A A A A A
Bible Book List

Atos 12O Livro (OL)

Pedro é preso e libertado por um anjo

12 1/2 Por aquele tempo, o rei Herodes tomou medidas contra alguns da igreja e matou Tiago, irmão de João, pela espada. 3/5 Vendo como isto tinha agradado aos dirigentes judaicos, Herodes prendeu Pedro durante a festa da Páscoa e meteu­o na cadeia guardado por dezasseis soldados. A intenção de Herodes era entregar Pedro aos judeus para que fosse julgado depois da Páscoa. Mas durante todo o tempo que passou na prisão, a igreja orava fervorosamente a Deus, rogando pela sua vida.

6/8 Na noite anterior ao seu julgamento, Pedro dormia preso com correntes duplas, entre dois soldados, e ainda com outros guardas à porta da prisão. De súbito, fez­se uma luz na cela e junto dele apareceu um anjo do Senhor que, batendo­lhe no lado para o acordar, disse­lhe: “Levanta­te depressa!” Logo as correntes lhe caíram dos pulsos. E continuou: “Veste­te e calça­te.” Pedro obedeceu. “Agora embrulha­te na capa e segue­me!”

9/10 Saiu da cela atrás do anjo, mas sempre pensando que aquilo era um sonho ou uma visão, não acreditando que fosse qualquer coisa realmente a acontecer. Passaram pelo primeiro e segundo postos da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua, o qual se abriu por si! Cruzaram­no e caminharam juntos pelo espaço de um quarteirão, e então repentinamente o anjo desapareceu.

11 Só então Pedro compreendeu o que tinha acontecido. “É realmente verdade!”, disse consigo próprio. “O Senhor mandou o seu anjo salvar­me das mãos de Herodes e do que os judeus queriam fazer­me!”

12/15 Depois de pensar um pouco, dirigiu­se a casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos se encontravam reunidos para orar. Bateu ao portão da entrada, e quem o abriu foi uma rapariga chamada Rode, que, ao reconhecer a voz de Pedro, ficou tão contente que voltou a correr para dentro de casa dizendo quem estava à porta da rua; mas não acreditavam nas suas palavras. “Não estás boa da cabeça”, diziam. Mas como insistisse, julgaram: “Deve ser o seu anjo”.

16/17 Entretanto Pedro continuava a bater à porta. Quando, por fim, lha abriram, a surpresa não podia ser maior. Pedro fez­lhes sinal para que se acalmassem e contou­lhes o que sucedera e como o Senhor o tirara da cadeia. “Contem também a Tiago e aos outros o que aconteceu”, disse, saindo em seguida para local mais seguro.

18 Chegada a manhã, houve um grande alarido na prisão. Que era feito de Pedro? 19 Quando Herodes o mandou buscar e soube que não estava lá, prendeu os dezasseis guardas, que foram condenados à morte.

Depois disto, Herodes foi para Cesareia durante algum tempo. 20 Ali, procurou­o uma delegação chegada de Tiro e Sidom. Herodes estava em conflito com o povo daquelas duas cidades, mas os enviados, travando amizade com Blasto, o secretário do rei, pediram a paz, pois as suas cidades dependiam alimentarmente do rei. 21/22 Combinada uma entrevista com o rei, no dia marcado, Herodes, nas suas vestes reais, sentou­se no trono e fez um discurso, no fim do qual o povo, com grandes aplausos, gritou: “Isto não é um homem a falar! É a voz de um deus!”

23 Imediatamente um anjo do Senhor feriu Herodes com uma doença, de tal modo que se encheu de bichos e morreu, por ter aceitado a adoração do povo, em vez de dar glória a Deus.

24 Mas as boas novas de Deus espalhavam­se rapidamente e havia muitos novos crentes. 25 Barnabé e Saulo acabaram a sua missão em Jerusalém e regressaram a Antioquia, levando João Marcos com eles.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes