A A A A A
Bible Book List

2 Crônicas 31O Livro (OL)

31 Posteriormente deu-se início a uma campanha maciça contra o culto dos ídolos. Os que tinham estado em Jerusalém para a Páscoa regressaram às suas cidades em Judá, Benjamim, Efraim e Manassés, e destruíram os altares dos ídolos, os obeliscos dedicados a esse culto, assim como os bosques, e outros centros pagãos de idolatria. Então o povo das tribos do norte, que viera assistir à Páscoa, regressou aos seus pontos de origem.

Contribuições para o culto

2/3 Ezequias organizou os sacerdotes e os levitas em turnos, para oferecerem, uns os holocaustos e ofertas de paz, outros os louvores e cânticos ao Senhor. Fez também ele próprio uma contribuição pessoal em animais para as ofertas diárias, matinais e do fim do dia, assim como para as ofertas semanais de sábado e mensalmente para as festividades da lua nova, e ainda para outras celebrações, tal como era requerido pela lei de Deus. Para além disso, mandou ao povo de Jerusalém que trouxesse os dízimos aos sacerdotes e levitas, a fim de que pudessem dedicar-se inteiramente aos seus deveres, tal como exigia a lei de Deus.

5/7 O povo respondeu imediatamente, e generosamente, trazendo logo os primeiros frutos das suas colheitas: de trigo, do vinho, do azeite, do mel e de tudo o mais — traziam o dízimo de tudo o que recolhiam. Tudo era desposto em grandes montes. Aqueles de entre o povo que se tinham mudado para Judá, juntamente com o povo de Judá, também trouxeram os seus dízimos de gado —vacas e ovelhas— assim como daquilo que era consagrado ao Senhor. Os primeiros dízimos chegaram em Junho, e os montes de produtos foram crescendo até Outubro. Quando Ezequias mais as autoridades que o acompanhavam começaram a ver aqueles montes, todos deram graças a Deus e prestaram homenagem ao espírito reinante entre o povo.

9/10 O rei encontrou-se com os sacerdotes e os levitas, e trocou com eles impressões sobre todo aquele movimento de generosidade para com o Senhor. Azarias, o sumo sacerdote, da família de Zadoque, afirmou na ocasião: “Desde que estes dízimos todos aqui têm chegado, temos tido o suficiente para nos alimentarmos, e tudo o que aqui está é o que vai sobrando. O Senhor tem abençoado o seu povo!”

11/13 Ezequias deu ordens para preparar dependências de armazenamento no templo. E todos os fornecimentos dedicados ao Senhor foram trazidos à casa de Deus. Conanias o levita foi encarregado desses depósitos, secundado pelo seu irmão Simei, mais os seguintes ajudantes: Jeiel, Azarias, Naate, Asael, Jerimote, Jozabade, Eliel, Ismaquias, Maate e Benaia. Todos eles foram nomeados pelo rei e por Azarias o sacerdote supremo.

14/16 Core (filho de Imna o levita), que era responsável pela entrada do templo situada a oriente, ficou encarregado da distribuição das ofertas pelos sacerdotes. Os seus auxiliares eram: Eden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias. Os dons eram distribuídos aos clãs dos sacerdotes, nas suas cidades, com toda a equidade, tanto por grandes como por pequenos. Contudo, os sacerdotes em serviço no templo, e as suas famílias, recebiam directamente no templo os seus fornecimentos, pelo que não eram incluídos naquela distribuição.

17/19 Os sacerdotes eram registados nas listas genealógicas segundo os seus clãs; e os levitas, a partir da idade de vinte anos, eram inscritos de acordo com os seus turnos de serviço. Um provimento regular de alimentos era entregue a todas as famílias de sacerdotes devidamente inscritos, os quais não tinham outra fonte de recursos, visto que todo o seu tempo e energias eram devotados ao serviço de Deus no templo. Havia um sacerdote em cada uma das cidades deles que tinham a função específica da entrega pessoal dos fornecimentos alimentares a todos os outros seus colegas sacerdotes dessa área, assim como aos levitas devidamente registados.

20/21 Foi pois desta forma que o rei Ezequias superintendeu globalmente a distribuição pelo reino de Judá, velando para que tudo fosse feito com justiça e equidade perante o Senhor seu Deus. Esforçou-se tanto quanto possível para encorajar o respeito pela casa do Senhor, pela lei e por um viver que agradasse a Deus. E conseguiu!

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes