo menos. 29 Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer! 30 Pois sabemos quem foi que disse: “Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles.” E quem também disse: “O Senhor julgará o seu povo.” 31 Que coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!
32 Lembrem do que aconteceu no passado. Naqueles dias, depois que a luz de Deus os iluminou, vocês sofreram muitas coisas, mas não foram vencidos na luta. 33 Alguns foram insultados e maltratados publicamente, e em outras ocasiões vocês estavam prontos para tomar parte no sofrimento dos que foram tratados assim. 34 Vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocês tinham foi tirado, vocês suportaram isso com alegria porque sabiam que possuíam uma coisa muito melhor, que dura para sempre. 35 Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. 36 Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. 37 Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas:
“Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo,
e virá aquele que tem de vir;
ele não vai demorar.
38 E todos aqueles que eu aceito
terão fé em mim e viverão.
Mas, se uma pessoa voltar atrás,
eu não ficarei contente com ela.”
39 Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos.
Hebreus 10
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version
O sacrifício de Cristo nos torna perfeitos
10 A lei é apenas uma sombra das coisas boas que estavam para vir, e não a imagem real das coisas. É por isso que, mesmo com os sacrifícios que são oferecidos repetidamente ano após ano, a lei não pode tornar perfeitos aqueles que se aproximam para adorar. 2 Se ela pudesse, estes sacrifícios teriam parado de ser oferecidos, pois os adoradores estariam limpos de seus pecados e não se sentiriam mais culpados por causa desses pecados. 3 Estes sacrifícios, entretanto, fazem com que as pessoas se lembrem de seus pecados a cada ano, 4 pois é impossível que sangue de touros e de bodes remova pecados. 5 Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse:
“O Senhor não quer sacrifícios nem ofertas,
    mas me preparou um corpo.
6 O Senhor não se agrada de sacrifícios de animais mortos e queimados,
    ou de sacrifícios para tirar pecados.
7 Então eu disse:
‘Eu estou aqui, ó Deus;
    eu vim para fazer a sua vontade,
    assim como está escrito a meu respeito no Livro da Lei’”.(A)
8 Primeiro Cristo disse: “O Senhor não quer sacrifícios nem ofertas, e o Senhor não se agrada de animais mortos e queimados, ou de sacrifícios para tirar pecados”. (Estes sacrifícios são oferecidos de acordo com a lei de Moisés.) 9 Depois Cristo disse: “Eu estou aqui, ó Deus, para fazer a sua vontade”. Dessa forma Deus anula o primeiro sistema de sacrifícios para estabelecer o segundo. 10 E porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados por meio do sacrifício do corpo de Jesus, oferecido de uma vez por todas.
11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia para realizar seus serviços religiosos e para oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios. Mas estes sacrifícios jamais podem remover pecados. 12 Jesus, porém, depois de ter oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, se sentou à direita de Deus.[a] 13 Ali Jesus está esperando até que seus inimigos sejam colocados sob seu poder[b]. 14 Assim, com um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo purificados.
15 O Espírito Santo também nos dá o seu testemunho a respeito disto. Primeiro ele diz:
16 “Esta é a aliança que eu farei com eles
    depois daqueles dias, diz o Senhor:
Porei as minhas leis nos seus corações,
    e as escreverei nas suas mentes”.(B)
17 E depois ele diz:
“Nunca mais me lembrarei
    dos seus pecados ou das suas maldades”.(C)
18 Assim, uma vez que todas estas coisas são perdoadas, não há mais necessidade de se oferecer sacrifício pelos pecados.
O privilégio de nos aproximarmos de Deus
19 Por isso, irmãos, nós temos completa liberdade para entrar no Lugar Santíssimo. E nós podemos fazer isto com toda a confiança, por causa do sangue de Jesus. 20 Nós podemos entrar através de um novo caminho, um caminho de vida, o qual Jesus nos abriu. E este caminho nos leva através da cortina, isto é, através do seu próprio corpo. 21 Nós temos um grande sacerdote que governa a família de Deus. 22 Portanto, vamos nos aproximar de Deus com coração sincero e com firmeza de fé. Nós podemos fazer isso porque nossos corações foram purificados, libertando-nos das nossas culpas, e também porque o nosso corpo foi lavado com água pura. 23 Vamos seguir firmes e sem vacilar na esperança da nossa fé, pois aquele que fez a promessa é fiel.
24 Vamos também considerar uns aos outros, a fim de nos encorajarmos a mostrar amor e a fazer o bem. 25 Não deixemos de nos reunir, como algumas pessoas estão fazendo. Ao contrário, vamos nos reunir e fortalecer uns aos outros, ainda mais agora que vocês estão vendo que o Dia se aproxima.
Não se afastem de Cristo
26 Se continuarmos a pecar de propósito, mesmo depois de termos conhecido a verdade, já não há mais sacrifício que possa tirar os pecados. 27 Ao contrário, tudo o que nos resta é o medo, ao esperarmos pelo julgamento e pelo fogo vingador que destruirá todos aqueles que estão contra Deus. 28 Se duas ou três pessoas testemunharem que um homem desobedeceu à lei de Moisés, esse homem será condenado à morte sem receber qualquer misericórdia. 29 O que acontecerá, então, com aqueles que desprezam o Filho de Deus, que desrespeitam o sangue da nova aliança, com o qual eles mesmos foram purificados, ou ainda que insultam o Espírito que nos mostra a graça de Deus? Vocês não acham que eles merecem um castigo muito mais severo? 30 Ora, nós conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”.(D) Ele também disse: “O Senhor julgará o seu povo”.(E) 31 Que coisa horrível é cair nas mãos do Deus vivo!
Não percam a esperança que vocês têm
32 Lembrem-se daqueles dias em que vocês, depois de terem recebido a luz da verdade, tiveram que passar por grandes lutas e muitos sofrimentos. 33 Algumas vezes vocês foram maltratados e insultados publicamente; outras vezes ajudaram aos que estavam sendo tratados desse modo. 34 Vocês não somente ajudaram aos que estavam sofrendo na prisão, como também aceitaram com alegria o fato de que os seus bens tinham sido tirados de vocês. Vocês agiram assim porque sabiam que possuíam algo muito melhor: algo que dura para sempre.
35 Portanto, não abandonem a confiança que vocês têm; ela traz uma grande recompensa. 36 Vocês precisam ser perseverantes para que, depois de terem feito a vontade de Deus, recebam o que foi prometido.
37 Pois ainda dentro de pouco tempo,
    “Aquele que tem de vir, virá; ele não vai demorar.
38 Viverá aquele que pela fé
    for declarado justo.
Mas se ele voltar atrás
    eu não ficarei contente com ele”.(F)
39 Nós, porém, não somos daqueles que, por causa do medo, voltam atrás e são destruídos. Ao contrário, nós somos daqueles que têm fé e são salvos por ela.
Hebrews 10
Expanded Bible
10 The law is only an ·unclear picture [L shadow] of the good things coming in the future; it is not the ·real thing [reality itself; true image of them]. The people under the law offer the same sacrifices every year, but these sacrifices can never make perfect those who come near to worship God. 2 If the law could make them perfect, the sacrifices would have already ·stopped [ceased; been abolished]. The worshipers would ·be made clean [L have been cleansed/purified once for all; C forever], and they would no longer have a ·sense of [consciousness of; feeling of guilt about] sin. 3 But these sacrifices remind them of their sins every year, 4 because it is impossible for the blood of bulls and goats to take away sins.
5 So when ·Christ [L he] came into the world, he said:
“You did not ·want [desire] sacrifices and offerings,
    but you have ·prepared a body for me [or given me a body].
  6 You ·did not ask for [were not pleased with; took no delight in] burnt offerings
    and offerings to take away sins.
  7 Then I said, ‘·Look [or Here I am; T Behold], I have come.
    It is written about me in the ·book [scroll].
    ·God [L O God], I have come to do ·what you want [your will; Ps. 40:6–8].’”
8 In this Scripture ·he first said [or cited above he said], “You did not ·want [desire] sacrifices and offerings. You ·did not ask for [were not pleased with; took no delight in] burnt offerings and offerings to take away sins [v. 6].” (These are all sacrifices that the law ·commands [requires; prescribes].) 9 Then he said, “·Look [or Here I am; T Behold], I have come to do ·what you want [your will; v. 7].” God ·ends [abolishes; takes away] the ·first system of sacrifices [L first] so he can ·set up [establish] the ·new system [L second]. 10 And ·because of this [L by God’s will/desire/intention], we are ·made holy [sanctified; set apart to God] through the sacrifice Christ made in his body ·once and for all time [L once for all; 7:27; 9:12, 26].
11 ·Every day [Day after day] ·the priests [L every priest] stand and do their ·religious [priestly] service, ·often [again and again] offering the same sacrifices. Those sacrifices can never take away sins. 12 But after ·Christ [L this one; C this priest] offered one sacrifice for sins, forever, he sat down at the right ·side [L hand] of God [1:3, 13; Ps. 110:1a]. 13 And now ·Christ [L he] waits there for his enemies to be ·put under his power [L made a footstool for his feet; 1:13; Ps. 110:1b]. 14 With one ·sacrifice [offering] he made perfect forever those who are being ·made holy [sanctified; set apart to God].
15 The Holy Spirit also ·tells [testifies/bears witness to] us about this. First he says:
16 “This is the ·agreement [covenant; contract] I will make
    with them ·at that time [L after those days], says the Lord.
I will put my ·teachings [laws] in their hearts
    and write them on their minds [8:10; Jer. 31:33].”
17 Then he says:
“Their sins and ·the evil things they do [their lawless/wicked actions]—
    I will not remember anymore [8:12; Jer. 31:34].”
18 Now when these have been forgiven, there is no more need for a ·sacrifice [offering] for sins.
Continue to Trust God
19 So, brothers and sisters, ·we are completely free [L since we have confidence…; C this “since” clause continues through v. 22] to enter the ·Most Holy Place [sanctuary; L holy things; T Holy of Holies] without fear ·because of [or by means of] the blood of Jesus’ death. 20 We can enter through a new and living way that Jesus ·opened [or restored; renewed; or inaugurated] for us. It leads through the curtain—Christ’s ·body [T flesh; C like the curtain of the Most Holy Place, Christ’s body, sacrificed for us, provides access to the presence of God]. 21 And since we have a great priest over God’s house, 22 let us come near to God with a ·sincere [true] heart and a ·sure [confident] faith, because we have ·been made free [L had our hearts sprinkled; C sacrificial blood was sprinkled on people and things to purify them] from a ·guilty [evil] conscience, and our bodies have been washed with pure water [C water was used in Judaism for ritual purification]. 23 Let us hold ·firmly [without wavering] to the hope that we have confessed, because ·we can trust God to do what he promised [L the one who promised is faithful].
24 Let us think about ·each other and help each other [or how to provoke/rouse/encourage each another] to show love and do good deeds. 25 You should not ·stay away from [neglect; forsake] ·the church meetings [meeting together], as some are doing [C some were abandoning Christianity and returning to Judaism], but you should encourage each other [C to stay faithful to Christ and to other believers], and even more so as you see the day coming [C the day of the Lord, when Christ will return].
26 If we ·decide to [deliberately] go on sinning after we have learned the ·truth [L knowledge of the truth], there is no longer any sacrifice for sins. 27 There is nothing but ·fear in waiting for the [a fearful/terrifying expectation/prospect of] judgment and the ·terrible [raging; furious] fire that will ·destroy [consume; devour] ·all those who live against God [the enemies of God; L those who oppose; the adversaries]. 28 Anyone who ·refused to obey [rejected; disregarded] the law of Moses was put to death without mercy on the basis of the ·evidence [testimony] provided by two or three witnesses [Deut. 17:6]. 29 So how much worse punishment do you think is deserved by those who ·do not respect [trample on; show contempt for] the Son of God, who ·look at the blood of the agreement that made them holy as no different from others’ blood [L profane/treat as unholy/common the blood of the covenant], who insult the Spirit of God’s grace? 30 We know that God said, “·I will punish those who do wrong [T Vengeance is mine]; I will repay them [Deut. 32:35].” And he also said, “The Lord will judge his people [Deut. 32:36; Ps. 135:14].” 31 It is a ·terrible [dreadful; terrifying] thing to fall into the hands of the living God.
32 Remember those ·days in the past [or early days of your faith] when you first ·learned the truth [L were enlightened]. You ·remained strong [endured; persevered] through a hard struggle with many sufferings. 33 Sometimes you were ·hurt and attacked before crowds of people [L exposed to public shame/ridicule and persecution/oppression], and sometimes you shared with those who were being treated that way. 34 You ·helped [had sympathy for; or suffered with] the prisoners [C probably Christians imprisoned for their faith]. You even had joy when ·all that you owned [your property] was ·taken from you [seized; confiscated], because you knew you had ·something [L a possession; property] better and more lasting.
35 So do not ·lose [throw away] ·the courage you had in the past [or your confident trust in God; or your boldness], which has a great reward. 36 You must ·hold on [persevere; endure], so you can do ·what God wants [the will of God] and receive what he has promised. 37 For in a very short time [Is. 26:20],
“The One who is coming will come
    and will not delay.
38 ·Those who are right with me [L My righteous one]
    will live by faith.
But if they ·turn back with fear [shrink back],
    ·I [L My soul] will not be pleased with them [Hab. 2:3–4].”
39 But we are not those who ·turn back [shrink back] and are ·lost [destroyed]. We are people who have faith ·and are saved [leading to the possession/ preservation of life/the soul].
Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International
The Expanded Bible, Copyright © 2011 Thomas Nelson Inc. All rights reserved.