Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Read full chapter

Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Read full chapter

17 Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

Read full chapter

Exemplos de Fé

11 Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Read full chapter

Paz e Alegria

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos[a] paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos[b] na esperança da glória de Deus.

Read full chapter

Footnotes

  1. 5.1 Ou tenhamos
  2. 5.2 Ou gloriemo-nos; também no versículo 3.

17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé[a], como está escrito: “O justo viverá pela fé”[b].

Read full chapter

Footnotes

  1. 1.17 Ou é de fé em fé; ou ainda de fé para fé
  2. 1.17 Hc 2.4

A Justiça por meio da Fé

21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, 23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação[a] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

27 Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé. 28 Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei.

Read full chapter

Footnotes

  1. 3.25 Ou como sacrifício que desviava a sua ira, removendo o pecado

E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.[a]

Read full chapter

Footnotes

  1. 11.6 Alguns manuscritos dizem Mas se é por obras, já não é mais a graça; se assim fosse, as obras já não seriam obras.

12 por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em confiança, pela fé nele.

Read full chapter

para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.

Read full chapter

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Read full chapter