A A A A A
Bible Book List

Atos 2O Livro (OL)

O Espírito Santo desce no Pentecostes

Chegou o dia de Pentecostes. Estando os crentes reunidos naquele dia, ouviu­se, subitamente nos céus, um som semelhante ao rugido de um furacão, enchendo a casa onde se encontravam. 3/4 Apareceram então como que línguas de fogo que pousaram sobre as suas cabeças e todos os presentes ficaram cheios do Espírito Santo, começando a falar línguas que desconheciam, pois o Espírito Santo deu­lhes esse poder.

5/6 Ora, encontravam­se naquele dia em Jerusalém, para assistir às celebrações religiosas, muitos judeus piedosos vindos de diversas nações. Ao ouvir­se aquele rugido no céu por cima da casa, o povo acorreu para ver o que se passava, e ficaram todos pasmados ouvindo os discípulos falar nas próprias línguas deles.

7/12 “Como é que isto pode ser?”, exclamaram. “Estes homens são da Galileia e, afinal, ouvimo­los falar em todas as línguas dos países onde nascemos! Estamos aqui partos, medos, elamitas, gente da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto, Ásia, Frígia, Panfília, Egipto, terras da Líbia perto de Cirene, forasteiros vindos de Roma (tanto judeus como convertidos ao judaismo), cretenses e árabes. Todos ouvimos estes homens contar nas nossas diversas línguas os poderosos milagres de Deus!” E ficaram ali pasmados, sem saber o que pensar, perguntando uns aos outros: “Que quer isto dizer?” 13 Mas também havia quem troçasse: “Beberam demais!”

Pedro fala à multidão

14/16 Então Pedro, avançando com os onze apóstolos, falou à multidão: “Escutem, forasteiros e moradores de Jerusalém! Há quem esteja aí a dizer que estes homens se embriagaram! Não é verdade! Seria demasiado cedo para isso! São apenas nove horas da manhã! Não! Aquilo a que acabam de assistir foi predito há séculos pelo profeta Joel:

17/21     ‘Nos últimos dias, disse Deus,
        derramarei o meu Espírito Santo sobre toda a humanidade.
    Os vossos filhos e filhas profetizarão,
        os vossos jovens terão visões e os velhos terão sonhos.
    Sim, o Espírito Santo descerá sobre todos os que me servem,
        tanto homens como mulheres,
        e profetizarão.
    Farei aparecerem estranhos sinais nos céus e na Terra,
        sangue e fogo e nuvens de fumo.
    O Sol ficará negro e a Lua há­de pôr­se vermelha como o sangue,
        antes de vir esse grande e glorioso dia do Senhor.
    E todo aquele que pedir misericórdia ao Senhor recebê­la­á,
        e será salvo!’

22/24 Gente de Israel, ouçam! Deus deu público testemunho de Jesus de Nazaré com os espantosos milagres que através dele realizou, como bem sabem. Mas, de acordo com o seu plano, deixou que vocês se servissem de mãos de injustos para o pregarem na cruz e o assassinarem. Porém, Deus libertou­o dos horrores da morte, trazendo­o de novo à vida, pois a morte não poderia ter prendido este homem.

25/28 Já o rei David tinha dito estas palavras referindo­se a Jesus:

    ‘Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim.
        E visto que ele está ao meu lado, não cairei.
    Essa é a razão porque o meu coração está alegre,
        e a minha alma está satisfeita!
    O meu corpo repousará em esperança.
    Porque sei que não deixarás a minha alma no inferno,
        nem permitirás que se corrompa na sepultura o teu Santo.
    Mostraste­me o caminho da vida;
        conceder­me­ás abundância de júbilo na tua presença.’

29/30 Irmãos, permitam que vos diga isto com toda a clareza — o nosso antepassado David não se referia a si próprio, pois morreu e foi sepultado, e o seu túmulo ainda o temos entre nós! Mas era profeta e sabia que Deus tinha prometido com juramento que um dos seus descendentes seria o Messias e se sentaria no seu trono. 31 David previa e anunciava assim a ressurreição de Cristo, dizendo dele que a sua alma não ficaria no mundo dos mortos e que o seu corpo não conheceria a podridão.

32/33 Referia­se, pois, a Jesus, e todos nós somos testemunhas de que Deus o ressuscitou dos mortos, encontrando­se agora no lugar de honra no céu, à direita de Deus. E, cumprindo a promessa que fizera, o Pai deu­lhe autoridade para enviar o Espírito Santo, com os resultados que hoje estão a ver e a ouvir.

34/35 Não, David nunca subiu aos céus. Ele próprio afirmou:

    ‘Deus falou ao meu Senhor:
    Senta­te no lugar de honra, à minha direita,
        até que te sujeite os teus inimigos por completo.’

36 Portanto, declaro a todos em Israel que Deus fez deste Jesus, que vocês crucificaram, o Senhor e o Messias!”

37 Estas palavras de Pedro causaram tanta convicção que o povo lhe disse a ele e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?”

38 E Pedro respondeu: “Cada um deve arrepender­se do seu pecado, converter­se a Deus e ser baptizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E então receberão também este dom do Espírito Santo, 39 pois Cristo prometeu­o a todos quantos ouvirem a chamada do Senhor nosso Deus, tanto vocês como os vossos filhos, e até os que estão em terras distantes!” 40 Pedro continuou com persuasão a falar­lhes de Jesus, e insistia para que se salvassem, se livrassem dos males do seu tempo.

A fraternidade dos crentes

41/42 Aqueles que creram nas palavras de Pedro foram baptizados, cerca de três mil ao todo, e juntaram­se aos outros crentes, participando regularmente no ensino administrado pelos apóstolos, na união fraterna, no partir do pão e nas orações. 43 Todos sentiam profundo temor e respeito, e os apóstolos faziam muitos milagres. 44 Os crentes encontravam­se constantemente, repartindo tudo uns com os outros, 45 vendendo os seus bens e ajudando os necessitados. 46 Cada dia adoravam juntos no templo; reuniam­se em pequenos grupos familiares para celebrar a comunhão, e tomavam as refeições em comum, 47 com grande alegria e gratidão, louvando Deus. A cidade inteira via­os com bons olhos e todos os dias Deus ia acrescentando ao seu número aqueles que se salvavam.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes