Add parallel Print Page Options

15 Salomão acordou, reconhecendo que Deus tinha lhe falado num sonho. Então Salomão foi a Jerusalém e, em pé perante a arca sagrada do SENHOR, ofereceu sacrifícios que devem ser queimados completamente e apresentou ofertas para festejar. Também convidou para uma festa todos os chefes e oficiais que o ajudavam a reinar.

16 Um dia, entraram duas prostitutas para apresentar-se diante do rei. 17 A primeira falou assim:

—Peço a Sua Majestade que ouça meu caso. Esta mulher e eu moramos na mesma casa e eu tive um bebê. 18 Três dias depois esta mulher também teve um bebê. Não tinha ninguém mais em casa, só nós duas. 19 Então durante a noite morreu o bebê desta mulher porque ela se deitou sobre ele. 20 Ela se levantou durante a noite e tirou o meu menino, estando eu dormindo, e o pôs na cama com ela. Depois pôs o bebê morto junto comigo na cama. 21 Quando me levantei de madrugada para amamentar o meu filho, vi que estava morto. Mas de manhã me dei conta que esse não era meu bebê.

22 A segunda mulher disse:

—Não! Meu filho está vivo e o seu está morto.

Mas a primeira respondia:

—Não! Seu filho é o morto e o meu está vivo!

Assim falavam ao rei.

23 O rei pensou: “Esta mulher diz que seu bebê é o que está vivo e o bebê da outra é o que está morto. A outra afirma o contrário, que o bebê dela é o que está vivo e que o bebê que está morto é o bebê desta mulher”. 24 Então o rei Salomão mandou que um servo dele trouxesse uma espada e o servo assim o fez. 25 Depois o rei disse:

—Cortem o bebê vivo em duas partes e deem metade a cada uma delas.

26 A verdadeira mãe do menino sentiu compaixão por ele e disse:

—Por favor, Sua Majestade, dê o menino a ela, mas por favor, não o matem!

A outra mulher dizia:

—Não será nem para mim nem para ela; dividam o bebê.

27 Então o rei Salomão disse:

—Não matem o bebê! Deem a criança à primeira mulher. Ela é a mãe.

28 Toda a nação de Israel ouviu a decisão do rei Salomão. Tiveram temor e muito respeito pelo rei, porque era muito sábio. Reconheceram que a sabedoria divina[a] habitava nele dando-lhe a capacidade de tomar decisões justas.

O reino de Salomão

O rei Salomão era rei de todo Israel.

Footnotes

  1. 3.28 sabedoria divina ou “sabedoria de Deus”. Ver Pv 8. Representa uma maneira de Deus habitar entre o seu povo.