Add parallel Print Page Options

Os falsos mestres

O Espírito de Deus diz claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios. Esses ensinamentos são espalhados por pessoas hipócritas e mentirosas, pessoas cuja consciência está morta como se tivesse sido queimada com ferro em brasa. Essas pessoas ensinam que é errado casar e que é errado comer certos alimentos. Mas Deus criou esses alimentos para que aqueles que creem e conhecem a verdade os comam depois de terem feito uma oração de agradecimento. Tudo o que Deus criou é bom, e, portanto, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento porque a palavra de Deus e a oração tornam todos os alimentos aceitáveis a ele!

O bom servo de Cristo Jesus

Se der esses conselhos aos irmãos na fé, você será um bom servo de Cristo Jesus, alimentando-se espiritualmente com as doutrinas da fé e com o verdadeiro ensinamento que você tem seguido. Mas não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro. Esse ensinamento é verdadeiro e deve ser crido e aceito de todo o coração. 10 É por isso que lutamos e trabalhamos muito, pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que creem.

11 Recomende e ensine estas coisas. 12 Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. 13 Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão. 14 Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.

15 Pratique essas coisas e se dedique a elas a fim de que o seu progresso seja visto por todos. 16 Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.

Advertências acerca dos falsos mestres

O Espírito afirma claramente que nos últimos tempos alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios, que vêm de indivíduos hipócritas e mentirosos, cuja consciência está morta.[a]

Tais pessoas afirmam que é errado se casar e proíbem que se comam certos alimentos, que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que são fiéis e conhecedores da verdade. Porque tudo que Deus fez é bom, não devemos rejeitar nada, mas a tudo receber com ação de graças, pois sabemos que se torna aceitável[b] pela palavra de Deus e pela oração.

Um bom servo de Cristo Jesus

Se você explicar estas coisas aos irmãos, será um bom servo de Cristo Jesus, nutrido pela mensagem da fé e pelo bom ensino que tem seguido. Não perca tempo discutindo mitos profanos e crendices absurdas. Em vez disso, exercite-se na devoção. “O exercício físico tem algum valor, mas exercitar-se na devoção é muito melhor, pois promete benefícios não apenas nesta vida, mas também na vida futura.” Essa é uma afirmação digna de confiança, e todos devem aceitá-la. 10 Trabalhamos arduamente e continuamos a lutar[c] porque nossa esperança está no Deus vivo, o Salvador de todos, especialmente dos que creem.

11 Ensine estas coisas e insista nelas. 12 Não deixe que ninguém o menospreze porque você é jovem. Seja exemplo para todos os fiéis nas palavras, na conduta, no amor, na fé e na pureza. 13 Até minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras,[d] ao encorajamento e ao ensino.

14 Não descuide do dom que recebeu por meio de profecia quando os presbíteros[e] impuseram as mãos sobre você. 15 Dedique total atenção a essas questões. Entregue-se inteiramente a suas tarefas, para que todos vejam seu progresso. 16 Fique atento a seu modo de viver e a seus ensinamentos. Permaneça fiel ao que é certo, e assim salvará a si mesmo e àqueles que o ouvem.

Footnotes

  1. 4.2 Em grego, está cauterizada.
  2. 4.5 Ou se torna santo.
  3. 4.10 Alguns manuscritos trazem continuamos a sofrer.
  4. 4.13 Em grego, dedique-se à leitura.
  5. 4.14 Ou anciãos

Alerta contra os falsos mestres

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé. Eles seguirão espíritos enganadores e ensinos de demônios. Estes ensinos vêm por meio de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência insensível, como se ela tivesse sido queimada com um ferro em brasa. Estes homens proíbem o casamento e ensinam que não se devem comer certos tipos de comida. Mas Deus criou esses alimentos para serem recebidos com gratidão por todos aqueles que têm fé e conhecem a verdade. Tudo o que Deus criou é bom. Nada deve ser rejeitado, uma vez que foi recebido com gratidão, pois a comida é consagrada pelas palavras de Deus e pela oração.

O bom servo de Cristo Jesus

Ao ensinar estas coisas aos irmãos, você será um bom servo de Cristo Jesus, criado e alimentado nas palavras da fé e do bom ensinamento que você tem seguido. Mas rejeite as lendas mundanas, que não têm valor algum. Exercite-se pessoalmente na devoção a Deus. Pois o exercício físico, na verdade, tem algum valor, mas a devoção a Deus tem valor para tudo, porque promete bênçãos para a vida presente e para a vida futura. Isto é verdade e merece toda a confiança. 10 É para esse fim que nós trabalhamos duramente e nos esforçamos: porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente daqueles que têm fé.

11 Ordene e ensine estas coisas. 12 Que ninguém o despreze por você ser jovem. Pelo contrário, mostre-se um exemplo para os que acreditam em Cristo, por meio daquilo que fala, de seu comportamento, de seu amor, de sua fé e da pureza de sua vida. 13 Até eu chegar, continue a dedicar-se à leitura das Escrituras em público, à pregação e ao ensino. 14 Não continue a descuidar do dom que há em você, o qual lhe foi dado como resultado de uma profecia quando o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre você. 15 Continue dando total atenção a estas coisas. Entregue-se completamente a elas, para que todos possam ver o seu progresso. 16 Tenha cuidado com a sua própria vida e com aquilo que ensina. Continue nestes deveres, porque assim você salvará tanto a si mesmo como aos seus ouvintes.

Now the Ruach HaKodesh says befeirush (explicitly) that in the acharit hayamim some will become meshummad (apostate) from the emunah [of Moshiach], giving heed to deceitful ruchot (spirits, 1Yn 4:1) and teachings of shedim,

Through the tzevi’ut (hypocrisy) of ones [morei sheker] speaking sheker, the matzpun of whom is seared as with a branding iron.

Such will forbid nisu’im (marriage), commanding an isser (prohibition) against that ma’akhal which Hashem created for partaking with hodayah by the ma’aminim in Moshiach and by the ones who have da’as of HaEmes,

Because the whole Bri’ah (Creation) that Hashem has created is tov [BERESHIS 1:4, 10, 12, 18, 21, 25, 31] and nothing is to be rejected that is received with hodayah.

For it is being set apart as kodesh through the dvar Hashem and tefillos and brachot.

By presenting these things to the Achim [in Moshiach] you will be a good k’li kodesh (minister) of Rebbe, Melech HaMoshiach Yehoshua, you will be one nourished with the divrei haemunah and the torah yeshara (good, straight Orthodox Jewish teaching) which you have followed.

But the worldly aggadot and bubbemeises (old wives tales), refuse. Rather, train yourself [1:4] for chasidus [in Moshiach].

For hitammelut (bodily exercise or training) is kedai (profitable) a bissle, but chasidus [in Moshiach] is profitable in every way, holding havtachah (promise) of Chayyim now in the Olam Hazeh, and, later, of Olam Habah.

This dvar torah is trustworthy and worthy of all acceptance.

10 For to this end we labor and strive at the melachah (task), because we have set tikvateynu in the EL CHAI [YEHOSHUA 3:10] who is Moshi’a (Savior) of kol Bnei Adam, that is, the ma’aminim [in Moshiach Adoneinu].

11 On these things insist and say shiurim.

12 Let no one regard with contempt your tza’irut (youth), but become a mofet (example) for the ma’aminim [in Moshiach] in loshon (speech), in hitnahagut (conduct), in ahavah, in emunah, and in lev tahor.

13 Until I come, attend to the kri’ah betzibbur (congregational public reading) of the Kitvei Hakodesh, attend to the Messianic hatafah (preaching) and to the Messianic hora’ah (instruction, teaching).

14 Do not neglect the matanah (gift) in you which was given to you by means of dvar hanevu’ah (prophecy) with the s’michah administered by the Ziknei HaKehillah.

15 Put these things into practice, that your progress in shomer masoret (religious devotion) may be manifest to all.

16 Be shomer both toward yourself and toward your Messianic hora’ah (instruction), and be arain getun (engrossed), torud (completely absorbed and involved) in them. For by so doing this, you will come to Yeshu’at Eloheynu, and this means not only you yourself but also those who hear your hatafah [about Rebbe Melech HaMoshiach].