Add parallel Print Page Options

Assim acabou a criação do céu e da terra,
    e de tudo o que neles existe.
No sexto[a] dia Deus terminou
    todo o seu trabalho;
e ele descansou no sétimo dia
    de todas as obras que ele tinha feito.
Deus abençoou o sétimo dia
    e fez dele um dia santo,
porque foi nesse dia que Deus completou
    todo o seu trabalho de criação.

O primeiro homem e o jardim do Éden

Esta é a história da criação[b] do céu e da terra. Quando o SENHOR Deus fez a terra e o céu, o SENHOR Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra e não tinha ninguém para cultivar o campo. Por isso, a terra não tinha produzido ainda nenhuma planta nem erva. Mas uma corrente de água saía da terra e regava toda a superfície do campo.

Então o SENHOR Deus formou o homem[c] do pó da terra. Deus soprou no nariz do homem o fôlego de vida e ele começou a respirar e a viver. E assim o homem se tornou um ser vivo.

A seguir, o SENHOR Deus plantou um jardim no Éden,[d] no leste,[e] e nele colocou o homem que tinha criado. E o SENHOR Deus fez nascer da terra toda espécie de árvores, as quais eram belas e com bons frutos para comer. No meio do jardim estava a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

10 (Do Éden saía um rio que regava o jardim e depois se dividia em quatro outros rios. 11 O primeiro se chamava Pisom e passava por toda a região de Havilá[f], onde havia ouro. 12 O ouro dessa região era de boa qualidade; também lá havia o bdélio[g] e a pedra de ônix. 13 O segundo rio se chamava Giom e passava por toda a região de Cuxe[h]. 14 O terceiro rio se chamava Tigre e passava ao leste da Assíria. O quarto rio era o Eufrates.)[i]

15 O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden. O homem teria que cultivar e cuidar do jardim. 16 E o SENHOR Deus deu esta ordem ao homem:

—Você pode comer de todo fruto das árvores do jardim, 17 mas não coma do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal; pois, no momento em que você comer desse fruto, certamente morrerá.

Uma boa companhia

18 O SENHOR Deus disse:

—Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer alguém que lhe servirá de companhia e trabalhará com ele. Será alguém igual a ele.

19 E o SENHOR Deus formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu e os levou ao homem para ver que nome ele iria dar aos animais. E cada ser vivo ficou com o nome que o homem lhe deu. 20 O homem deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas nenhum deles era a ajuda que faltava a Adão. 21 Então o SENHOR Deus fez o homem cair num sono profundo. Enquanto ele dormia, tirou uma das costelas de Adão e fechou o lugar com carne. 22 Da costela que tinha tirado do homem, o SENHOR Deus fez a mulher e a levou ao homem. 23 Então o homem disse:

“Finalmente! Ela é osso dos meus ossos
    e carne da minha carne!
Será chamada de ‘mulher’[j],
    porque foi tirada do homem”.

24 (Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só ser.)

25 O homem e a mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha um do outro.

Footnotes

  1. 2.2 sexto Segundo a LXX e o texto siríaco. O TM tem: “sétimo”.
  2. 2.4 história da criação Literalmente, “Esta é a descendência”. A expressão faz parte da organização do texto do Gênesis e encontra-se também em Gn 5.1; 6.9; 10.1; 11.10,27; 25.12,19; 36.1,9; 37.2.
  3. 2.7 homem Em hebraico, a pronúncia da palavra “homem” e “terra” é semelhante.
  4. 2.8 Éden Palavra hebraica que significa “prazer” (ver Is 51.3; Ez 31.8-9).
  5. 2.8 leste Geralmente se refere à região entre os rios Tigre e Eufrates.
  6. 2.11 Havilá Nome que tinha a região situada na costa ocidental da península arábica.
  7. 2.12 bdélio Resina muito cara e de aroma suave utilizada em perfumes.
  8. 2.13 Cuxe Geralmente se refere à Etiópia, mas aqui se refere a uma região da Mesopotâmia (hoje, Iraque) ou perto dela.
  9. 2.14 Tigre, Eufrates Os dois maiores rios da Babilônia e da Assíria.
  10. 2.23 mulher Em hebraico a palavra “mulher” forma-se da palavra “homem”, assim como em português a palavra “varoa” se forma da palavra “varão”.

Fueron, pues, acabados los cielos y la tierra, y todo el ejército de ellos. Y acabó Dios en el día séptimo la obra que hizo; y reposó el día séptimo de toda la obra que hizo.(A) Y bendijo Dios al día séptimo, y lo santificó,(B) porque en él reposó de toda la obra que había hecho en la creación.

El hombre en el huerto de Edén

Estos son los orígenes de los cielos y de la tierra cuando fueron creados, el día que Jehová Dios hizo la tierra y los cielos, y toda planta del campo antes que fuese en la tierra, y toda hierba del campo antes que naciese; porque Jehová Dios aún no había hecho llover sobre la tierra, ni había hombre para que labrase la tierra, sino que subía de la tierra un vapor, el cual regaba toda la faz de la tierra. Entonces Jehová Dios formó al hombre del polvo de la tierra, y sopló en su nariz aliento de vida, y fue el hombre un ser viviente.(C)

Y Jehová Dios plantó un huerto en Edén, al oriente; y puso allí al hombre que había formado. Y Jehová Dios hizo nacer de la tierra todo árbol delicioso a la vista, y bueno para comer; también el árbol de vida(D) en medio del huerto, y el árbol de la ciencia del bien y del mal. 10 Y salía de Edén un río para regar el huerto, y de allí se repartía en cuatro brazos. 11 El nombre del uno era Pisón; este es el que rodea toda la tierra de Havila, donde hay oro; 12 y el oro de aquella tierra es bueno; hay allí también bedelio y ónice. 13 El nombre del segundo río es Gihón; este es el que rodea toda la tierra de Cus. 14 Y el nombre del tercer río es Hidekel; este es el que va al oriente de Asiria. Y el cuarto río es el Éufrates.

15 Tomó, pues, Jehová Dios al hombre, y lo puso en el huerto de Edén, para que lo labrara y lo guardase. 16 Y mandó Jehová Dios al hombre, diciendo: De todo árbol del huerto podrás comer; 17 mas del árbol de la ciencia del bien y del mal no comerás; porque el día que de él comieres, ciertamente morirás.

18 Y dijo Jehová Dios: No es bueno que el hombre esté solo; le haré ayuda idónea para él. 19 Jehová Dios formó, pues, de la tierra toda bestia del campo, y toda ave de los cielos, y las trajo a Adán para que viese cómo las había de llamar; y todo lo que Adán llamó a los animales vivientes, ese es su nombre. 20 Y puso Adán nombre a toda bestia y ave de los cielos y a todo ganado del campo; mas para Adán no se halló ayuda idónea para él. 21 Entonces Jehová Dios hizo caer sueño profundo sobre Adán, y mientras este dormía, tomó una de sus costillas, y cerró la carne en su lugar. 22 Y de la costilla que Jehová Dios tomó del hombre, hizo una mujer, y la trajo al hombre. 23 Dijo entonces Adán: Esto es ahora hueso de mis huesos y carne de mi carne; esta será llamada Varona,[a] porque del varón[b] fue tomada. 24 Por tanto, dejará el hombre a su padre y a su madre, y se unirá a su mujer, y serán una sola carne.(E) 25 Y estaban ambos desnudos, Adán y su mujer, y no se avergonzaban.

Footnotes

  1. Génesis 2:23 Heb. Ishshah.
  2. Génesis 2:23 Heb. Ish.