A A A A A
Bible Book List

Atos 14Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Em Icônio

14 Em Icônio, como de costume, Paulo e Barnabé foram para a sinagoga [a] dos judeus. Ao chegarem lá, falaram de tal maneira que uma grande multidão, formada tanto de judeus como de não judeus, creu. Os judeus que não tinham acreditado, porém, incitaram os que não eram judeus a pensar coisas más contra os irmãos. Eles se mantiveram lá por muito tempo e falaram, sem medo nenhum, em nome do Senhor. E o Senhor, confirmando a mensagem [b] da sua graça [c], permitia que muitos sinais milagrosos e coisas maravilhosas fossem feitas pelas mãos deles. A população da cidade estava dividida: Uns estavam do lado dos judeus e outros do lado dos apóstolos [d]. Então, os judeus e os que não eram judeus, juntamente com os seus líderes, fizeram planos para maltratar Barnabé e Paulo e para apedrejá-los. Quando souberam disso, os missionários fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e para os seus arredores. Lá eles continuaram a proclamar as Boas Novas [e].

Em Listra

Havia em Listra um homem que estava sempre sentado, pois era aleijado dos pés. Ele era paralítico de nascença e nunca tinha andado. Este homem ouviu a Paulo falando e, quando Paulo olhou bem para ele, viu que ele tinha fé em ser curado. 10 Então Paulo disse em voz alta:

—Levante-se! Fique de pé!

O homem deu um pulo e começou a andar.

11 Quando as pessoas da multidão viram o que Paulo tinha feito, gritaram em língua licaônica, dizendo:

—Os deuses se transformaram em homens e desceram até nós.

12 Eles começaram a chamar a Barnabé de Júpiter e Paulo de Mercúrio, pois ele era o principal orador. 13 O templo do deus Júpiter ficava bem perto da cidade. O seu sacerdote trouxe touros e coroas de flores para os portões da cidade, pois tanto ele como a multidão queriam oferecer sacrifícios a Paulo e a Barnabé.

14 Quando os apóstolos [f] Barnabé e Paulo ouviram isso, rasgaram as suas roupas e correram para a multidão, 15 gritando e dizendo:

—Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos apenas homens, seres humanos como vocês! Nós estamos aqui para lhes dizer as Boas Novas [g], a fim de que vocês deixem essas coisas que não valem nada e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles. 16 No passado, Deus deixou que todas as nações andassem nos seus próprios caminhos. 17 Mas, nem por isso Ele as deixou sem qualquer evidência de quem Ele é, pois Ele tem feito boas coisas a todos. Ele tem dado chuva do céu e colheitas nos tempos certos. Ele não deixa que lhes falte comida, e enche os corações de vocês de alegria.

18 Mesmo com estas palavras foi muito difícil impedir que a multidão oferecesse sacrifícios a eles.

19 Depois disto, alguns judeus que tinham vindo de Antioquia e de Icônio convenceram as multidões e, juntos, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade pensando que ele estivesse morto. 20 Quando os discípulos se juntaram ao seu redor, ele se levantou e voltou para a cidade. No dia seguinte ele e Barnabé partiram para Derbe. 21 Eles proclamaram as Boas Novas [h] naquela cidade e fizeram muitos discípulos.

Depois eles voltaram para as regiões de Listra, Icônio e Antioquia, sempre 22 fortalecendo as almas dos discípulos e encorajando-os a continuar na fé. Eles diziam:

—Nós temos que passar por muitas aflições para podermos entrar no reino de Deus.

23 Eles nomearam presbíteros [i] em cada igreja e, orando e jejuando [j], os entregaram ao Senhor em quem acreditavam.

24 Depois de Paulo e Barnabé terem passado pela região da Pisídia, chegaram até a região da Panfília. 25 Lá, depois de anunciarem a mensagem [k] em Perge, foram para a Atália. 26 Dali eles navegaram para Antioquia onde tinham sido entregues aos cuidados de Deus para o trabalho que tinham agora terminado.

27 Ao chegarem, eles reuniram toda a igreja e contaram tudo o que Deus havia feito por meio deles e como Deus tinha aberto as portas da fé para aqueles que não eram judeus. 28 E por muito tempo eles permaneceram lá com os discípulos.

Footnotes:

  1. Atos 14:1 + sinagoga Lugar onde os judeus se reuniam para ler e estudar as Escrituras.
  2. Atos 14:3 + mensagem do Senhor O mesmo que a mensagem de Deus.
  3. Atos 14:3 + graça A bondade divina.
  4. Atos 14:4 + apóstolos Neste caso significa trabalhadores importantes, aqueles que levavam a mensagem de Deus.
  5. Atos 14:7 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  6. Atos 14:14 + apóstolos Neste caso significa trabalhadores importantes, aqueles que levavam a mensagem de Deus.
  7. Atos 14:15 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  8. Atos 14:21 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  9. Atos 14:23 + presbíteros Um grupo de homens escolhidos para liderar a igreja. Eles também eram chamados de bispos e pastores. O trabalho deles é cuidar do povo de Deus.
  10. Atos 14:23 + jejuar É ficar sem comer por um período especial de oração e adoração a Deus.
  11. Atos 14:25 + mensagem O mesmo que a mensagem de Deus.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes