A A A A A
Bible Book List

Atos 8O Livro (OL)

1/2 Saulo concordara com a morte de Estêvão.

A igreja é perseguida e espalhada

Naquele dia, começou uma grande onda de perseguição contra os crentes, onda essa que varreu a igreja em Jerusalém; e todos, excepto os apóstolos, fugiram para a Judeia e Samaria. (Alguns judeus piedosos, com grande desgosto, foram enterrar Estêvão.) Saulo excedia­se andando por toda a parte para destruir a igreja, chegando a entrar em casas particulares, arrastando para fora homens e mulheres e metendo­os na prisão.

4/8 Mas os que tinham fugido de Jerusalém pregavam em todo o lado a palavra de Jesus! Filipe, por exemplo, foi para a cidade de Samaria onde falou de Cristo ao povo. As multidões escutavam atentas aquilo que ele dizia por causa dos milagres que fazia. Espíritos maus foram expulsos, largando as vítimas com gritos, e paralíticos e coxos foram curados, pelo que era grande a alegria naquela cidade!

Simão, o feiticeiro

9/13 Havia ali um homem chamado Simão que desde há anos era feiticeiro. Gozava de grande influência e orgulhava­se das coisas espantosas que fazia. O povo samaritano dizia até que era um grande homem de Deus. Mas agora esse mesmo povo acreditava antes na mensagem de Filipe, que lhes anunciava Jesus Cristo e o reino de Deus. Como resultado, muitos homens e mulheres foram baptizados. O próprio Simão creu e foi baptizado, começando a acompanhar Filipe por onde quer que andasse, assistindo com pasmo aos milagres que realizava.

14/17 Quando os apóstolos em Jerusalém souberam que o povo de Samaria aceitara a mensagem de Deus, mandaram Pedro e João até lá. Logo que chegaram, começaram a orar pelos novos crentes para que recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito não descera ainda sobre nenhum deles. Tinham sido baptizados apenas em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João puseram as mãos sobre esses crentes e receberam o Espírito Santo.

18/19 Quando Simão viu isto, que o Espírito Santo era dado quando os apóstolos colocavam as mãos sobre a cabeça das pessoas, ele ofereceu dinheiro para adquirir esse poder: “Quero tê­lo também para que, quando eu puser as minhas mãos sobre as pessoas, elas recebam o Espírito Santo!”

20/23 Mas Pedro respondeu: “Que o teu dinheiro morra contigo por pensares que o dom de Deus se pode comprar! Não podes ter parte nisto porque o teu coração não é recto diante de Deus. Arrepende­te dessa perversidade e ora. Talvez Deus ainda perdoe os teus maus pensamentos, pois vejo que há ciúme e pecado no teu coração.”

24 “Orem por mim”, exclamou Simão, “para que essas coisas terríveis não me aconteçam.”

25 Depois de darem testemunho e de pregarem a palavra do Senhor na Samaria, Pedro e João voltaram para Jerusalém, parando em várias aldeias samaritanas ao longo do caminho para aí pregarem também as boas novas.

Filipe e o etíope

26/28 E quanto a Filipe, um anjo do Senhor disse­lhe: “Vai até à estrada que sai de Jerusalém e que atravessa o deserto de Gaza na direcção do sul”. Filipe assim fez, e veio encontrar viajando naquela estrada um administrador do reino da Etiópia, um eunuco que era alto funcionário da rainha Candace! Fora a Jerusalém adorar no templo e voltava agora no seu carro, lendo em voz alta no livro do profeta Isaías.

29 O Espírito Santo disse a Filipe: “Vai e caminha ao lado do carro!”

30 Filipe aproximou­se a correr e ouvindo o que ele lia perguntou­lhe: “Compreendes o que lês?”

31 “Claro que não!”, exclamou o homem. “Como posso eu compreender se não há quem me ensine?” E pediu a Filipe que entrasse no carro e se sentasse ao seu lado. 32/33 A passagem das Escrituras que o eunuco lia era:

    ‘Levaram­no como uma ovelha para o matadouro,
        e assim como um cordeiro se mantém calado diante dos que o tosquiam,
        assim também ele não abriu a sua boca.
    Foi humilhado, negaram­lhe justiça;
        Quem pode descrever a sua geração?
        Pois a sua vida foi tirada da terra.’

34/35 O eunuco perguntou a Filipe: “Isaías falava acerca de si próprio ou de outra pessoa?” Então Filipe, começando com este mesmo texto da Escritura e, usando muitas outras passagens, falou­lhe de Jesus.

36 Entretanto chegaram a um local onde havia água e o eunuco disse: “Água já aqui temos! Porque é que eu não hei­de ser baptizado?”

37/38 “Com certeza que sim”, respondeu Filipe, “se creres de todo o teu coração.”

E o eunuco: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Parou o carro e, descendo ambos para dentro da água, Filipe baptizou­o.

39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e o eunuco, que nunca mais o viu, continuou alegremente a sua viagem. 40 Filipe deu por si em Azoto. Aí pregou as boas novas; não só aí como também em todas as cidades no caminho até Cesareia.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes