Jerusalém, A Videira Inútil

15 A palavra do Senhor veio a mim. Disse ele: “Filho do homem, em que a madeira da videira é melhor do que o galho de qualquer árvore da floresta? Alguma vez a madeira dela é usada para fazer algo útil? Alguém faz suportes com ela para neles pendurar coisas? E depois de lançada no fogo como combustível e o fogo queimar as duas extremidades e carbonizar o meio, servirá para alguma coisa? Se não foi útil para coisa alguma enquanto estava inteira, muito menos o será quando o fogo a queimar e ela estiver carbonizada.

“Por isso diz o Soberano, o Senhor: Assim como destinei a madeira da videira dentre as árvores da floresta para servir de lenha para o fogo, também tratarei os habitantes de Jerusalém. Voltarei contra eles o meu rosto. Do fogo saíram, mas o fogo os consumirá. E quando eu voltar o meu rosto contra eles, vocês saberão que eu sou o Senhor. Arrasarei a terra porque eles foram infiéis. Palavra do Soberano, o Senhor”.

A madeira inútil da videira

15 E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, que mais é a madeira da videira que qualquer outro, o sarmento que está entre as árvores do bosque? Toma-se dele madeira, para fazer alguma obra? Ou toma-se dele alguma estaca, para se pendurar algum traste? Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dele fica também queimado; serviria, pois, para alguma obra? Ora, se, estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido do fogo, quanto menos sendo queimado, se faria dele qualquer obra? Portanto, assim diz o Senhor Jeová: Como a videira entre as árvores do bosque, que tenho entregado ao fogo para que seja consumida, assim entregarei os habitantes de Jerusalém. E porei a minha face contra eles; eles sairão do fogo, mas o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o Senhor, quando tiver posto a minha face contra eles. E tornarei a terra em assolação, porquanto grandemente prevaricaram, diz o Senhor Jeová.

Israel é como uma vinha inútil

15 O SENHOR me disse:
“Homem mortal,
    qual é a diferença entre a lenha da parreira[a]
    e a madeira das demais árvores?
Por acaso a usam os artesãos para o seu trabalho?
    É que as pessoas sequer a usam para fazer um cabide?
A lenha da parreira só serve como combustível.
    O fogo a consome pelos extremos
até queimá-la por dentro.
    Será que pode ser usada desse jeito pelo artesão?
Sequer servia quando estava inteira,
    quanto mais após o fogo a consumir!

“Portanto, eu, o Senhor DEUS, afirmo que
assim como tenho destinado a lenha da parreira para o fogo,
    mais que a outro tipo de madeira;
assim também tenho destinado para o mesmo fim
    os habitantes de Jerusalém.
Enfrentarei a cada um deles.
Talvez sobrevivam a um fogo,
    mas algum outro acabará com eles.
E quando os enfrentar,
    saberão que eu sou o SENHOR.
Tenho planejado destruir este país
    pela rebeldia dos seus habitantes.
    Eu, o Senhor DEUS, falei isto”.

Footnotes

  1. 15.2 parreira Os profetas frequentemente se referem a Israel como a vinha do Senhor.