Add parallel Print Page Options

Morte de Moisés

34 Moisés subiu da planície de Moabe para o monte Nebo, ao topo do monte Pisga, que está na frente de Jericó. O SENHOR mostrou-lhe toda a terra: desde Gileade a Dã, toda a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar do oeste, a região sul de Canaã e a planície de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. Depois o SENHOR disse a Moisés:

—Esta é a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó. Eu disse: “Darei esta terra aos seus descendentes”. Deixei que você a visse, mas não entrará nela.

Então Moisés, o servo do SENHOR, morreu na terra de Moabe, tal como o SENHOR tinha dito. O SENHOR o enterrou na terra de Moabe, perto de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe exatamente onde fica o lugar em que foi enterrado. Moisés ainda tinha toda a sua força e enxergava claramente quando morreu com cento e vinte anos de idade. Durante trinta dias os israelitas choraram e fizeram luto por Moisés, na planície de Moabe.

Josué, sucessor de Moisés

Então Josué, filho de Num, ficou cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. E os israelitas o obedeceram e fizeram o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés.

10 Nunca houve outro profeta em Israel como Moisés, com quem o SENHOR falasse face a face. 11 Nem outro profeta que fizesse os sinais e os milagres que o SENHOR lhe mandou fazer no Egito, contra o faraó, contra os seus ministros e contra o seu país. 12 Também nunca ninguém teve tanto poder como Moisés demonstrou ter quando fez os seus grandes milagres diante do povo de Israel.