A A A A A
Bible Book List

1 Timóteo 5O Livro (OL)

Nunca censures com dureza um crente mais velho. Avisa­o como se fosse teu pai. Da mesma forma aos jovens fala­lhes como a irmãos. As mulheres mais velhas trata­as como mães, e as jovens como irmãs, com as mais puras intenções.

Conselhos acerca de viúvas, pastores e trabalhadores

Dá toda a atenção a qualquer viúva que não tem mais ninguém que cuide dela. Mas se ela tiver filhos ou netos, a primeira responsabilidade deles é mostrar bondade no seu lar e recompensar os seus pais, cuidando deles. É isto que agrada a Deus.

Mas a viúva que verdadeiramente está sozinha no mundo coloca a sua esperança em Deus, e continuamente gasta muito tempo em orações e súplicas. Mas a viúva que viva somente para o seu prazer está espiritualmente morta. Dá estas instruções à igreja para que as viúvas que a igreja suporta não sejam censuradas.

Portanto se alguém não tem cuidado dos seus parentes, principalmente daqueles com quem vive no seu próprio lar, está a contradizer a sua fé; está mesmo a ser pior do que muitos infiéis.

Aquela que pretenda estar incluída na lista de viúvas deverá ter pelo menos uns sessenta anos e ter sido fiel ao seu marido. 10 Deve gozar de estima em razão do bem que tiver praticado, se soube criar bem os seus filhos, se praticou a hospitalidade, se foi capaz de se tornar útil para com os outros crentes, se socorreu os aflitos, se, enfim, soube praticar toda a espécie de boas obras.

11 Mas as viúvas mais novas não deves incorporá­las em tal lista, porque os seus desejos físicos naturais ultrapassarão a sua devoção a Cristo e elas desejarão casar de novo. 12 Sujeitam­se assim à crítica, pelo facto de não terem sabido manter­se fiéis a Deus. 13 E além disso depressa se habituam a andar de casa em casa em mexericos, para além de se tornarem ociosas, metendo­se onde não são chamadas e falando do que não convém.

14 Portanto quanto a essas, mais novas, o melhor é que casem, tenham filhos e se ocupem das suas casas. E assim não darão aos inimigos do evangelho ocasião para dizerem mal. 15 Porque algumas até já se desviaram, tornando­se presa de Satanás.

16 Portanto se algum crente tem uma viúva na sua família, deve cuidar dela, e não deixar a igreja sobrecarregar­se com isso. Assim a igreja poderá tomar a seu cargo outras que vivem realmente sem o amparo de ninguém.

17 Os pastores da igreja, que cumprem zelosamente a sua missão, devem ser bem recompensados, principalmente os que se dedicam não só à pregação como também ao ensino. 18 Porque as Escrituras dizem: “Não amarrarás a boca de um boi que esteja pisando o grão”. E noutro lugar: “Todo o trabalhador merece um salário”.

19/20 Não aceites queixas contra um pastor, a não ser que seja con­firmada por duas ou três testemunhas. Se realmente houve pecado, que seja repreendido na presença de toda a igreja, para que os outros tam­bém tenham o temor devido a Deus.

21 Com toda a solenidade te mando, diante de Deus, diante de Jesus Cristo e dos seus santos anjos, que observes todos estes preceitos que aqui te exponho, nunca usando de fa­voritismos.

22 Não te decidas precipitadamente na escolha dum pastor, impondo­lhe as mãos. Não participes dos pecados dos outros. Conserva­te sempre afastado do mal.

23 Não bebas unicamente água; bebe também um pouco de vinho, pois faz­te bem às tuas frequentes indisposições.

24 Há pessoas cujos pecados são evidentes mesmo antes de serem julgados. Mas há outros que só se manifestam mais tarde. 25 Do mesmo modo também as boas acções normalmente tornam­se logo conhe­cidas. Mas ainda que assim não seja, elas não ficarão ocultas.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

  Back

1 of 1

You'll get this book and many others when you join Bible Gateway Plus. Learn more

Viewing of
Cross references
Footnotes