A A A A A
Bible Book List

Atos 11Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Pedro volta para Jerusalém

11 Os apóstolos [a] e os irmãos de toda a região da Judéia souberam que pessoas que não eram judias também tinham aceitado a mensagem de Deus [b]. Então, quando Pedro foi para Jerusalém, os judeus que eram a favor da circuncisão [c] o criticaram, dizendo:

—Você esteve na casa de homens que não são circuncidados [d], e até comeu com eles!

Pedro, então, começou a explicar para eles exatamente o que tinha acontecido. Ele disse:

—Eu estava orando na cidade de Jope quando tive uma visão. Eu vi um objeto que parecia um grande lençol suspenso pelas quatro pontas e que desceu do céu até chegar perto de mim. Eu fixei os meus olhos naquele objeto e vi animais de quatro patas, animais selvagens, répteis e aves voadoras. Depois, ouvi uma voz que me dizia: “Levante-se, Pedro! Mate e coma!” Mas eu disse: “De maneira nenhuma, Senhor! Nada vulgar ou impuro jamais tocou na minha boca”. E a voz falou do céu uma segunda vez: “Você não deve considerar impuro aquilo que Deus purificou”. 10 Isto aconteceu três vezes e depois tudo foi levado para o céu novamente. 11 Naquele mesmo momento, três homens que tinham sido enviados de Cesaréia chegaram à casa onde eu estava hospedado. 12 O Espírito [e] tinha me dito que eu deveria ir com eles sem qualquer dúvida. Então, estes seis irmãos também foram comigo e entramos na casa de Cornélio. 13 Ele nos disse que tinha visto um anjo em sua casa, em pé, dizendo: “Envie alguém até a cidade de Jope e traga Simão, que é conhecido como Pedro. 14 Ele lhe dirá coisas pelas quais você e toda a sua família serão salvos”. 15 Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16 Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: “João batizava [f] em água, mas vocês serão batizados no Espírito Santo [g].” 17 Portanto, se Deus deu aos que não eram judeus o mesmo dom que deu a nós quando acreditamos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir a Deus?

18 Ao ouvirem isto, eles pararam de interrogar a Pedro e louvaram a Deus, dizendo:

—Então isso quer dizer que Deus deu a oportunidade de arrependimento para a vida até para os que não são judeus!

A igreja em Antioquia

19 Aqueles que tinham sido espalhados pela perseguição que houve no tempo de Estêvão tinham chegado até às regiões da Fenícia, de Chipre e da Antioquia, mas eles somente proclamavam a mensagem [h] para aqueles que fossem judeus. 20 Alguns deles, porém, de Chipre e Cirene, quando foram para Antioquia, começaram a falar também aos que não eram judeus. Eles falavam a todos a respeito das Boas Novas [i] sobre o Senhor Jesus. 21 O poder do Senhor estava com eles e um grande número de pessoas acreditou e se converteu ao Senhor. 22 A igreja em Jerusalém ficou sabendo das coisas que estavam acontecendo em Antioquia e, então, lhes mandou Barnabé. 23 Ao chegar a Antioquia, Barnabé ficou muito contente quando viu a graça [j] de Deus e encorajou todos a permanecerem fiéis ao Senhor de todo o coração. 24 Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo [k] e de fé, e um grande número de pessoas se uniu ao Senhor.

25 Depois, Barnabé partiu para a cidade de Tarso à procura de Saulo e, 26 quando o encontrou, levou-o consigo para Antioquia. Durante um ano inteiro eles se reuniram com a igreja de lá e ensinaram um grande número de pessoas. Foi também em Antioquia que os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez.

27 Nessa mesma época alguns profetas [l] foram de Jerusalém para Antioquia. 28 Ágabo, um desses profetas, se levantou e, pelo poder do Espírito [m], predisse que haveria uma grande fome em todo o mundo. (Isso aconteceu no tempo em que Cláudio era o Imperador). 29 Então todos os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que viviam na Judéia. 30 E assim eles fizeram, e mandaram as suas ofertas aos presbíteros [n] por intermédio de Barnabé e Saulo.

Footnotes:

  1. Atos 11:1 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  2. Atos 11:1 + mensagem de Deus As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  3. Atos 11:2 + circuncisão, circuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê judeu do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha feito com Abraão (Gênesis 17.9-14).
  4. Atos 11:3 + circuncisão, circuncidar Ato de cortar o prepúcio, que é a pele da ponta do órgão sexual dos meninos. Isto era feito com todo nenê judeu do sexo masculino. Era a marca da aliança que Deus tinha feito com Abraão (Gênesis 17.9-14).
  5. Atos 11:12 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  6. Atos 11:16 + batizar, batismo Uma palavra grega que tem o significado de imergir, mergulhar, ou enterrar uma pessoa ou alguma coisa debaixo da água por pouco tempo.
  7. Atos 11:16 + Espírito Santo Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  8. Atos 11:19 + mensagem O mesmo que a mensagem de Deus.
  9. Atos 11:20 + Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus. Quando as pessoas aceitam esta verdade, Deus as aceita.
  10. Atos 11:23 + graça A bondade divina.
  11. Atos 11:24 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  12. Atos 11:27 + profeta(s) Uma pessoa que falava por Deus. Essa pessoa falava freqüentemente de coisas que aconteceriam no futuro.
  13. Atos 11:28 + Espírito (Santo) Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”. Ele está unido com Deus e Cristo e realiza o trabalho de Deus entre as pessoas do mundo.
  14. Atos 11:30 + presbíteros Um grupo de homens escolhidos para liderar a igreja. Eles também eram chamados de bispos e pastores. O trabalho deles é cuidar do povo de Deus.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes