A A A A A
Bible Book List

Amós 7O Livro (OL)

Gafanhotos, fogo e um fio de prumo

Isto é o que o Senhor Deus me mostrou numa visão: Estava a preparar uma vasta praga de gafanhotos para destruir as principais searas, que cresceram depois da primeira ceifa, e que tinham sido entregues como imposto devido ao rei. Tudo comeram, completamente. Então disse: “Ó Senhor Deus, perdoa ao teu povo! Se te voltares contra Israel, que mais esperança poderá haver? Israel é tão pequeno!”

Então o Senhor reteve-se e não deu cumprimento à visão. “Não o farei”, disse-me.

Depois o Senhor mostrou-me um grande fogo que preparara para os castigar, o qual secava até as águas e queimava a terra inteira. Disse eu então: “Ó Senhor Deus, não faças tal coisa. Se te voltares contra eles, que outra esperança poderão ter? Israel não tem força nenhuma!”

O Senhor desistiu também deste plano: “Também não farei isso”.

Então fez-me ver o seguinte: O Senhor estava em pé junto de um muro, com um fio de prumo, verificando se estava perfeitamente direito. E perguntou-me: “Amós, que vês tu?”

“Um prumo.”

“Hei-de testar o meu povo com um prumo. E desta vez não hei-de desistir do meu castigo. Os altares dos ídolos onde os descendentes de Isaque adoraram, assim como os santuários em Israel, hão-de ser destruídos; destruirei igualmente a dinastia do rei Jeroboão, por meio da guerra.”

Amós e Amazias

10 Mas quando Amazias, o sacerdote de Betel, ouviu o que Amós estava a dizer, mandou com urgência uma mensagem a Jeroboão, o rei: “Amós é um traidor da nossa nação; está a conspirar a tua morte. Isto é intolerável. Fará suscitar a revolta em toda a terra. 11 Ele diz que tu serás morto e que Israel será levado em cativeiro para o exílio e para a escravidão.”

12 Amazias deu ordem a Amós: “Sai daqui para fora, tu, ó vidente! Vai lá para a terra de Judá fazer as tuas profecias! 13 Não nos incomodes mais aqui com as tuas visões, aqui nesta capital, onde está o templo do rei!”

14 Mas Amós respondeu-lhe: “Eu não sou realmente um profeta. Não pertenço à família dos profetas. Sou apenas um pastor e trabalhador do campo. 15 Contudo o Senhor tirou-me de andar atrás dos rebanhos e disse-me: ‘Vai, e profetiza ao meu povo de Israel.’

16 Por isso ouve esta mensagem do Senhor para ti. Tu dizes, ‘Não profetizes contra Israel’. Mas o Senhor replica-te: 17 ‘Visto teres interferido contra a palavra do Senhor a tua mulher se prostituirá nesta mesma cidade, os teus filhos e filhas serão mortos e a terra toda dividida. Tu próprio acabarás por morrer numa terra pagã; o povo de Israel tornar-se-á escravo, no exílio, lá muito longe daqui.’”

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes