A A A A A
Bible Book List

Atos 15Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

A assembléia em Jerusalém

15 Alguns homens que tinham vindo da região da Judéia estavam ensinando os irmãos e diziam:

—Se vocês não forem circuncidados [a], de acordo com o costume de Moisés, não poderão ser salvos.

Paulo e Barnabé não concordavam com isso, e tiveram uma discussão muito forte com eles. Resolveu-se, então, mandar Paulo, Barnabé e alguns dos outros para Jerusalém a fim de falarem com os apóstolos [b] e presbíteros [c] a respeito dessa questão. Eles foram enviados pela igreja e atravessaram as regiões da Fenícia e de Samaria onde, falando a respeito da conversão dos que não eram judeus, causaram grande alegria entre os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, eles foram recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros e lhes contaram todas as coisas que Deus tinha feito por meio deles. Porém alguns dos fariseus [d] que tinham crido se levantaram e disseram:

—É necessário que eles sejam circuncidados [e] e que obedeçam à lei de Moisés.

Os apóstolos [f] e os presbíteros [g] se reuniram para considerar esta questão e, depois de uma longa discussão, Pedro se levantou e lhes disse:

—Irmãos, vocês sabem que no começo Deus me escolheu para que, pela minha boca, os que não são judeus pudessem ouvir a mensagem das Boas Novas [h] e acreditar. E Deus, que conhece os corações das pessoas, mostrou que os aprovava dando a eles o Espírito Santo [i], exatamente da mesma forma que Ele fez conosco. Ele não fez nenhuma diferença entre nós e eles, purificando os corações deles por causa de sua fé. 10 Por que agora vocês querem colocar Deus à prova, pondo sobre os ombros dos discípulos uma carga que nem nós nem nossos antepassados fomos capazes de carregar? 11 Nós acreditamos que somos salvos pela graça [j] do Senhor Jesus, exatamente como eles são.

12 Todos os que estavam na assembléia fizeram silêncio e escutaram a Barnabé e a Paulo enquanto eles descreviam todos os sinais e maravilhas que Deus tinha feito por meio deles entre os que não eram judeus. 13 Quando acabaram de falar, Tiago disse:

—Irmãos, escutem-me. 14 Simão nos contou como Deus mostrou o seu amor pelos que não são judeus, pois Ele os aceitou e escolheu, dentre eles, um povo para ser o seu. 15 E as palavras dos profetas [k] conferem com isto, pois está escrito:

16 “Depois disto Eu voltarei
    e reconstruirei a casa de Davi que caiu.
Eu restaurarei os seus pedaços e tornarei a levantá-la,
17 para que o resto do mundo possa procurar ao Senhor,
    isto é, todos os que não são judeus
    e que são chamados pelo meu nome.
Assim diz o Senhor 18 que faz estas coisas
    que têm sido conhecidas desde a eternidade”. [l]

19 —Portanto, eu julgo que nós não deveríamos causar problemas para aqueles que não são judeus e que estão se convertendo a Deus. 20 Ao invés disso, deveríamos escrever para eles dizendo-lhes que não comam aquela comida que ficou contaminada por ser oferecida aos ídolos, que não cometam imoralidade sexual, que não comam nada estrangulado e nem sangue. 21 Pois ainda há aqueles que, há muito tempo, vêm anunciando as palavras de Moisés nas sinagogas [m] de todas as cidades, onde também é lida a sua lei todos os sábados.

A resposta da assembléia

22 Então os apóstolos [n] e presbíteros [o], juntamente com toda a igreja, decidiram escolher entre eles alguns homens para mandá-los para a cidade de Antioquia com Paulo e Barnabé. Os escolhidos foram: Judas (conhecido como Barsabás) e Silas, líderes entre os irmãos. 23 E eles também enviaram esta carta por meio deles:

“Nós, os apóstolos [p] e presbíteros [q], irmãos de vocês, mandamos saudações aos irmãos que não são judeus das cidades de Antioquia, Síria e Cilícia.

24 Nós soubemos que alguns homens do nosso grupo foram até aí sem a nossa autorização e os preocuparam com suas palavras, perturbando as mentes de vocês. 25 Nós todos chegamos a um acordo e decidimos escolher alguns homens e enviá-los a vocês com os nossos amados irmãos Barnabé e Paulo, 26 que arriscaram suas próprias vidas pelo nome do nosso Senhor Jesus Cristo. 27 Nós lhes estamos enviando Judas e Silas, e eles lhes dirão estas mesmas coisas pessoalmente. 28 Pareceu bem ao Espírito Santo [r] e a nós não pôr nenhuma carga sobre vocês, a não ser as coisas que são de fato necessárias, como estas:

29 Vocês não devem comer comidas oferecidas a ídolos, sangue, ou ainda animais que tenham sido estrangulados.
Vocês também não devem cometer imoralidades sexuais.
Vocês farão bem se ficarem longe dessas coisas.

Passem bem”.

30 Então eles partiram e foram para a cidade de Antioquia. Lá eles reuniram a congregação e lhes entregaram a carta. 31 Depois de ela ter sido lida pelos irmãos, todos ficaram muito contentes pelas palavras de encorajamento que a carta trouxe. 32 Judas e Silas, que eram ambos profetas [s], falaram aos irmãos por muito tempo, encorajando-os e fortalecendo-os. 33 Depois de terem passado algum tempo ali, os irmãos os enviaram de volta em paz, para que eles voltassem para aqueles que os tinham enviado. 34  [t] 35 Paulo e Barnabé permaneceram ainda algum tempo na cidade de Antioquia e, juntamente com muitos outros, ensinavam e proclamavam a mensagem do Senhor [u].

Paulo e Barnabé se separam

36 Alguns dias mais tarde, Paulo disse a Barnabé:

—Vamos voltar e visitar os irmãos em todas as cidades onde já anunciamos a mensagem do Senhor [v] para ver como eles estão indo.

37 Barnabé queria levar a João (que é conhecido como Marcos) com eles. 38 Mas Paulo achava que seria melhor não levá-lo, pois ele já os tinha abandonado em Panfília uma vez e não os tinha acompanhado no trabalho. 39 O desacordo entre eles foi tão forte que se separaram. Barnabé levou Marcos e navegou para a ilha de Chipre. 40 Paulo escolheu a Silas e partiu, depois de ter sido entregue pelos irmãos aos cuidados do Senhor. 41 Paulo passou pelas regiões da Síria e da Cilícia, sempre fortalecendo as igrejas.

Footnotes:

  1. Atos 15:1 + circuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê judeu do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha feito com Abraão (Gênesis 17.9-14).
  2. Atos 15:2 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  3. Atos 15:2 + presbíteros Um grupo de homens escolhidos para liderar a igreja. Eles também eram chamados de bispos e pastores. O trabalho deles é cuidar do povo de Deus.
  4. Atos 15:5 + fariseus Eles eram um grupo religioso judeu que diziam seguir o Velho estamento e outras leis e costumes judaicos cuidadosamente.
  5. Atos 15:5 + circuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê judeu do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha feito com Abraão (Gênesis 17.9-14).
  6. Atos 15:6 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  7. Atos 15:6 + presbíteros Um grupo de homens escolhidos para liderar a igreja. Eles também eram chamados de bispos e pastores. O trabalho deles é cuidar do povo de Deus.
  8. Atos 15:7 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  9. Atos 15:8 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  10. Atos 15:11 + graça A bondade divina.
  11. Atos 15:15 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  12. Atos 15:18 Amós 9.11-12
  13. Atos 15:21 + sinagoga(s) Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  14. Atos 15:22 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  15. Atos 15:22 + presbíteros Um grupo de homens escolhidos para liderar a igreja. Eles também eram chamados de bispos e pastores. O trabalho deles é cuidar do povo de Deus.
  16. Atos 15:23 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  17. Atos 15:23 + presbíteros Um grupo de homens escolhidos para liderar a igreja. Eles também eram chamados de bispos e pastores. O trabalho deles é cuidar do povo de Deus.
  18. Atos 15:28 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  19. Atos 15:32 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  20. Atos 15:34 verso 34 Algumas cópias gregas adicionam o verso 7: “Porém Silas achou melhor ficar ali”.
  21. Atos 15:35 + mensagem do Senhor O mesmo que a mensagem de Deus.
  22. Atos 15:36 + mensagem do Senhor O mesmo que a mensagem de Deus.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes