Add parallel Print Page Options

A corrupção do ser humano

As pessoas aumentaram em número e foram se espalhando por toda a terra à medida que iam tendo filhos e filhas. Então os filhos de Deus[a] viram que as mulheres dos homens eram bonitas. Eles escolheram as mulheres que quiseram e casaram-se com elas. E o SENHOR disse:

—O meu Espírito[b] não ficará no ser humano por muito tempo. Ele é mortal e irá morrer. Só terá cento e vinte anos de vida.[c]

Nesse tempo os filhos de Deus tiveram filhos com as filhas dos homens. Esses filhos se tornaram os grandes heróis dos tempos antigos. Eles foram homens de muito poder[d] que viveram na terra naquele tempo e também depois.

O SENHOR viu que a maldade das pessoas era cada vez maior e que só pensavam em fazer o mal. Então o SENHOR ficou ferido no seu coração e lamentou ter criado o ser humano. E o SENHOR disse:

—Apagarei da face da terra o ser humano que criei. Destruirei as pessoas, os animais domésticos, os animais que rastejam pelo chão e as aves do céu, porque me arrependo de tê-los feito.

Mas o SENHOR olhou com prazer para um homem chamado Noé.

Read full chapter

Footnotes

  1. 6.2 filhos de Deus Esta frase pode referir-se a anjos (como em Sl 29.1; Jó 1.6; 2.1) ou aos filhos de Sete, que viviam na presença de Deus (Gn 4.25-26; 5.1-32).
  2. 6.3 Espírito ou “sopro de vida”.
  3. 6.3 cento e vinte anos de vida ou “mais cento e vinte anos de vida”. Isso seria o total de anos até acontecer o dilúvio.
  4. 6.4 homens de muito poder Literalmente, “nefilins”. Existem também depois do dilúvio e são chamados “guerreiros de grande estatura”. Ver Nm 13.32-33.