Ezequiel 45
Almeida Revista e Corrigida 2009
A repartição da terra. O lugar santo
45 Quando, pois, repartirdes a terra por sortes em herança, oferecereis uma oferta ao Senhor, um lugar santo da terra; o comprimento será de vinte e cinco mil canas, e a largura, de dez mil; este será santo em todo o seu contorno ao redor. 2 E será o santuário de quinhentas com mais quinhentas, em quadrado, e terá em redor um arrabalde de cinquenta côvados. 3 E desta medida medirás um comprimento de vinte e cinco mil côvados e uma largura de dez mil; e ali estará o santuário e o lugar santíssimo. 4 Este será o lugar santo da terra; ele será para os sacerdotes, ministros do santuário, que dele se aproximam para servir ao Senhor; e lhes servirá de lugar para casas e de lugar santo para o santuário. 5 E terão os levitas, ministros da casa, por possessão sua, vinte e cinco mil medidas de comprimento, para vinte câmaras. 6 E, para a possessão da cidade, de largura dareis cinco mil canas e de comprimento vinte e cinco mil, defronte da oferta santa, o que será para toda a casa de Israel. 7 O príncipe, porém, terá a sua parte desta e da outra banda da santa oferta e da possessão da cidade, diante da santa oferta e diante da possessão da cidade, na esquina ocidental para o ocidente, e na esquina oriental para o oriente; e será o comprimento, defronte de uma das partes, desde o termo ocidental até ao termo oriental. 8 E esta terra será a sua possessão em Israel; e os meus príncipes nunca mais oprimirão o meu povo; antes, deixarão a terra à casa de Israel, conforme as suas tribos.
9 Assim diz o Senhor Jeová: Basta já, ó príncipes de Israel; afastai a violência e a assolação, e praticai juízo e justiça, e tirai as vossas imposições do meu povo, diz o Senhor Jeová. 10 Balanças justas, e efa justo, e bato justo tereis. 11 O efa e o bato serão de uma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte do ômer, e o efa a décima parte do ômer; conforme o ômer, será a sua medida. 12 E o siclo será de vinte geras; vinte siclos, mais vinte e cinco siclos, mais quinze siclos vos servirão de um arrátel. 13 Esta será a oferta que haveis de fazer: a sexta parte de um efa de cada ômer de trigo; também dareis a sexta parte de um efa de cada ômer de cevada. 14 Quanto ao estatuto do azeite, de cada bato de azeite oferecereis a décima parte do bato tirado de um coro, que é um ômer de dez batos; porque dez batos fazem um ômer. 15 E um cordeiro do rebanho, de cada duzentos, da mais regada terra de Israel, para oferta de manjares, e para holocausto, e para sacrifício pacífico; para que façam expiação por eles, diz o Senhor Jeová. 16 Todo o povo da terra concorrerá para esta oferta, pelo príncipe de Israel. 17 E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sábados, e em todas as solenidades da casa de Israel; ele fará a expiação pelo pecado, e a oferta de manjares, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel.
18 Assim diz o Senhor Jeová: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, tomarás um bezerro sem mancha e purificarás o santuário. 19 E o sacerdote tomará do sangue do sacrifício pela expiação e porá dele nas ombreiras da casa, e nas quatro esquinas da listra do altar, e nas ombreiras da porta do átrio interior. 20 Assim também farás no sétimo dia do mês, por causa dos que erram e por causa dos símplices; assim, expiareis a casa.
21 No primeiro mês, no dia catorze do mês, tereis a Páscoa, uma festa de sete dias; pão asmo se comerá. 22 E o príncipe no mesmo dia, por si e por todo o povo da terra, preparará um bezerro de expiação pelo pecado. 23 E, nos sete dias da festa, preparará um holocausto ao Senhor, de sete bezerros e sete carneiros sem mancha, cada dia durante os sete dias; e o sacrifício de expiação de um bode cada dia. 24 Também preparará uma oferta de manjares: um efa para cada bezerro, e um efa para cada carneiro, e um him de azeite para cada efa. 25 No sétimo mês, no dia quinze do mês, na festa, fará o mesmo todos os sete dias, tanto o sacrifício pela expiação como o holocausto, e como a oferta de manjares, e como o azeite.
Ezequiel 45
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version
Repartição da terra para uso sagrado
45 —Quando você repartir a terra por sorteio entre o povo, separe também uma área de terra como presente para o SENHOR. Toda essa área será santa e medirá 12.500 metros de comprimento por 10.000 de largura. 2 Nessa área, separe um terreno de 250 metros de cada lado para o templo sagrado. Ao redor desse terreno haverá um espaço livre de 25 metros de largura. 3 Portanto, você separará dessa área de terra uma parcela de 12.500 metros de comprimento por 5.000 de largura para o santuário, o Lugar Santíssimo. 4 Essa área estará separada como uma área sagrada para os sacerdotes que permaneçam perto do SENHOR para servi-lo. Haverá lugar para suas casas e uma área sagrada para o santuário. 5 Essa área medirá 12.500 metros de comprimento por 5.000 de largura. Haverá vinte habitações como herança permanente para os levitas que servem no templo. 6 Haverá uma porção de terra de 2.500 metros de largura por 12.500 metros de comprimento que pertencerá à cidade. Também haverá uma área de 10.000 metros de comprimento como presente sagrado para todo o povo de Israel.
7 —Uma porção da terra será designada para o governante em cada lado do distrito sagrado e da propiedade da cidade, em direção ao leste e ao oeste. Terá o mesmo comprimento, tanto em direção ao leste como em direção ao oeste, que as outras áreas das tribos. 8 Pelo bem da terra, esta será propiedade do governante, para que os governantes já não oprimam o meu povo e permitam ao povo de Israel manter suas terras.
9 Assim diz o Senhor DEUS:
—Governantes de Israel, estou cansado da má conduta de vocês! Deixem de ser tão violentos e de roubar do meu povo. Pratiquem a justiça e façam o bem. Deixem de expulsar o meu povo de sua terra. Isto é o que diz o Senhor DEUS.
10 —Usem balanças justas e precisas, para sólidos e líquidos. O efa e o bato[a] terão volumes equivalentes. 11 Tanto o efa como o bato terão o mesmo que uma décima parte de um ômer[b]. 12 Um siclo[c] pesará vinte geras[d]. Uma mina[e] será o mesmo que sessenta siclos.
13 —Esta é a oferta que você terá que apresentar:
por cada ômer de trigo, a sexta parte de um efa;
por cada ômer de cevada, a sexta parte de um efa;
14 por cada coro[f] de azeite, a décima parte de um bato de azeite;
(isto é o mesmo que dez batos, também a um ômer, já que dez batos são o mesmo que um ômer)
15 e por cada duzentas ovelhas, uma ovelha.
—Também haverá ofertas de vinho de Israel para acompanhar as de cereal, sacrifícios que são queimados completamente e ofertas de festejar para purificação. Assim diz o Senhor DEUS.
16 —Todo o povo terá que apresentar essa oferta ao governante de Israel. 17 O governante terá que oferecer os sacrifícios que são queimados completamente, as ofertas de cereal e as ofertas de vinho. Ele fará isso durante os festivais, as luas novas, os dias de descanso e todas as assembleias sagradas da casa de Israel. Também apresentará os sacrifícios pelo pecado para purificar o povo de Israel.
18 Assim diz o Senhor DEUS:
—No primeiro dia do primeiro mês, tome um bezerro sem defeito e descontamine o santuário. 19 Depois o sacerdote pegará um pouco do sangue da oferta para o perdão dos pecados e o porá nos marcos das portas do templo, nos cantos das quatro paredes do altar e nos marcos da porta do pátio interior. 20 Ele fará o mesmo no dia sétimo do mês para purificar o templo dos que erraram sem perceber ou sem querer.
21 —No dia catorze do primeiro mês será celebrada a festa da Páscoa. Durante sete dias só se comerá pão sem fermento. 22 Nesse momento, o governante apresentará uma oferta pelo perdão dos pecados, por si mesmo e por todo o povo. 23 Durante cada um dos sete dias dessa festa, o governante oferecerá sacrifícios que são queimados completamente ao SENHOR; sete bezerros e sete carneiros sem defeito, assim como um carneiro como sacrifício pelo pecado. 24 Também oferecerá um efa de cereal por bezerro, um efa por carneiro e um him[g] de azeite por efa.
25 —No décimo quinto dia do sétimo mês, durante a festa, oferecerá durante os sete dias completos os mesmos sacrifícios pelo pecado, sacrifícios que são queimados completamente, e as mesmas ofertas de cereal e azeite.
Footnotes
- 45.10 bato Era uma medida de quantidade (volume) para líquidos. Era o mesmo que vinte e dois litros.
- 45.11 ômer Era uma medida de quantidade. Era o mesmo que duzentos e vinte litros.
- 45.12 siclo Era uma medida de peso. Era o mesmo que onze gramas.
- 45.12 geras Era uma medida de peso. Era o mesmo que meia grama.
- 45.12 mina Era uma medida de peso. Era o mesmo que quinhentos e cinquenta gramas.
- 45.14 coro Era uma medida de volume para líquidos. Equivalia a duzentos e vinte litros.
- 45.24 him Era uma medida de volume para líquidos. Era o mesmo que 3,7 litros. Ver tabela de pesos e medidas.
Ezekiel 45
International Children’s Bible
The Land Is Divided
45 “‘Divide the land for the Israelite tribes by throwing lots. At that time you will give a part of the land to belong to the Lord. It will be about 7 miles long and about 6 miles wide. All of this land will be holy. 2 An area of 875 feet square will be for the Temple. There will be an open space around the Temple that is 87½ feet wide. 3 In the holy area you will measure a part about 7 miles long and 3 miles wide. The Most Holy Place will be in this holy area. 4 This holy part of the land will be for the priests who serve in the Temple. This is where they come near to serve the Lord. It will be a place for the priests’ houses. And it will be the place for the Temple. 5 Another area will be about 7 miles long and more than 3 miles wide. It will be for the Levites, who serve in the Temple. It will belong to them so they will have cities in which to live.
6 “‘And you will give the city an area that is about 1½ miles wide and about 7 miles long. It will be along the side of the holy area. It will belong to all the people of Israel.
7 “‘The ruler will have land on both sides of the holy area and the city. On the west of the holy area, his land will reach to the Mediterranean Sea. On the east of the holy area, his land will reach to the eastern border. It will be as long as the land given to each tribe. 8 This land will be the ruler’s property in Israel. So my rulers will not be cruel to my people anymore. But they will give land to each tribe in the nation of Israel.
9 “‘This is what the Lord God says: You have gone far enough, you rulers of Israel! Stop being cruel and hurting people. Do what is right and fair. Stop forcing my people out of their homes, says the Lord God. 10 You must have honest scales, an honest dry measurement and an honest liquid measurement. 11 The dry measure and the liquid measure will be the same: The liquid measure will always be a tenth of a homer.[a] The ephah will always be a tenth of a homer. The measurement they follow will be the homer. 12 The shekel[b] will be worth 20 gerahs. A mina will be worth 60 shekels.
Offerings and Holy Days
13 “‘This is the gift you will offer: a sixth of an ephah from a homer of wheat; a sixth of an ephah from a homer of barley. 14 The amount of oil you are to offer is a tenth of a bath from each cor. (Ten baths make a homer and also make a cor.) 15 You should give 1 sheep from each flock of 200 from the watering places of Israel. They are to be offered with the grain offerings, burnt offerings and fellowship offerings. These offerings are to remove sins so you will belong to God, says the Lord God. 16 All people in the land will give this special offering for the ruler of Israel. 17 It will be the ruler’s responsibility to supply the burnt offerings, grain offerings and drink offerings. These offerings will be given at the feasts and at the New Moons. They will also be given on the Sabbaths and at all the other feasts of Israel. The ruler will supply the sin offerings, grain offerings and fellowship offerings. These offerings are to pay for the sins of Israel.
18 “‘This is what the Lord God says: On the first day of the first month take a young bull that has nothing wrong with it. Use it to make the Temple pure and ready for God’s service. 19 The priest will take some of the blood from the sin offering. And he will put it on the doorposts of the Temple. He will put it on the four corners of the ledge of the altar. And he will put it on the posts of the gate of the inner courtyard. 20 You will do the same thing on the seventh day of the month. You will do it for anyone who has sinned by accident or without knowing it. This is how you make the Temple pure and ready for God’s service.
Passover Feast Offerings
21 “‘On the fourteenth day of the first month you will celebrate the Feast of Passover. It will be a feast of seven days when you eat bread made without yeast. 22 On that day the ruler must offer a bull for himself and for all the people of the land. The bull will be a sin offering. 23 During the seven days of the feast the ruler must offer seven bulls. And he must offer seven male sheep. The bulls and sheep must have nothing wrong with them. They will be burnt offerings to the Lord. The ruler will offer them every day of the seven days of the feast. He must also offer a male goat every day as a sin offering. 24 The ruler must give as a grain offering a half bushel for each bull and a half bushel for each sheep. He must give a gallon of olive oil for each half bushel.
25 “‘Beginning on the fifteenth day of the seventh month, you will celebrate the Feast of Shelters. During the feast, the ruler will do the same things for seven days. He will supply the sin offering, burnt offering, grain offering and the olive oil.
Copyright 2009 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International
The Holy Bible, International Children’s Bible® Copyright© 1986, 1988, 1999, 2015 by Thomas Nelson. Used by permission.
