Add parallel Print Page Options

26 O número total de descendentes que foram com Jacó para o Egito foi de sessenta e seis, sem contar as mulheres dos seus filhos. 27 Além desses, havia também dois filhos de José que tinham nascido no Egito. Portanto, havia um total de setenta[a] pessoas da família de Jacó no Egito.

28 Israel enviou Judá à sua frente para pedir a José que se encontrassem todos na terra de Gósen. 29 José mandou preparar a sua carruagem e partiu para Gósen a fim de se encontrar com o seu pai, Israel. Assim que o viu, abraçou-o e chorou muito tempo abraçado com ele.

30 Depois Israel disse a José:

—Agora já posso morrer em paz porque já vi o seu rosto e sei que está vivo.

31 José então disse aos seus irmãos e a toda a família do seu pai:

—Vou partir e dizer ao faraó que já chegaram os meus irmãos e a família do meu pai, que estavam na terra de Canaã. 32 Vou dizer que são pastores, que sempre tiveram ovelhas e gado, e que trouxeram todos os seus animais e tudo o que têm para aqui. 33 Quando o faraó chamar vocês e perguntar: “Que trabalho é que vocês fazem?”, 34 respondam: “Nós, os seus servos, somos criadores de gado desde pequenos, assim como também foram os nossos antepassados”. Assim, vocês poderão viver em Gósen, já que no Egito detestam os pastores de ovelhas.

Israel fica vivendo em Gósen

47 Então José foi dar a notícia ao rei. Ele disse:

—O meu pai e os meus irmãos chegaram da terra de Canaã, com as suas ovelhas, vacas, e tudo o que têm. E já estão na terra de Gósen.

José levou com ele cinco dos seus irmãos e os apresentou ao faraó. Então o faraó perguntou aos seus irmãos:

—Que tipo de trabalho vocês fazem?

Eles responderam:

—Nós, os seus servos, somos pastores, como foram os nossos antepassados.

Depois disseram ao faraó:

—Há muita fome na terra de Canaã. Não resta nenhum lugar onde os nossos animais possam pastar. Por isso nós viemos aqui. Agora, por favor, permita que fiquemos vivendo em Gósen.

Então o faraó disse a José:

—O seu pai e os seus irmãos vieram procurar você. A terra do Egito está à sua disposição. Faça com que o seu pai e os seus irmãos fiquem na melhor região do país. Deixe que eles vivam na terra de Gósen. E se souber que há entre eles homens capazes de tomar conta do meu gado, dê-lhes esse trabalho.

A seguir José levou o seu pai, Jacó, e foi apresentá-lo ao faraó. Jacó abençoou o rei. E o faraó lhe perguntou:

—Quantos anos tem?

Jacó respondeu ao faraó:

—Só tenho cento e trinta anos. Estes anos têm sido difíceis. Eu tenho andando de um lugar para outro como estrangeiro. Os meus antepassados também andavam assim e viveram mais anos do que eu já vivi.

10 Depois Jacó abençoou[b] o faraó e saiu. 11 José instalou o seu pai e os seus irmãos na melhor terra do Egito. Deu-lhes a região de Ramessés, assim como o faraó tinha lhe ordenado. 12 José também deu ao seu pai, aos seus irmãos, e a toda a família deles a comida que precisavam.

Footnotes

  1. 46.27 setenta Segundo o TM. Os manuscritos do mar Morto e a LXX têm: “setenta e cinco”. Ver Êx 1.15; At 7.14.
  2. 47.10 abençoou Em hebraico a palavra “abençoar” e “ajoelhar” são muito parecidas. O escritor faz aqui um trocadilho, o sentido é que Jacó não se ajoelhou diante do faraó, pelo contrário, ele abençoou o faraó.