A A A A A
Bible Book List

Esdras 7O Livro (OL)

Esdras vem a Jerusalém

1/2 É esta a genealogia de Esdras, que viajou desde Babilónia até Jerusalém, durante o reinado de Artaxerxes da Pérsia: Esdras era filho de Seraías; Seraías, era filho de Azarias; Azarias era filho de Hilquias; Hilquias era filho de Salum; Salum era filho de Zadoque; Zadoque era filho de Aitube; Aitube era filho de Amarias; Amarias era filho de Azarias; Azarias era filho de Meraiote; Meraiote era filho de Zeraías; Zeraías era filho de Uzi; Uzi era filho de Buqui; Buqui era filho de Abisua; Abisua era filho de Finéias; Finéias era filho de Eleazar; Eleazar era filho de Arão, o sacerdote supremo.

6/7 Como chefe religioso, Esdras era muito versado nas leis que Moisés dera ao povo de Israel. Pedira ao rei para regressar a Jerusalém e foi autorizado; porque o Senhor seu Deus o abençoava. Houve aliás muita gente do povo, assim como sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e funcionários do templo que viajaram com ele para Jerusalém. 8/9 Deixaram Babilónia em meados do mês de Março do sétimo ano do reinado de Artaxerxes e chegaram a Jerusalém no mês de Agosto depois de o Senhor lhes ter dado uma boa viagem. 10 Porque Esdras tinha posto no seu coração estudar a lei do Senhor, obedecer-lhe e ensinar em Israel os seus mandamentos.

Carta de Artaxerxes a Esdras

11 Foi esta a carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, mestre nas leis do Deus dos céus:

12/26 “Artaxerxes, rei de reis, a Esdras, sacerdote e mestre das leis do Deus dos céus:

Decreto que qualquer judeu no meu reino, incluindo sacerdotes e levitas, pode regressar a Jerusalém contigo. Da minha parte e dos meus sete conselheiros, te mandamos que leves a lei do teu Deus para Judá e Jerusalém e que faças um relatório dos progressos religiosos verificados. Também te ordenamos que leves para Jerusalém a prata e o ouro que nós apresentamos como uma oferta ao Deus de Israel.

Além disso, deverás recolher as ofertas voluntárias para o templo, em prata e ouro que os judeus e os seus sacerdotes em todas as províncias da Babilónia queriam dar. Estes fundos serão usados prioritariamente para a compra de bois, carneiros, cordeiros e ofertas de cereais e de bebidas para serem oferecidos sobre o altar do teu templo quando chegares a Jerusalém. O dinheiro que sobejar poderá ser usado por ti e teus irmãos da forma que entenderem ser a vontade do vosso Deus. Leva contigo os vasos de ouro e outros objectos que damos para o templo do vosso Deus em Jerusalém. Se vos faltar dinheiro para a reconstrução do templo ou para qualquer outra coisa relacionada com isso, podem requerê-lo dos fundos do tesouro real.

Eu, Artaxerxes, rei, envio este mesmo decreto a todos os tesoureiros reais nas províncias a ocidente do rio Eufrates: ‘Deverão entregar a Esdras o que ele vos requisitar porque se trata de um sacerdote e mestre das leis do Deus dos céus. Poderão fornecer-lhe até três mil quilos de prata, vinte e dois mil litros de trigo, dois mil e duzentos litros de vinho, e qualquer quantidade de sal, e tudo o mais que o Deus dos céus pedir para o seu templo, pois porque razão arriscaria eu a ira de Deus contra o rei e os seus filhos? Também decreto que a nenhum sacerdote, nem levita, nem cantor do coro, nem porteiro, nem funcionário do templo, nem a qualquer outro trabalhador no templo seja requerido pagamento de qualquer tipo de imposto.’

Quanto a ti, Esdras, deverás usar da sabedoria que Deus te deu para escolheres e designares administradores que governem todos os povos a ocidente do rio Eufrates. Se forem pessoas que não estejam familiarizadas com as leis do teu Deus, deverás ensinar-lhas. Seja quem for que recuse obedecer à lei do teu Deus e à lei do rei terá de ser imediatamente condenada à morte, ou ao degredo, ou ao confiscamento dos seus bens, ou à prisão.”

27/28 Louvado seja o Senhor Deus dos nossos antepassados que inspirou o coração do rei para enriquecer o templo do Senhor em Jerusalém! Bendito seja o Senhor, também, pela demonstração de misericórdia para comigo, honrando-me perante o rei e os seus conselheiros, assim como perante todos os seus poderosos ministros! Foi-me dada uma grande responsabilidade porque o Senhor meu Deus está comigo. Consegui também persuadir alguns dos chefes de Israel a regressarem comigo a Jerusalém.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes