A A A A A
Bible Book List

Efésios 5O Livro (OL)

Como filhos que imitam o pai que muito os ama, procurem seguir o modelo de vida que Deus vos propõe. Que a vossa vida se encha do amor de Deus, esse amor com que Cristo vos amou e pelo qual se entregou em vosso lugar num sacrifício cujo perfume subiu agradavelmente até à presença de Deus.

Que ninguém tenha que vos acusar seja de imoralidade sexual, de impureza ou ganância; que nem sequer essas coisas se tornem assunto de conversa no vosso meio, como filhos de Deus que são. O mesmo se passe com historietas picantes, com anedotas de sentido equívoco, e até mesmo com troca de parvoíces: nada disso convém a crentes. Pelo contrário, que possam sempre expressar a vossa gratidão em relação ao Senhor. Sabem bem que nunca terá parte no reino de Cristo e de Deus ninguém que seja viciado, ou imoral, nem que seja ganancioso; estas coisas são formas de idolatria. Não se deixem enganar com argumentos habilidosos; é por essas coisas que a justiça de Deus se exerce severamente sobre todos os que lhes desobedecem. Portanto, com tais pessoas evitem associar­se.

Se é verdade que antes vocês viviam em trevas, agora, contudo, vivem na luz do Senhor. Andem então como filhos da luz! E a vossa vida produzirá frutos espirituais consistindo em bondade, em justiça e na verdade. 10 Assim viverão o que é agradável ao Senhor. 11 Não participem em nada que diga respeito às coisas corruptas das trevas; antes pelo contrário devem denunciá­las. 12 Porque o que nesse domínio se faz, sem que maioria das gentes o saiba, até o dizê­lo se torna indecente. 13 Mas tudo isso, quando é trazido para a luz e denunciado publicamente, mostra o verdadeiro carácter; 14 porque a luz revela a real natureza de todas as coisas. Por isso se diz: “Desperta, tu que dormes, e levanta­te do meio dos que estão como mortos; e Cristo te iluminará”.

15/16 Vejam pois como é que se conduzem: não como gente insensata, antes como pessoas espiritualmente esclarecidas, num mundo que é dominado pelas forças do mal; por isso devem saber dominar o tempo, tirando dele o melhor partido. 17 Fujam portanto de uma conduta irresponsável; procurem compreender a vontade do Senhor. 18 O excesso de bebidas alcoólicas, que produz a embriaguez, conduz à ruína. Ao contrário, encham­se do Espírito Santo. 19 Que a vossa devoção se exprima através do canto, com músicas e hinos, pelos quais louvam o Senhor com o coração. 20 E sempre, por todas as coisas, dêem graças a Deus o Pai em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Mulheres e maridos

21 Respeitem­se uns aos outros porque assim estão a respeitar Cristo. 22 E dessa forma também vocês, esposas, devem sujeitar­se aos vossos maridos, como fazem em relação ao Senhor. 23 Porque o marido é responsável pela sua mulher, tal como Cristo é a cabeça da igreja, ao mesmo tempo que também é o seu salvador. 24 De sorte que, assim como a igreja se sujeita voluntariamente a Cristo, assim devem as mulheres sujeitar­se em tudo aos seus maridos.

25 E vocês maridos, amem as vossas mulheres da mesma forma que Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela, 26 para a tornar santa e pura, com a acção da sua palavra, a qual, como a água, 27 a lava a fim de poder trazê­la para junto de si, sem uma nódoa, sem uma ruga, sem qualquer defeito, mas irrepreensível, santa, gloriosa. 28 É assim pois que os maridos devem amar as suas esposas, como uma parte do seu próprio corpo, como a si próprios. 29/30 E ninguém despreza o seu próprio corpo, antes o alimenta e cuida dele. É isso mesmo que Cristo faz com a igreja, o seu corpo, de que nós fazemos parte integrante. 31 Por isso as próprias Escrituras afirmam que “O homem deve deixar o seu pai e a sua mãe, para se unir à sua mulher, e serão os dois como um só.” 32 Sem dúvida há aqui algo de muito profundo com referência à relação entre Cristo e a igreja. 33 Portanto repito: cada marido deve amar a sua mulher como a si mesmo, e a esposa que respeite o marido.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes