A A A A A
Bible Book List

Gênesis 35O Livro (OL)

Jacob volta a Betel

35 Após isso Deus disse a Jacob para ir até Betel e se estabelecer lá: “e levanta lá um altar”, acrescentou o Senhor, “para adorar Deus que te apareceu quando fugias do teu irmão Esaú.”

Jacob deu também instruções a toda a sua gente para destruirem os ídolos que tivessem trazido consigo, que se purificassem e pusessem roupa limpa. “Porque vamos para Betel”, disse, “e tenho a intenção de construir lá um altar a Deus, que respondeu às minhas orações naquela altura em que atravessava por uma grande angústia e tristeza, e que sempre esteve comigo por onde tenho andado”.

4/7 Dessa forma deram a Jacob todos os ídolos que traziam, como pendentes das pulseiras, brincos nas orelhas, e enterraram tudo debaixo dum carvalho perto de Siquem. Depois partiram dali. E Deus semeou o terror sobre as povoações de toda aquela região de tal forma que não houve ninguém que tivesse coragem para os perseguir. Por fim chegaram a Luz, também chamada Betel, em Canaã. E Jacob erigiu um altar e chamou­lhe Deus de Betel, porque tinha sido ali mesmo que Deus lhe aparecera quando fugia de Esaú.

Pouco depois faleceu Débora, a velha ama de Rebeca, tendo sido enterrada sob um carvalho num vale um pouco abaixo de Betel e a que puseram o nome de Carvalho do Choro.

9/10 Depois da passagem de Jacob por Betel, a caminho de Padan­Arã, Deus apareceu­lhe uma vez mais e abençoou­o, tendo­lhe dito: “Não te chamarás mais Jacob, mas Israel. 11/12 Eu sou o Deus cujo poder é sem limites. Farei que te multipliques e que te tornes numa grande nação, mais até — em muitas nações. Muitos reis se encontrarão entre os teus descendentes. Dar­te­ei a terra que ofereci a Abraão e a Isaque; não só a ti como aos teus descendentes.”

13/15 Após esse aparecimento Jacob fez uma coluna de pedra no lugar em que Deus lhe aparecera, derramou vinho sobre ela, como oferta a Deus, e ungiu­a com óleo. Chamou a esse pilar Betel, porque o Senhor lhe tinha falado ali.

A morte de Raquel e Isaque

16/18 Deixando Betel, ele e os seus continuaram em direcção a Efrata (Belém). Mas Raquel começou a ter as dores de parto quando ainda estavam a uma certa distância desse local. Após um parto muito difícil, a parteira exclamou enfim: “Que bom! Outro rapaz!” Raquel, antes de dar o seu último suspiro — porque morreu — teve ainda tempo de chamar ao menino Ben­oni. Mas o pai preferiu chamar­lhe Benjamim.

19/20 Foi pois desta forma que Raquel faleceu. E enterraram­na junto ao caminho de Efrata (também chamada Belém). Jacob levantou um memorial de pedras sobre o seu túmulo. Ainda lá está actualmente.

21 Israel prosseguiu a sua viagem e veio a acampar para lá da torre de Eder. Foi nessa altura que Rúben dormiu com Bila, concubina do seu pai. Contudo Jacob veio a sabê­lo.

22 São então estes os nome dos doze filhos de Jacob:

23 Os filhos de Leia: Rúben, o filho mais velho de Jacob, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulão.
24 Os filhos de Raquel: José e Benjamim.
25 Os filhos de Bila, a criada de Raquel: Dan e Naftali.
26 E os filhos de Zilpa, a criada de Leia: Gad e Aser.

Estas são pois os filhos que lhe nasceram em Padan­Arã.

27 Jacob chegou por fim junto de seu pai Isaque, em Mamre, em Quiriate­Arba (agora chamada Hebrom), onde também tinha vivido Abraão. 28/29 Isaque morreu algum tempo depois com a avançada idade de 180 anos, tendo sido sepultado pelos seus dois filhos Esaú e Jacob.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes