Add parallel Print Page Options

Davi escapa de Saul

21 Davi foi a um povoado chamado Nobe[a] para ver o sacerdote Aimeleque, e Jônatas voltou ao povo. Quando Davi chegou em Nobe, Aimeleque saiu ao seu encontro. Ele tremia de medo e lhe perguntou:

—Por que você está sozinho? Por que não veio ninguém com você?

Davi respondeu:

—Cumpro uma ordem do rei e ele me ordenou não comentar com ninguém sobre esta missão. Eu disse aos meus homens onde deveriam me encontrar. O que tem pra comer? Dê-me cinco peças de pão ou o que tiver para comer.

O sacerdote disse a Davi:

—Aqui não tenho pão comum e fresco, mas sim tenho um pouco de pão sagrado. Os seus oficiais poderão comer se eles não tiveram relações sexuais com nenhuma mulher.[b]

Davi lhe respondeu:

—Nós não estivemos com nenhuma mulher. Os meus homens mantém seu corpo puro cada vez que vamos à batalha, mesmo em missões normais.[c] E especialmente hoje, que nossa missão é especial.

Como o sacerdote só tinha do pão que era sagrado, ele deu a Davi desse pão. Era o pão que os sacerdotes colocavam na mesa sagrada perante o SENHOR. Todos os dias o tiravam e o trocavam por pão fresco.

Nesse dia estava ali um dos oficiais de Saul, chamado Doegue, o edomita, que tinha ficado no santuário do SENHOR.[d] Ele era o líder dos pastores[e] de Saul.

Davi perguntou a Aimeleque:

—Tem alguma lança ou espada por aqui? O assunto do rei é muito importante. Tive que sair depressa e não trouxe minha espada nem outra arma.

O sacerdote respondeu:

—A única espada que tem aqui é a de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá. Está atrás da arca, coberta com um pano. Pode pegá-la se quiser.

Davi disse:

—Dê-me esta. Não há nenhuma espada como a de Golias.

Davi foge para diferentes lugares

10 Nesse mesmo dia Davi saiu e continuou fugindo de Saul. Ele foi procurar Aquis, rei de Gate. 11 Os oficiais de Aquis disseram:

—Este é Davi, o rei do país, de quem cantam os israelitas. Por ele dançam e cantam:

“Saul matou 1.000,
    mas Davi matou 10.000!”

12 Davi colocava muita atenção no que diziam, pois tinha medo de Aquis, rei de Gate. 13 Portanto, Davi fingiu estar louco diante de Aquis e seus oficiais enquanto estava com eles. Fazia rabiscos nas portas e deixava que a saliva lhe corresse pela barba.

14 Aquis disse aos oficiais:

—Basta olharem isso! Este homem está louco! Por que o trouxeram? 15 Já tenho loucos suficientes. Não necessito de mais um que venha fazer suas loucuras diante de mim! Nunca mais deixem que ele entre na minha casa!

Footnotes

  1. 21.1 Nobe Cidade perto de Raná onde moravam muitos sacerdotes. Ver 1Sm 22.19.
  2. 21.4 Os seus oficiais (…) nenhuma mulher As relações sexuais tornavam a pessoa impura e, por isso, ela não poderia comer algo sagrado (que tivesse sido oferecido a Deus). Ver Lv 15.18.
  3. 21.5 Os meus homens (…) normais Ver 2Sm 11.11 e Dt 23.9-11.
  4. 21.7 tinha ficado (…) do SENHOR Provavelmente isto significa que Doegue estava ali como parte de uma promessa feita a Deus ou por alguma outra razão religiosa. Também pode significar que o tinham mantido ali por algum crime, como matar uma pessoa por acidente.
  5. 21.7 pastores ou “mensageiros”.