Apocalipse 11
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version
As duas testemunhas
11 Depois foi-me dado um caniço para me servir de metro e me foi dito:
—Levante-se e meça o templo[a] de Deus e o seu altar e conte aqueles que estão dentro do templo adorando. 2 Mas deixe de lado o átrio exterior do templo e não o meça, porque ele foi dado aos pagãos. Eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses. 3 Eu darei poder às minhas duas testemunhas e elas profetizarão por 1.260 dias, vestidas com roupas de luto.
4 Estas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candeeiros que estão em pé diante do Senhor da terra. 5 Se alguém pretender fazer mal às testemunhas, sairá fogo das suas bocas e devorarão os seus inimigos. De fato, se alguém pretender fazer-lhes mal, sem dúvida é dessa forma que deverá morrer. 6 Elas têm o poder para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que elas profetizarem. Elas também têm o poder de transformar as águas em sangue, bem como o de ferir a terra com todo o tipo de pragas, tantas vezes quantas quiserem.
7 Depois que elas tiverem concluído o testemunho que devem dar, o monstro que surge do abismo lutará contra elas e as vencerá e as matará. 8 Os seus cadáveres ficarão estirados nas ruas da grande cidade (que simbolicamente se chama Sodoma e Egito), onde o seu Senhor também foi crucificado. 9 Então pessoas de todos os povos, tribos, línguas e nações olharão para os cadáveres das duas testemunhas por três dias e meio e não permitirão que estes cadáveres sejam sepultados. 10 Os que habitam na terra ficarão felizes por causa delas. Eles realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, pois esses dois profetas atormentaram aos habitantes da terra.
11 Mas depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio da parte de Deus e entrou nos dois profetas e eles se levantaram.[b] E aqueles que os viram ficaram com muito medo. 12 Então os dois profetas ouviram uma voz forte que vinha do céu, dizendo-lhes:
—Subam aqui.
E eles subiram ao céu numa nuvem, à vista dos seus inimigos.
13 Naquele momento houve um grande terremoto e ruiu a décima parte da cidade. Morreram nesse terremoto sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram aterrorizadas e deram glória ao Deus do céu.
14 A segunda aflição já passou. Mas, estejam atentos, pois a terceira aflição vem sem demora.
A sétima trombeta
15 O sétimo anjo tocou a sua trombeta e houve fortes vozes no céu que diziam:
—O domínio sobre o mundo agora pertence ao nosso Senhor e ao seu Cristo.
Ele reinará para todo o sempre.
16 E os vinte e quatro líderes que estavam sentados nos seus tronos diante de Deus, se ajoelharam com o rosto no chão e adoraram a Deus, 17 dizendo:
—Nós lhe agradecemos, Senhor Deus, Todo-Poderoso,
por ser aquele que é e sempre foi.
O Senhor assumiu o seu grande poder
e começou a reinar.
18 Os pagãos ficaram enfurecidos,
mas agora chegou o momento da ira do Senhor.
Chegou o momento em que os mortos serão julgados
e em que o Senhor dará a recompensa aos seus servos, os profetas.
O Senhor recompensará o seu povo,
os que o respeitam,
tanto os simples como os importantes.
Chegou o momento de destruir
os que destroem a terra.
19 Então o templo de Deus no céu se abriu e a arca que contém a sua aliança[c] foi vista no templo. E houve relâmpagos, barulhos, trovões, um terremoto e uma forte chuva de pedra.
Footnotes
- 11.1 templo A casa de Deus é o lugar onde o povo de Deus o adora e serve. Aqui João vê o templo como um prédio especial que fica em Jerusalém para a adoração dos judeus. Também no versículo 19.
- 11.11 Mas depois (…) se levantaram Ver Ez 37.5,10.
- 11.19 arca (…) aliança No lugar mais sagrado do templo judaico havia uma arca que continha a aliança que Deus fez com o seu povo. Ver Êx 25.10-22; 1Rs 8.19; Hb 9.4.
启示录 11
Chinese Standard Bible (Simplified)
两位见证人
11 接着,我被赐予了一根仿佛量杖的芦苇。有声音对我[a]说[b]:“起来,量一量神的圣所和祭坛,数一数在那里敬拜的人。 2 不过要排除圣所外面的院子,不要测量它,因为那里已经给了外邦人。外邦人将要践踏圣城四十二个月[c]。 3 我将赐能力[d]给我的两个见证人,他们将披着麻衣,做先知传道[e]一千二百六十天[f]。” 4 这两个人就是站在大地之主[g]面前的那两棵橄榄树、那两座灯台。 5 如果有人想要伤害他们,火就从他们的口中出来,吞灭他们的敌人;如果有人想要伤害他们,就必定这样被杀。 6 这两个人[h]有权柄闭塞天空,使雨水在他们做先知传道[i]的日子不降下来;又有权柄统管众水,使水变成血,并且能随时随意用各样灾害击打大地。
见证人殉道
7 他们做完了见证以后,那从无底坑里上来的兽将与他们作战,并且将胜过他们,把他们杀死。 8 他们的尸体会被抛[j]在大城的街道[k]上。这大城按属灵的意思叫做所多玛,又叫做埃及,也就是他们的主被钉十字架的地方。 9 来自各民族、各支派、各语言群体和各国家的人,都要观看他们的尸体三天半,又不准人把他们的尸体安放在坟墓里。 10 住在地上的人都因他们的死[l]而欢喜、庆祝,并且要彼此送礼,因为这两位先知曾使住在地上的人受痛苦。
见证人复活
11 可是三天半之后,有从神而来的生命气息[m]进入他们里面,他们就站立起来了。于是强烈的恐惧临到那些观看他们的人。 12 随后,两位先知[n]听见一个大声音从天上传来,对他们说:“上到这里来!”他们就在云中升到天上去了,他们的敌人也看见了。 13 就在那时刻,发生了大地震,那城的十分之一倒塌了,在地震中死去的有七千人。其余的人都感到害怕,把荣耀归给天上的神。 14 第二个灾祸过去了。看哪,第三个灾祸快要来临了。
吹第七支号
15 第七位天使吹响号角,天上就有大声音说:
“世上的国度已经属于
我们主和他的基督;
他将做王,直到永永远远!”
16 于是,那些在神面前坐在自己座位[o]上的二十四位长老,就把脸伏在地上,敬拜神, 17 说:
“主、神、全能者啊,今在、昔在[p]的那一位啊!我们感谢你!
因为你得了你的大权能,做王了。
18 列国发怒了,可是你的震怒临到了,
你审判死人的时候到了,
你向你的奴仆先知们、圣徒们、敬畏你名的人,
无论卑微尊贵,赐报偿的时候到了,
你毁灭那些败坏大地之人的时候也到了。”
19 随后,神在天上的圣所开了,他的约柜[q]在他圣所中显现。接着有闪电、声音、雷鸣、地震[r]和大冰雹。
Footnotes
- 启示录 11:1 有声音对我——辅助词语。
- 启示录 11:1 有声音对我说——有古抄本作“那天使站着说”。
- 启示录 11:2 四十二个月——或译作“一年,两年,又半年”;等于“3年半”或“1,260天”;参本书11:3;13:5;《但以理书》7:25;12:7。
- 启示录 11:3 能力——辅助词语。
- 启示录 11:3 做先知传道——原文直译“说预言”。
- 启示录 11:3 一千二百六十天——或译作“一年,两年,又半年”;等于“3年半”或“42个月”;参本书11:2;13:5;《但以理书》7:25;12:7。
- 启示录 11:4 主——有古抄本作“神”。
- 启示录 11:6 这两个人——原文直译“这些人”。
- 启示录 11:6 做先知传道——原文直译“说预言”。
- 启示录 11:8 会被抛——辅助词语。
- 启示录 11:8 街道——或译作“广场”。
- 启示录 11:10 的死——辅助词语。
- 启示录 11:11 气息——或译作“灵”。
- 启示录 11:12 两位先知——原文直译“他们”;有古抄本作“我”。
- 启示录 11:16 座位——原文直译“宝座”。
- 启示录 11:17 有古抄本附“将要来临”或“以后永在”。
- 启示录 11:19 他的约柜——有古抄本作“主的约柜”。
- 启示录 11:19 有古抄本没有“地震”。
Apocalipse 11
Almeida Revista e Corrigida 2009
As duas testemunhas
11 E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo e disse: Levanta-te e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram. 2 E deixa o átrio que está fora do templo e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a Cidade Santa por quarenta e dois meses.
3 E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco. 4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. 5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. 6 Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem. 7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará. 8 E jazerá o seu corpo morto na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. 9 E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seu corpo morto por três dias e meio, e não permitirão que o seu corpo morto seja posto em sepulcros. 10 E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra. 11 E, depois daqueles três dias e meio, o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre os pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. 12 E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram. 13 E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados e deram glória ao Deus do céu.
14 É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
A sétima trombeta
15 E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. 16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus, 17 dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste. 18 E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
19 E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos, e grande saraiva.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International
Copyright © 2011 by Global Bible Initiative
Copyright 2009 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.