A A A A A
Bible Book List

Apocalipse 21Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

O novo céu e a nova terra

21 Depois vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia mais. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. Ela estava vestida como uma noiva enfeitada para o seu marido. Então ouvi uma voz forte que vinha do trono, dizendo:

—Agora, a morada de Deus vai ser com os homens. Deus habitará com eles e eles serão povos de Deus. Então, o próprio Deus estará com eles e Ele lhes será por Deus. Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos e a morte já não existirá mais. Não haverá mais luto, nem choro e nem dor, porque as coisas velhas já passaram.

E aquele que estava sentado no trono disse:

—Olhem, Eu estou fazendo tudo novo!

E acrescentou:

—Escreva isto, porque estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança.

E Ele ainda me disse:

—Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega [a], o Princípio e o Fim. A todos os que têm sede Eu darei de beber, de graça, da fonte da água da vida. Aquele que vencer herdará todas estas coisas e Eu serei o seu Deus e ele será o meu filho. Entretanto, os covardes, os incrédulos, os pervertidos, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos terão a sua parte no lago que queima com fogo e enxofre. E essa é a segunda morte.

A nova Jerusalém

Depois, um dos sete anjos que tinham as sete taças com as últimas sete pragas aproximou-se de mim e disse:

—Venha, eu vou lhe mostrar a noiva, a esposa do Cordeiro. 10 Enquanto eu estava sendo guiado pelo Espírito [b], o anjo me levou até uma montanha grande e alta e me mostrou a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus. 11 Ela tinha a glória de Deus e o seu brilho parecia o brilho de uma pedra preciosíssima, assim como a pedra cristalina de jaspe [c]. 12 A cidade tinha uma muralha muito grande e alta com doze portas. Havia um anjo em cada porta e, nas portas, estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel [d]. 13 Havia três portas no leste, três no norte, três no sul e três no oeste. 14 A muralha da cidade tinha doze alicerces e, em cada um deles, estava escrito o nome de um dos doze apóstolos [e] do Cordeiro.

15 O anjo que falava comigo tinha uma vara de ouro para medir a cidade, as suas portas e a sua muralha. 16 A cidade era perfeitamente quadrada; o seu comprimento era igual à sua largura. O anjo mediu a cidade com a vara e deu 12.000 estádios [f] de comprimento. O seu comprimento, a sua largura e a sua altura eram iguais. 17 O anjo também mediu a muralha e deu 144 côvados [g], medindo com o braço de um homem, isto é, de um anjo. 18 A estrutura da muralha era de jaspe [h], e a cidade era feita de ouro puro, brilhante como o cristal. 19 Os alicerces da muralha da cidade eram decorados com todo tipo de pedras preciosas. O primeiro alicerce era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de ágata; o quarto, de esmeralda; 20 o quinto, de ônix; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o décimo primeiro, de jacinto; e o décimo segundo de ametista. 21 As doze portas eram doze pérolas e cada uma dessas portas era feita de uma só pérola. As ruas da cidade eram feitas de ouro puro e brilhavam como cristal.

22 Não vi nenhum templo na cidade, porque o Senhor Deus Todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. 23 A cidade não precisa nem do sol nem da lua para iluminá-la, pois a glória de Deus a ilumina e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 As nações serão guiadas pela luz dessa lâmpada e os reis do mundo trarão a sua glória para a cidade. 25 As suas portas jamais se fecharão de dia e nela não haverá noite. 26 Das nações serão trazidas riqueza e glória para aquela cidade, 27 e nela jamais entrará nem coisa impura nem ninguém que faça coisas vergonhosas ou que seja mentiroso. Só entrarão aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida [i] que pertence ao Cordeiro.

Footnotes:

  1. Apocalipse 21:6 Alfa, Ômega Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última; o sentido da expressão é o princípio e o fim.
  2. Apocalipse 21:10 + Espírito Também é chamado de “Espírito de Deus”, “Espírito de Cristo” e “Conselheiro”.
  3. Apocalipse 21:11 + jaspe Um tipo de pedra preciosa de várias cores.
  4. Apocalipse 21:12 + Israel A nação judaica; mas também é usado referindo-se a todo o povo de Deus.
  5. Apocalipse 21:14 + apóstolos Os homens que Jesus ensinou e escolheu para serem seus seguidores e para o ajudarem.
  6. Apocalipse 21:16 + estádios estádio(s) Antiga medida igual a 185 m.
  7. Apocalipse 21:17 + côvados Antiga medida de comprimento que correspondia a 33 cm.
  8. Apocalipse 21:18 + jaspe Um tipo de pedra preciosa de várias cores.
  9. Apocalipse 21:27 + Livro da Vida O livro de Deus que contém os nomes de todo o povo escolhido de Deus. Leia Apocalipse 3.5; 21.27.
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

Copyright © 1999 by World Bible Translation Center

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes