A A A A A
Bible Book List

Gênesis 49O Livro (OL)

Jacob abençoa os filhos

49 Então Jacob chamou todos os seus filhos e disse­lhes: “Juntem­se aqui, perto de mim e dir­vos­ei o que será de vocês no futuro. Ouçam­me, ó filhos de Jacob, escutem Israel, o vosso pai!

3/4 Rúben, tu és o mais velho, o filho que eu tive na maturidade do meu vigor; és o primeiro em categoria e em honra. Mas inconstante como és, semelhante às vagas do mar, deixarás de ser o mais excelente porque me desonraste, deitando­te com uma das minhas mulheres, profanando o meu leito.
5/7 Simeão e Levi são dois da mesma espécie. São homens de violência e injustiça. A minha alma manteve­se afastada deles, não quis participar nos seus intentos secretos. Que eu nunca participe nas suas iniciativas perversas; porque no seu ódio mataram homens, na sua excitação mutilaram o gado. Maldita seja a sua fúria, pois foi feroz e cruel. Por isso espalharei os seus descendentes por todo o Israel.
8/12 Judá, os teus irmãos te louvarão. Destruirás os teus inimigos. Os filhos do teu pai se inclinarão perante ti. És como um pequeno leão que acabou de tragar a sua presa. Deita­se, tal como um leão velho, e quem ousará despertá­lo? O ceptro real não deixará de lhe pertencer, até que venha Silo, a quem todo o mundo obedecerá. Ele amarrou o seu jumentinho à melhor vide, e lavou os seus fatos no vinho. Seus olhos são mais escuros do que o vinho, seus dentes mais brancos que o leite.
13 Zebulão habitará à beira do mar e terá os portos de que se servirão os navios. Os seus limites estender­se­ão até Sidon.
14/15 Issacar é um possante animal de carga que repousa no meio dos fardos. Quando viu que a terra era boa e agradável para se viver, de boa vontade se entregou ao trabalho e aceitou a tarefa que lhe era imposta.
16/18 Dan governará o seu povo tal como qualquer outra tribo de Israel. Ele será como uma serpente no caminho, como uma víbora à beira da estrada que morde as patas do cavalo, o qual lança o cavaleiro ao chão. Eu confio na tua salvação, Senhor!
19 Gad será atacado por um bando de guerrilheiros, mas ele os atacará pelos calcanhares.
20 Aser produzirá alimento abundante e de finíssima qualidade, próprio de reis.
21 Naftali é como uma corsa à solta, produzindo lindas crias.
22/26 José é como uma árvore frutífera, produzindo frutos junto duma fonte. Os seus ramos passam acima do muro. Foi seriamente ferido por aqueles que se atiraram sobre ele e que o perseguiram. Mas as armas deles foram inutilizadas pelo poderoso de Jacob, o seu pastor, o rochedo de Israel. Que o Deus dos teus pais, aquele que tem todo o poder, te abençoe com as bênçãos dos céus e também com as da terra, as bênçãos dos seios, assim como as da madre, as bênçãos do trigo e a das flores, bênçãos que cheguem até aos altos cimos das colinas eternas. Estas serão as bênçãos que descerão sobre a cabeça de José, que teve de se separar dos irmãos.
27 Benjamim é um lobo que despedaça. Devora os seus inimigos logo de manhã e pela tarde reparte os despojos.”

A morte de Jacob

28/32 Estas são as bênçãos que Israel deu aos doze filhos. Depois disse­lhes: “Vou morrer em breve. Vocês deverão pôr­me junto dos meus pais na terra de Canaã, na gruta que está no campo de Macpela, diante de Mamre, o campo que Abraão comprou a Efrom, o heteu, como terreno para sepultura. Foi lá que sepultaram Abraão e Sara, a sua mulher; e ainda Isaque mais a sua mulher Rebeca; eu próprio lá pus o corpo de Leia. Essa gruta mais o campo foram comprados pelo meu avô Abraão aos filhos de Hete.”

33 Tendo acabado de dar aquelas profecias mais estas indicações aos filhos, deitou­se, acomodou­se na cama, deu um último suspiro e faleceu.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes