A A A A A
Bible Book List

Atos 11O Livro (OL)

Pedro explica a sua experiência

11 Em breve os apóstolos e outros irmãos na Judeia souberam que também os gentios se estavam a converter. Mas, quando Pedro voltou para Jerusalém, os crentes judaicos discutiram com ele, acusando­o: “Estiveste com os gentios e chegaste a comer na sua companhia”.

4/7 Pedro, então, contou­lhes tudo: “Um dia, estando eu a orar em Jope, tive uma visão: um pano enorme que descia do céu, seguro pelas quatro pontas. Dentro estavam animais, répteis e aves de todas as espécies. E ouvi uma voz dizer: ‘Levanta­te, Pedro, mata e come­os’.

‘Nunca Senhor’, respondi, ‘jamais comi na minha vida qualquer coisa que fosse proibida ou impura.’

Mas a voz veio do céu pela segunda vez: ‘Não consideres impuro o que Deus tornou limpo!’

10/14 Isto aconteceu três vezes antes que o pano e tudo que continha fosse recolhido no céu. Nesse mesmo instante, chegaram à casa onde me encontrava os três homens que iriam acompanhar­me a Cesareia. O Espírito Santo disse­me para ir com eles, sem me preocupar pelo facto de serem gentios. Estes seis irmãos acompanharam­me, e chegámos a casa do homem que mandara os mensageiros. Contou­nos ele que lhe tinha aparecido um anjo, o qual lhe disse para enviar mensageiros a Jope a fim de descobrir onde estava Simão Pedro. ‘Ele vos ensinará como tu e toda a tua casa se poderão salvar’, tinha­lhe dito o anjo.

15/17 Anunciei­lhes então o evangelho da salvação; mas, justamente ao começar a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, tal como aconteceu connosco no princípio. Lembrei­me então das palavras do Senhor: ‘Sim, João baptizou com água mas vocês serão baptizados com o Espírito Santo’. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que nos deu a nós que cremos no Senhor Jesus Cristo, quem sou eu para discutir?”

18 Quando os outros ouviram isto, todos os que tinham tido uma opinião contrária ficaram esclarecidos, e começaram a louvar Deus: “Sim, Deus deu também aos gentios o privilégio de se voltarem para ele e receberem a vida eterna”.

A igreja em Antioquia

19/21 Entretanto, os crentes que tinham fugido de Jerusalém durante a perseguição que se seguiu à morte de Estêvão viajaram para longe até à Fenícia, Chipre e Antioquia, espalhando o evangelho, mas só entre os judeus. Mesmo assim, alguns dos crentes que, idos de Chipre e Cirene, foram para Antioquia, deram também a sua mensagem acerca do Senhor Jesus a alguns gregos. E o Senhor recompensou esse esforço de tal modo que muitos gentios se converteram.

22/24 Quando a igreja de Jerusalém soube do que acontecera, mandou Barnabé a Antioquia para conhecer a situação. Ao chegar, viu as coisas maravilhosas que Deus realizava, ficou cheio de alegria e animou os crentes a manterem­se fiéis ao Senhor, custasse o que custasse. Barnabé era um homem bondoso, cheio do Espírito Santo e de fé bem forte. Em resultado disso, grande número de pessoas se uniu ao Senhor.

25/26 Depois Barnabé seguiu para Tarso em busca de Saulo. Quando o encontrou, levou­o consigo outra vez para Antioquia, onde ambos ficaram um ano inteiro ensinando os novos convertidos, que eram numerosos. E ali em Antioquia é que pela primeira vez os discípulos foram chamados cristãos.

27/29 Durante esta época, vieram de Jerusalém a Antioquia alguns profetas, e um deles, chamado Ágabo, levantou­se numa das reuniões, anunciando pelo Espírito que haveria grande fome sobre todo o mundo romano. (Essa profecia cumpriu­se no reinado de Cláudio.) Assim os crentes resolveram mandar ajuda aos cristãos da Judeia, dando cada qual o mais que podia. 30 Fizeram pois isto, entregando as suas ofertas a Barnabé e Saulo para que as levassem aos pastores da igreja em Jerusalém.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes